Pergunta

Gostaria de saber se a manutenção é muita cara e se o seguro também ??
Grato,
Giovani

Resposta

Caro Giovani,

Inicialmente devemos te informar que aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e você pode observar este cenário de acordo com algumas consultorias publicadas em nossa homepage.

Vejamos o que podemos dizer em relação ao carro pretendido.

Trata-se de um modelo importado e como importado todos os aspectos de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre serão mais caros em relação a um veículo similar nacional.

No caso em específico da linha Seat este cenário é um pouco amenizado pois o modelo utiliza a mesma mecânica da linha VW Motores AP. Ainda assim estamos nos referindo somente aos aspectos mecânicos, ou seja, as outras partes são específicas da linha Seat. Por exemplo: se por acaso você tiver uma colisão e precisar de peças de reposição (lateral, porta, para-choques, entre tantos outros) precisará de peças especificas da marca e infelizmente não seria numa revenda autorizada de bandeira VW que você vai encontrar tal item.

Em São Paulo já não existem mais revendas autorizadas VW que também mantem a bandeira Seat. No último Salão do Automóvel realizado em outubro na cidade de São Paulo, a VW testou a receptividade do público em relação a um novo modelo da fabrica Seat. Pode existir a possibilidade deste modelo ser importado, mas lembre-se que precisaria um certo volume de vendas e a intenção de algumas revendas da marca VW atuarem como canais de vendas e assistência técnica também da bandeira Seat.

Esqueci de mencionar que a marca Seat pertence ao grupo VW e se você perceber o modelo tencionado em sua compra é muito parecido com aquele VW Polo Classic vendido no passado em nosso mercado e que também deixou de ser ofertado. Este modelo Polo Classic também era um modelo importado, entretanto fabricado no País vizinho, Argentina, reduzindo em muito os problemas relacionados aos verdadeiros veículos importados.

Talvez sua intenção de compra seja justificada por uma “excelente” relação de custo / benefício em sua proposta comercial. Não devemos no enganar. O que justifica em parte este suposta excelente relação de custo / benefício é o fato de ser um modelo importado, já não mais comercializado em nosso mercado, que vendeu relativamente pouco e que não possui mais revendas autorizadas da marca que representariam uma certa segurança aos proprietários atuais.

Seguro: apólice de seguros representa a contratação de um risco (sinistro) que ocorrer ou não. Na lista dos modelos sinistrados este modelo deve aparecer nas ultimas posições, pois vendeu pouco e por isso acaba representando menos sinistros. Teoricamente deveria ter uma apólice de seguros mais em conta, quando comparado ao modelo similar nacional, com maior risco.

No caso da ocorrência de um sinistro (colisão por exemplo) o custo de reparo é também mais elevado, pois as peças são importadas, a mão de obra é mais qualificada, a dificuldade de obtenção destas peças é muito maior, ou seja, são fatores que acabam encarecendo a apólice de seguros.

Algumas seguradoras já não aceitam estes importados descontinuados em suas carteiras, outras acabam colocando sobre taxas na aceitação destes riscos. Quando não há a concorrência entre seguradoras na aceitação destes riscos, a tendência e de um custo maior para o Segurado, ou seja, encontrando uma seguradora que irá bancar o seu veículo, você terá que bancar o risco do mesmo.

Se podemos contribuir em sua decisão de compra, nossa recomendação final seria para evitar a compra do modelo. Se pensarmos num paralelo o modelo Polo Classic seria uma opção infinitamente melhor, pois já está depreciado pelo fato de não ser mais importando, também vendeu pouco, ainda que muito mais do que este irmão espanhol, e representa um produto VW, ou seja, todos aqueles mais de 500 revendedores autorizadas da marca, supostamente estão aptos a te atender.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento