Pergunta

Gostaria de trocar meu astra ano 2000 por um corolla xei 2005 automatico, contudo receio que o corolla possa passar por alguma mudança em 2006 e com isso eu esperaria ate la com certeza….
Gostaria que voces me ajudassem respondendo este e-mail,
Muito obrigado!!!

Augusto Muller

Resposta

Caro Augusto,

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida mais vamos lá. Se tivéssemos este informação, com certeza esta valeria ouro pois a concorrência deve observar o sucesso de vendas do modelo e tentar a todo instante uma estratégia comercial visando uma diminuição deste sucesso do modelo.

A versão atual de nosso veículo foi lançada em junho de 2002, sendo que a família Toyota já data de 1966 detendo o título de veículo mais vendido em todo o mundo com mais de 30 milhões de unidades produzidas.

O modelo 2005 em relação ao modelo anterior também passou por pequenas mudanças estéticas tais como novo desenho da grade frontal, pára-choque dianteiro, novas rodas, mudanças no interior do conjunto ótico, novos tecidos para os bancos, além da inclusão de itens de conforto e segurança tais como sensor automático de chuva e computador de bordo para a versão top de linha SE-G.

Depois de seu lançamento em nosso mercado temos os seguintes volumes de vendas comparado com o seu maior concorrente o Honda Civic:

Ano 2002:

Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas (o novo modelo só foi oferecido ao mercado a partir de junho)
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas

Ano 2003:

Toyota Corolla: 38.567 unidades emplacadas
Honda Civic: 16.736 unidades emplacadas

Ano 2004 (até setembro):

Toyota Corolla: 27.005 unidades emplacadas
Honda Civic: 15.014 unidades emplacadas

Quando comparamos o acumulado do ano de 2004 em relação ao mesmo período de 2003, o modelo Toyota Corolla tem um aumento de vendas de 5,23% (25.633) enquanto que o Honda Civic consegue um aumento melhor de 22,89% em relação a 2003 (12.217).

Talvez o que justifique em parte esta maior participação de mercado do modelo Honda Civic tenha sido o lançamento do novo Toyota Corolla Fielder lançado em maio deste ano. Já era sabido que o mesmo iria roubar potencias compradores do modelo Sedan, ainda assim o modelo também tem superado em muito as expectativas de vendas. Sua previsão original de vendas era de 600 unidades mês, nos dois primeiros meses obteve mais de 1.000 unidades e os executivos da montadora já trabalham com um volume médio mensal (mínimo) de 800 unidades.

Quando você soma este sucesso de vendas do novo Toyota Corolla Fielder ao já consagrado modelo Sedan percebe que ainda não é tempo de mudanças tão radicais. No mercado de automóveis o lema em time que está ganhando não se muda é muito levado a sério. Primeiro porque uma mudança radical demanda pesados investimentos e a conta deve ser paga, ou seja, o market share precisa no mínimo ser maior do que o atual. Quando você muda um modelo no momento de crescimento de vendas deste modelo, acaba contrariando e prejudicando todos aqueles recém compradores (que não são poucos) que fizeram a escolha por sua marca e modelo. Por exemplo se a GM mudar o Vectra serão algo perto de 3.000 proprietários que adquiriram o modelo em 2004. No caso de Toyota Corolla este numero seria multiplicado por 10 considerando os dois modelos da família (Sedan + Station Wagon).

Recentemente o executivo da montadora (Sr. Luiz Carlos Andrade Junior) vice-presidente da montadora no Mercosul concedeu entrevista a um importante jornal onde havia ressalvas que o mundo não seria para sempre, tão “cor de rosa” para a montadora, referindo-se ao sucesso da família Corolla. O mesmo declarava que o Corolla um dia irá mudar e quando isto acontecer será uma mudança mais radical que poder acontecer em quatro anos de vida do modelo ou no máximo em sete anos. Em 2006 o mesmo completa 4 anos de mercado local e com certeza devido ao sucesso do mesmo, vendas crescentes, lançamento recente do modelo Station Wagon Fielder, acredito que não teremos fortes mudanças. O que justificará tal estratégia seria uma forte diminuição deste “market share” ou até o lançamento de pesados concorrentes neste mercado.

Até então não tínhamos nada de novidades no segmento dos Sedans médios e há pouco a montadora Renault oficializou que produzirá um novo modelo Renault Megane Sedan ainda em 2005. Este anúncio pode ser tratado com algo que faça os japoneses pensar um pouco mais em mudanças radicais no curto espaço de tempo. Ainda assim este novo modelo teria que ter excelentes atributos para fazer sucesso no mercado dos Sedans. Pelo pouco que já se viu do modelo a briga será boa……

Perceba que tudo que dissemos são apenas suposições ou considerações que precisam ser analisadas. Ainda assim são baseadas em volumes de vendas, estratégias futuras, novos lançamentos, etc, etc. As poucos vamos chegando a algumas conclusões as vezes acertadas, outras vezes erradas no tempo e outras vezes, erradas totalmente. Tudo é possível nesta industria automotiva.

Saber quando vai mudar a linha Toyota Corolla, só mesmo a executiva da montadora e infelizmente não temos esta informação.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento