Pergunta

Prezaria uma informação.
Qual a média de consumo de combustivel do Gol 95 IE gasolina na estrada (esta com 69.000Km) e se caso fizesse a conversão para bi, qual seria o consumo utilizado o alcool (somente) tanto em estrada como na cidade?
Grato,

Persio José Bergonzi

Resposta

Caro Pérsio,

Verificamos em algumas de nossas publicações mais antigas e encontramos um teste comparativo da Revista Quatro Rodas que trata de um Gol 1000 Plus, que acreditamos ser a mesma motorização do veículo pretendido e neste cenário poderíamos utilizar estes números como uma referência a sua pessoa.

Gol 1000i Plus

Motor: gasolina, dianteira longitudinal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, injeção eletrônica monoponto
Cilindrada: 997 cm3
Potencia: 49,8 CV a 5.800 rpm
Torque: 7,3 kgfm a 3.500 rpm
Tanque: 53l
Porta malas: 230 l
Velocidade máxima: 146,4 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 22,4 seg
Consumo médio: 14,46 km/l
Consumo estrada vazio: 15,96 km/l
Consumo estrada carregado: 15,00 km/l
Consumo cidade: 13,44 km/l
Frenagem: 80 km/h a 0: 31,6 m
Nível de ruído: 67,4 Dba

Fonte das especificações técnicas: Revista Quatro Rodas, edição 414, janeiro de 1995

Pelos números acima você já tem uma idéia de quanto consome o veículo pretendido.

Não entendemos bem a segunda parte de sua pergunta. Nos parece que você pretende fazer a conversão do mesmo para rodar com álcool / gasolina.

A princípio já somos meio contrários a este tipo de situação. Quanto você não gastaria para tornar o seu veículo apto a rodar com o álcool. Você pode ter informações da troca de um chip em seu veículo e pronto, o mesmo está apto para rodar com a nova opção de combustível. Não e deixe enganar o conceito de bi-combustível é muito mais complexo do que isto, ou seja, existe toda uma eletrônica embargada no veículo capaz de diagnosticar a quantidade de cada tipo de combustível disponível no tanque e adaptar o veículo a tal condição.

Mesmo que não seja este o cenário futuro e estejamos falando de uma simples conversão de gasolina para álcool, diversas peças deveriam ser substituídas, tais como tanque, mangueiras, filtros, bicos da injeção, bomba de combustível, etc, etc. Quanto tudo isto vai custar. Como você vai depreciar tal investimento na suposta economia de combustível.

Um carro a álcool gasta em média uns 30% há mais quando comparado ao similar a gasolina. A diferença de preços dos combustíveis na bomba do posta precisa ser bem maior do que isto para começar a valer a pena. A manutenção do carro a álcool é maior e pelos números de consumo acima apresentados nos parece que estamos diante de um veículo bastante econômico. Esta mudança na originalidade do mesmo ainda representará uma diminuição no valor do veículo (maior desvalorização do modelo no mercado) e não compensará, nem para o seu bolso e nem para o dia a dia de seu veículo.

Esqueça esta parte da conversão, seja ela para álcool ou mesmo para a opção bi-combustível, muito mais difícil de ser implementada num veículo deste ano da industria automotiva. Neste momento do mercado, ninguém imaginava carros rodando com dois tipos de combustível, ou seja, aquela conversão realmente bem feita, custaria muito mais do que o valor do veículo, se ainda fosse possível. Se alguém está te vendendo esta possibilidade, nos avise pois precisamos conhecer em detalhes e quem sabe até mudarmos o nosso posicionamento junto ao mercado.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados Senhores.

Não sei ao certo sobre as variantes de modelo, porém meu veiculo não é Gol 1000 Plus. No certificado consta apenas Gol 1000 IE.

Este veículo atualmente chega a fazer no máximo 10,11 k/l na estrada vazio e, 9,02 na estrada carregado.
Ele possui um motor lançado na época da autolatina (mesmo motor que também acompanhava o escort), não consegui um profissional que o regulasse a contento.

Quanto ao seu atendimento é simplesmente “excelente”, de um profissionalismo capacitado que só encontrei quando residia na Capital.

Minha sorte de encontra-los foi digitar bi-combustível na barra do “Google” e, entre alguns sites, la estava o de vocês.

Parabéns e, saibam que indicarei a todos de minha lista seu endereço.
Grato,

Persio José.

PS.: se possível prezaria uma indicação de um profissional que pudesse solucionar esse problema de consumo.