Pergunta

 Nelsão, tudo bem!?

Parabéns pelo site. Houve uma grande mudança, e para melhor, desde a última vez em que o visitei.
Indicarei aos meus amigos, principalmente a um que tem loja de carro.

E já que o assunto é carro, pretendo trocar o meu Siena 1.0 2001 por um Brava 1.6 2002, pois acho os opcionais do Brava um atrativo em relação ao Siena 0Km, que eu acho muito bonito, porém muito caro para um 1.0.
Boa troca?

Um grande abraço e sucesso ao Site.

PS – gostei da entrevista para a TV Alphaville!!

Adriano C. Furtado(Ex CPM, atual Habiltec)

Resposta

 

Caro Adriano,

Com certeza a sua estratégia de compra está certa pois muitas pessoas preferem um veículo usado com maior motor (não 1.0) frente a opção de um veículo novo, o km com motor 1.0.

No caso em específico do modelo Brava esta cenário pode parecer ainda mais favorável ou permitir a compra de um veículo ainda mais novo (2002 x 0 km) pois o mesmo já foi descontinuado, ou seja, o modelo Fiat Stilo passou a ser o representante Fiat no mercado dos hatchs médios. Este tipo de situação acaba representando uma desvalorização ainda maior e como sua intenção de compra acontece depois do ocorrido, você já sai ganhando com este cenário.

Resta saber em relação a sua venda futura. No último exercício de 2003 o modelo vendeu menos que 6.000 unidades. O próprio Fiat Stilo com apenas três meses de oferta neste ano totalizou quase 8.000 unidades. Percebe-se que o modelo já não era tão procurado em termos de mercado. Hoje, um ano após a sua descontinuidade ainda desperta interesses em potencias compradores. Suponhamos que você fique com o mesmo por dois anos e venda o mesmo em 2005. Com certeza será um carro de pouco procura. Como você já fez um bom negócio no momento da compra (ganhou a desvalorização do término da produção) este cenário tão desfavorável talvez não represente maiores problemas.

O mais difícil neste seu plano é achar o carro usado ideal, ou seja, aquele pouco rodado, em bom estado de conservação, com precedência, etc, etc. Comprar um usado nos dias de hoje é uma loteria e você sabe bem disso.

Em nosso site existem algumas consultorias publicadas sobre a compra de usados. Representam informações importantes a sua pessoa. Uma vez encontrado o modelo considere também a emissão de um certificado de procedência junto ao projeto da checkauto (www.checkauto.com.br). Custa apenas R$ 20,00 (vinte reais) e me parece muito pouco dinheiro, minimizando as possibilidades de pegar um carro “micado”.

Vamos anexar uma tabela com as especificações técnicas do modelo pretendido. Apresentamos os dois modelos 1.6 (99CV e 106CV) os primeiros 600 veículos produzidos saíram da fábrica com o motor de menor potência, que acredito não ser a sua intenção de compra, pois em 2002 os mesmos já ofereciam 106 CV de potência.

Em relação a compra do novo Siena, também sou bastante favorável. Sou dos tempos que o melhor veículo é aquele 0 km, mesmo que este seja um modelo 1.0. Atualmente 55% dos novos veículos comercializados ainda mantem este tipo de motor e cada vez mais esta solução atende mais as premissas de dirigibilidade e consumo de combustível. Comprar um carro 1.0 é estar “junto do rebanho”.Além disso é um veículo 0 km, com garantia de fábrica, recém chegado (geração III lançada em março deste ano), com design muito bonito, etc, etc. Resta saber se com o dinheiro do Brava usado você consegue comprar um Siena com pelos menos alguns acessórios. Ar condicionado e direção hidráulica deveriam fazer parte de sua lista de acessórios, pois além da comodidade, representam itens de segurança e um forte apelo de venda numa transação comercial futura.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento