Pergunta

Caro Sr. Nélson,

Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo site, pois é de grande ajuda para todos nós.
Minha pergunta refere-se à inspeção veicular, que em breve estará em vigor para veículos de passeio/caminhões/etc….

Tenho a intenção de comprar outro carro, por exemplo, um Uno 96, como alternativa para rodízio, mas tenho receio de que quando a inspeção começar, ele não passe pela inspeção e eu não consiga fazer o licenciamento, pois nem mesmo sei se estes veículos mais antigos possuem catalizador.

Será que a Inspeção irá tirar estes carros de circulação?
Estaria jogando dinheiro fora comprando um carro desta idade?

Obrigado.
Willian Mendes

Resposta

Caro Willian,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto.

Vamos começar a responder o seu questionamento com uma avaliação do Sr. Sergio Habib, presidente da Citroen do Brasil publicada recentemente no Jornal Gazeta Mercantil, em 27 de outubro de 2004.

A reportagem tratava da estratégia e situação futura da Citroen no Brasil entre outros aspectos. Quando o mesmo foi indagado sobre renovação de frota e inspeção veicular comentou:

“No Brasil há pelo menos 5 milhões de automóveis com mais de 10 anos de uso (nossa frota estimada ultrapassa 22 milhões de veículos). São carros que a pessoa usa para ir na casa da sogra no final de semana, pescar com os filhos no final de semana ou levar alguém no hospital. O governo que aprovar a renovação de frota (e parte deste instrumento de renovação é a inspeção veicular) nunca mais será eleito, porque vai deixar 20 milhões – uma família com quatro pessoas por carro – de brasileiros a pé”.

Ainda que as considerações sobre re-eleição eleitoral sejam questionáveis, pois um processo deste estaria apoiado em questões de segurança, diminuição da poluição ambiental, coerência com o que ocorre em outros mercado e países, etc, etc, estaríamos diante de um grande impasse.

O mesmo ainda aponta aquele caso do Passat 82 que custa R$ 2 mil reais que para ser aprovado nesta chamada vistoria deveria gastar outros R$ 1 mil reais. Como este trabalho estará sendo realizado em oficinas credenciadas e para atender a nossa demanda serão necessárias mais de 40 mil unidades, quem irá garantir a honestidade, fiscalização do programa.

Outro problema: se o carro for sair de circulação precisa ser dado baixa no Detran que representam 27 Detrans dos 27 estados brasileiros. Ainda existe uma falta de comunicação entre os Detrans e nesta sentido os riscos deste carro desmanchado ser vendido com outra placa ou chassis clonado.

Perceba que existem grandes problemas a serem solucionados e enquanto isto não se resolve você pode comprar o seu Uno 96 para utilizar em seu dia de rodízio. Para a renovação de frota existir e o programa de inspeção veicular decolar o brasileiro irá precisar da chamada retomada econômica, com maior poder de compra, linhas de créditos mais extensas e menos caras, veículos com menos tributação, investimentos pesados em programas do governo para suportar esta maior demanda de veículos em circulação, etc, etc. Estamos caminhando para isto e tudo indica que 2004 será o recorde histórico de manufatura local, ainda que uma parcela deste resultado seja destinado a exportação, todas a montadoras acreditam em melhores resultados futuros e parte deste cenário depende em muito destas programas de renovação de frota. Lembre-se que estamos produzindo perto de 2,1 milhões de veículos / ano e nosso capacidade produtiva e com a chegada dos “recém chegados” esta capacidade hoje é de 3,4 milhões de unidades / ano. Se houver comprador, a industria automotiva irá produzir, ainda que já se perceba um certo gargalo e preocupação maior no setor dos fornecedores (auto peças). Este setor supostamente não trabalha com o mesmo nível de ociosidade da industria automotiva local.

Com certeza o carro pretendido (Uno 96) não é tão antigo assim e antes mesmo de sua decisão de compra deverá atender as premissas impostas por qualquer programa de inspeção veicular. O nível de exigência de um potencial comprador de automóvel será maior (mais detalhes a serem verificados) do que este programa exige. Se você comprou um veículo usado e atendeu a todas estas dicas de compras de usados, publicadas em qualquer revista especializada (em nossa homepage existem várias delas já publicadas), você passará no programa de inspeção veicular.

O conceito do programa não é tirar de circulação carros com determinada idade de uso, mas garantir que carros antigos trafeguem em nossas estradas e ruas com o mínimo de segurança possível. O carro ano 1980 atendendo as premissas do programa estará apto a continuar rodando. Os pneus precisam estar em ordem, faróis e lanternas funcionado, cintos de segurança instalados, extintor de incêndio adequado, funcionamento do motor em perfeito funcionamento, estado geral da lataria, freios, etc, etc.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento