Pergunta

Caro Nelson,

Por acaso você tem alguma opinião formada e/ou informação sobre as empresas especializadas em eliminação de barulhos e ruídos de carro?

Confesso que pra mim, nada incomoda mais do que esses barulhinhos internos e externos que, invariavelmente, acabam aparecendo com o tempo. Desagradáveis, preocupantes, horripilantes, são avisos de que algo pode estar se soltando, solto ou pior, quebrado.

São penosas lembranças que obrigam você a encarar a dura realidade: que seu querido carro que você tanto paparicou, ainda impecável mecanicamente , já não é mais um carro novo e está mostrando sinais de cansaço.
Num carro novo, a sensação mais marcante, mais perceptível e mais agradável (alem do cheiro do novo) é justamente de que está tudo firme, apertado, amortecido, acolchoado, como se o carro fosse um só bloco de aço esculpido sobre 4 pneus novos.

Isso tudo se traduz em uma simples e fundamental palavra: segurança.

Tendo segurança e conforto, qualquer passeio se faz com muito prazer (pra quem gosta de dirigir).

Pra mim pelo menos, essa é a grande diferença. Eu tenho um Escort GL 1.8 16V que comprei zero km em 1998.
Esse carro NUNCA me deu NENHUM problema e ainda tenho satisfação em dirigi-lo quando pego uma estrada: macio, espaçoso, confortável, econômico, motor silencioso, obediente, com fôlego de sobra para ultrapassar ou até dar umas rápidas “esticadinhas”. Não sei se tive sorte, se soube cuidar dele ou se foi por uma combinação dos dois. O fato é que o meu carro tem hoje +ou- 136,000 kms e está em absoluta perfeita condição…a não ser por esses barulhinhos de suspensão, de rodar, de painel, de porta, de banco, etc…

A priori, uma empresa que se especializa na eliminação destes ruídos parece uma idéia genial. Alguém especializado em fazer o que todo dono de automóvel usado e barulhento sonha, mas que ninguém faz (ou assim eu achava).
Seria como poder voltar o relógio no tempo.

Alguém especializado em “rejuvenescer” seu carro…que maravilha!! E pelos preços que vi em alguns sites (www.autoruidozero.com.br e www.nocricket.com.br) apesar de não serem baratos, não parecem ser proibitivos.
Resta uma grande dúvida, razão pela qual lhe escrevo: será que vale a pena? Será que essas empresas conseguiram desenvolver uma tecnologia própria que funciona mesmo?

Será que é arriscado?

Veja as fotos no site da nocricket: os carros abertos, com as tripas pra fora…será que eles conseguem montar tudo de novo, no lugar, e ainda eliminar os barulhos?

Obrigado e abraços,

João Rodrigues

Resposta

Caro João,

Fico contente em fazer parte de sua lista de opiniões quando o assunto é o setor automotivo.

Particularmente no seu caso acredito que os maiores problemas estejam relacionados aos desgastes mecânicos decorrentes desta elevada quilometragem que seu veículo já possui. A montadora fala que um motor de hoje, rodando sob condições ideais de pressão e temperatura deva chegar a 200 mil kms. Eu até acredito neste numero se as revisões, trocas de óleos e a correta maneira de dirigir sejam seguidas. Agora e o resto. Ainda que você já tenha substituído os amortecedores de seu veículo, todos os componentes são itens da suspensão, ou seja, existem as molas, as bandeijas, as buchas, as juntas homocinéticas, etc, etc.

Com certeza estas empresas especializadas em tirar ruídos de veículos não atacam estes problemas mais específicos, relacionados a desgastes mecânicos. A proposta deles é melhorar a forração internas dos novos veículos que as vezes apresentam ruídos estranhos, desagradáveis e muito mais perceptivos. Além disso um carro novo tem menos ruídos, ou seja, com uma simples trabalho é possível deixar o Cliente satisfeito.

Duvido que você chegue com um veículo 1998, com mais de 130 mil kms e o cara te prometa um milagre. Não estou desmerecendo o seu veículo, mas não tem jeito. Tenho dois veículos 1997. Um tem 60 mil kms e o outros apenas 13 mil kms. A diferença é brutal, em termos de barulho, folgas, desgastes, menor índice de segurança, etc, etc. Não seria estes caras que iriam colocar este veículo mais antigo em melhores condições de uso. Precisaria parar o mesmo em uma revenda autorizada e mandar trocar diversas peças.

Fui proprietário de uma Ford Ranger 1995. Representava as primeiras importadas dos EUA e rodei apenas 19 mil kms. Se você conhece alguém que teve este carro, pergunte ao mesmo pelo conforto e dirigibilidade do mesmo. Parecia um Ford Galaxie disfarçado de picape, tamanho o conforto e maciez do rodar.

Vendi a mesma para um conhecido que rodou até 90 mil kms. Neste momento teve que vender o mesmo, pois a necessidade de reparos era tanta e tão caro que não compensava pelo valor do bem. Decorrida esta km, os feixes de molas traseiros já não erma mais os mesmos, havia barulho na caçamba, os amortecedores já pediam novos, as portas e trincos apresentavam folgas decorrentes de desgastes mecânicos, ou seja, tudo era um desgaste natural de 90 mil kms rodados.

A solução para tal veículo não era uma dessas Empresas especializadas em ruídos e sim a revenda autorizada com novos componentes mecânicos. Uma vez substituídos tais itens de maior desgaste, até poderíamos pensar num serviço mais especializado para acabar com o restante dos ruídos.

Vale lembrar que os aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e nem temos esta competência. Ainda assim damos uns palpites baseado em leituras de publicações especializadas e algumas conclusões e considerações baseadas em experiências como proprietário de veículos.

Vamos nos falando,

Um forte abraço,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento