Pergunta

Prezado Nelson,

Parabéns pelo belo trabalho que vocês realizam.
Gostaria que me ajudassem na troca do meu carro.
Tenho R$20.000,00 para gastar.
Tenho duas opções: o Peugeot 206 1.0 ou 1.6 e o Pálio 1.0. Também não descarto o novo Fiesta.
Qual a sua opinião?
Qual o melhor carro a comprar levando em conta uma desvalorização numa venda futura?
Uma outra dúvida: o Peugeot 206 1.6 2001 é produzido no Brasil?
Esta motorização é econômica em relação ao motor 1.0?

Aguardo sua resposta,
Abraço,

Nilson Ramos

Resposta

Caro Nilson,

Inicialmente agradecemos os vossos elogios em relação ao nosso trabalho. Contamos com a sua ajuda na divulgação deste projeto pois estamos neste exato momento buscando uma profissionalização deste e uma maior audiência é sempre bem vinda.

Vejamos os seus questionamentos:

Pelo cenário apresentado (orçamento disponível x carros pretendidos) já chegamos a conclusão que sua intenção de compra é para um veículo usado.

No mercado de usados, passado a fase da boa escolha de um modelo e todas as suas intenções de compras atendem bem esta premissa passamos a observar o estado geral do mesmo (conservação, motor, câmbio) e a procedência (histórico de sinistros, pendências financeiras, licenciamentos, multas, etc, etc).

Em nossa homepage existem algumas consultorias já publicadas e em especial de número 469 (canal: consultorias, assunto: comparativos, questionamento: meu primeiro veículo) traz muitas informações a sua pessoa, principalmente os volumes de vendas dos modelos questionados nos últimos exercícios. Estes números irão mostrar que suas intenções de compras representam grandes “players” de nosso mercado. Existem também outras consultorias que trazem dicas de compras de usados e você não pode deixar de ler algumas para contribuindo ainda mais em vossa negociação futura.

Peugeot 206: até 2002 era o nosso favorito no mercado dos carros 1.0 e já fazia muito sucesso no mercado dos carros 1.6, batendo inclusive a campeão Gol neste segmento. Com a chegada dos novos lançamentos da industria automotiva local (novo Fiesta, novo Pólo, novo Corsa, novo Fox, Citroen C3, novo Clio, entre tantos outros) o Peugeot 206 continua fazendo sucesso, só que não reina mais sozinho. Se você encontrar um veículo em bom estado pode ser uma boa opção de compra.

Palio: em novembro de 2003 a Fiat alterou a linha da família Palio, lançando ao mercado a terceira geração deste veículo. Se seu orçamento permitir comprar este veículo já reestilizado seria a melhor alternativa em termos de desvalorização futura, ou seja, você estaria de posse da família mais atual do modelo. Se o mesmo não permitir o cenário também não é dos piores, pois a geração antiga já sofreu uma maior desvalorização de mercado, por conta deste novo lançamento, ou seja, você já está levando uma certa vantagem na compra de seu veículo. Como a geração II da família Palio ainda continua sendo produzida para os modelos de entrada da família, possuir um Palio antigo e adquirido em boas condições financeiras pode representar um bom negócio.

Novo Ford Fiesta: não há como negar que parte da retomada da Ford em nosso mercado é devido ao sucesso da nova família Fiesta (Hatch e agora o modelo Sedan) e também do já eleito por muitos o sucesso de vendas Ford EcoSport.

Estas duas famílias de veículos trouxeram uma participação de mercado da Ford que era em trono de 6% para quase 12%. Parece pouco mais crescer 6 pontos percentuais em um mercado estagnado em volumes de vendas anuais e com a participação de mais empresas, mais novos lançamentos, mais opções de compras, representa um excelente resultado.

Você mencionou desvalorização futura e neste sentido a compra do modelo mais novo, recém lançado seria uma melhor estratégia de compra. Neste cenário o Ford Fiesta nos parece aquele veículo mais difícil de ser reestilizado, quando comparado ao Palio geração II e Peugeot 206. Se o Palio pretendido for da geração III, ainda que estas mudanças não representaram grandes e radicais alterações esta data de novembro de 2003, quando o novo Fiesta (já não tão novo assim) foi lançado no início de 2002.

Peugeot 206 1.6 01 “made in Brasil” ???

A revista Quatro Rodas edição 492 de julho de 2001 traz o lançamento do novo Peugeot 206 1.0 “made in Brazil”, ou seja, representava o primeiro veículo da montadora produzido em terras locais. Até então a linha Peugeot 206 era abastecida pela fabrica da Argentina e o modelo 1.6 era fabricado nesta unidade. Vale lembrar que um veículo produzido no País vizinho não tem todos aqueles problemas de um carro importado, pois a decisão da montadora em usar as instalações fabris deste país, representam as estratégias das Organizações. Vários de nossos veículos, vendidos com grande sucesso são fabricados no País vizinho sem apresentar problemas característicos de veículos importados, entre eles a linha Ford Ranger, a linha Ford Escort, a linha Toyota Hilux, recentemente a linha Peugeot 307, entre outras.

Temos um acordo bilateral entre os países Argentina e Brasil e apesar dos recentes problemas de cotas de importação (primeiro relacionados aos eletrodomésticos e agora aos veículos) comprar um carro de origem Argentina com sucesso de vendas e com montadora instalada em nosso território não representa aquela síndrome do veículo importado. Se o Peugeot 206 1.6, 2001 encontrado, estiver em bom estado, também representa uma boa opção de compra.

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas dos veículos pretendidos. Irá contribuir ainda mais em sua escolha e decisão final. Perceba que o Peugeot 206 1.6 já foi oferecido com dois motores 1.6 de 90CV e 110CV. Acho que sua intenção de compra corresponde ao modelo mais potente. O documento de propriedade do veículo traz esta informação.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

 

Agradecimento