Pergunta

Gostaria de saber, qual é a vantagem de eu adquirir um Audi A3 2001, sendo que tenho um Golf 2002 1.6 e posso trocá-lo por outro 2004 pelo mesmo valor do A3?
Ou seja, compensa só pelo Status?
Pelo fato do ano ser 2001, esse A3 pode me dar muita manutenção?

Joilson Falcão

Resposta

Caro Joilson,

Se você está pensando em status, vale lembrar que para conseguir tal feito, você além de estar subindo de categoria de veículo (o Audi A3 está em uma categoria superior quando comparado ao VW Golf) você precisaria estar comprando um carro mais novo que o seu.

Comprar um carro mais antigo que o seu atual, mesmo que de uma categoria superior, me parece retroceder no tempo.

Pode ser que este Audi A3 seja algumas daquelas mosca branca do mercado, pouco rodado, único dono, revisões feitas em revenda autorizada da marca, manuais e chave reserva, entre outros atributos. Se não atender nada disso, não nos parece um bom negócio, visto que a intenção de compra representa um ano há mais de vida em relação ao seu modelo atual.

Você tem uma outra intenção de compra, que seria um Golf 2004. Talvez seja 0 km, ou talvez não, mas ainda assim representa um carro muito mais novo do que aquele Audi 2001. Com certeza o Golf 2004 terá um efeito Status muito parecido com o velho Audi A3 2001. Como estamos falando de carros de mesma plataforma, estamos diantes de veículos muito semelhantes.

Seu Golf atual tem motor 1.6. Tanto a linha Audi A3 como a linha Golf apresentam motores 1.8 turbo de até 180CV e neste caso estamos diante de outro veículo. Nossas considerações dizem respeitos a veículos de categorias diferentes mas configurados com motores muito parecidos.

O motor 1.6 de 101 CV atende os dois modelos. O motor 2.0 de 116CV só esta disponível na linha Golf. A Audi tem um motor 1.8 de 125CV. Ambas as montadoras disponibilizam veículos 1.8 Turbo com 150CV e 180CV.

Este tipo de avaliação também precisa ser considerada em suas intenções de compras.

Vale lembrar que o Audi A3 deixa de ser fabricado em terras locais ao final de 2005. Existem solicitações para que o modelo permaneça em linha pelo menos por mais um ano, até 2006. Até agora nada certo.

Os ventos também não são tão favoráveis para a linha Golf. O aqui vendido é da geração IV, sendo inclusive exportado com bastante sucesso para os EUA e Canadá. Na Europa já existe o Golf Geração V e tudo indica que este veículo não venha a ser produzido em terras locais (São José dos Pinhais – Paraná). A própria VW já declarou que a fabrica de Puebla no México, irá produzir o Golf Geração V, atendendo os mercados dos EUA / Canadá.

Como temos relações comerciais com o México é provável que este Golf Geração V seja importado deste País em condições mais favoráveis, ou vamos ficar mesmo com o nosso velho e conhecido Golf Geração IV.

Resta saber se os volumes de vendas deste Golf Geração IV justificarão a linha de montagem no Paraná, pois o seu irmão gêmeo (Audi A3P deixa de ser produzido em 2005 e as vendas significativas para os EUA e Canadá serão realizadas de outra planta industrial (Puebla – México).

São apenas detalhes, mas importantes para quem está pensando em adquirir um Golf 2004.

Em relação aos seus questionamentos, não há duvida que a opção VW Golf 2004 em relação ao Audi A3 2001 seria melhor negócio, considerando ainda que o seu veículo atual é um VW Golf 2002.

Se ambas as opções de compras tratarem de veículos usados, não deixe de ler algumas consultorias publicadas em nossa homepage que dão umas dicas deste mercado de veículos.

Vamos nos falando

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

“Update” importante:

AUDI VAI PRODUZIR O A3 ATÉ 2006

A Audi anunciou ontem que o modelo A3 será fabricado no Brasil até o final de 2006.
O fim da produção desse carro estava marcado para 2005.

Mas o grupo Senna, que responde pela venda da marca no país, pediu aos alemães um ano a mais sob a justificativa de que a demanda pelo carro sustentará a prorrogação.

“Trata-se de um carro com grande aceitação e excelente valor de revenda”, afirma o diretor-executivo da Audi Senna, Ubirajara Guimarães.

Segundo ele, um A3 seminovo chega a custar entre 5% a 10% menos que o zero-quilômetro, variação mais baixa que a maior parte dos automóveis.

O Brasil é o único país que produz do A3 além da matriz, na Alemanha.

E agora passará a ser o único a ter uma linha de produção do modelo na versão antiga.
Recentemente, a Audi reformulou o veículo, mas não estendeu o projeto ao Brasil, alegando que a escala não justificaria o investimento.

Apesar de já estar fora de linha na Europa, o modelo, que custa em torno de R$ 60 mil, ainda é visto como moderno pelos consumidores no Brasil, segundo constata o grupo Senna.

A nova geração do A3, lançada neste ano na Europa, é maior, mais potente e mais luxuosa.
Por isso, a empresa pretende ter as duas versões (nacional e importada) no mercado brasileiro daqui a cerca de um ano.

 Se até o final de 2006 a Audi não trouxer nenhum projeto novo, o fim da produção do A3, único carro da marca fabricado no Brasil, representará também o encerramento da atividade industrial da Audi no país.

O modelo começou a ser produzido há quatro anos numa fábrica compartilhada entre Audi e Volkswagen, em São José dos Pinhais (PR).

Fonte = Valor Econômico/Marli Olmos e Marli Lima

Agradecimento

A/C Sr. Nelson Bastos

Caro Nelson, é com grande satisfação que recebi e li seu e-mail sobre minhas dúvidas em relação à compra dos veículos mensionados. Realmente, o que pretendo encontrar, é uma mosca branca, caso contrário não farei a compra do Audi.

Em questão do modelo 2004 do golf, também será com motorização 1.6.

No entanto, se eu adquirisse um golf 2002 ou 2003, mas com motorização 2.0, como seria à respeito do consumo? compensaria eu sair do seguimento do 1.6, já que possuo um?

Mais uma dúvida Nelson, incluindo à estes dois veículos (golf e audi), um Peogeot 307, ano 2002/03 e um Honda Civic LX 2001. Qual é a melhor opção??

Abraços,
Joilson