Pergunta

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo que o site apresenta.

Bem, estou pensando em adiquirir outro carro, uma EcoSport XLS 1.6L – Cód. 2541 (zero KM), porém tenho uma dúvida e gostaria de uma opinião: Ouvi comentários que ano que vem (2005) a Ford estará lançando (desconheço a data do lançamento) a Eco na versão Flex (bi-combustível).

Sabendo-se que, hoje, consigo comprar este veículo (2004/2005) por +/- R$ 46.000, seria vantajoso aguardar o lançamento?

Ricardo Camilo Rodrigues

Resposta

Caro Ricardo,

A Ford foi a primeira montadora a lançar o veículo bi-combustível em nosso mercado (apresentou um novo Fiesta no início de 2002por ocasião do lançamento deste modelo ao mercado) mas das grandes montadoras de nosso mercado (Ford, GM, VW e Fiat) foi a última a disponibilizar um modelo bi-combustível no mercado.

Segundo o Sr. Maciel, presidente da Companhia tudo tem uma explicação. Eles preferiram avaliar a receptividade do mercado pela solução bi-combustível, o perfil do usuário, o futuro do programa de abastecimento, etc, etc. Diante de todos estes estudos e avaliações eles afirmam ter lançado a melhor solução, ou seja, visto que o usuário prefere a utilização do álcool frente a gasolina, a solução Ford está mais adaptada para esta mistura, prevalecendo a utilização do álcool, com uma maior taxa de compressão.

Tudo isto é para justificar o atraso na disponibilidade da solução. Ainda assim entendemos que a estratégia da montadora nestes dois últimos anos foi de um reposicionamento de mercado, lançando novos produtos, ganhando market share, etc, etc. Isto feito e realizado com grande sucesso, visto o cenário de vendas da família Fiesta e EcoSport, vamos agora adaptar estes modelos aos requerimentos de mercado.

A GM está na frente na disponibilidade de seu portifólio de produtos configurados como bi-combustível. Talvez isto até tenha contribuído para a primeira posição da montadora em volumes de vendas no exercício 2004.

A VW já declarou que em dois anos toda a sua linha de veículos nacionais contará com a solução bi-combustível.

A Ford também já precisava de algo e aproveitou o lançamento do novo Fiesta Sedan para estreiar no segmento dos bi-combustíveis. Na verdade cheguei a ler que o novo Fiesta Sedan seria lançado com a solução tri-combsutível (álcool. Gasolina e GNV) mas a GM lançou primeiro esta solução em seu veículo Astra Sedan.

A cada mês que passa o Ford colhe os frutos de recorde de vendas de seu modelo EcoSport. Se pensarmos neste cenário já percebemos que a Ford não precisa de estratégias comerciais ou mágicas para alavancar vendas deste modelo. O mesmo está sozimnho no mercado, considerando o segmento em que atua, ou seja, a solução do bi-combustível seria muito mais justificada se o concorrente do segmento oferecesse tal solução. Como não tem concorrência a solução pode demorar a chegar.

Também não estamos falando que não será implementada, pois a motorização 1.6 que equipa a linha Fiesta já está disponível, ou seja, direcioná-la para a linha EcoSport 1.6 seria muito fácil.

Talvez a versão 2.0 de 138CV demore mais um pouco para chegar e quando estiver disponível poderá atender a linha EcoSport e linha Focus.

Perceba ainda que tudo que foi redigido acima representa especulações. Infelizmente nãos sentamos no “board” da Companhia e com certeza este é o tipo de informação classificada como “top secret” que de certa forma representa em parte a estratégia de lançamento da montadora.

A Fiat deve lançar um novo modelo Idea para competir com o EcoSport. A GM já sinalizou com um pequeno Sport Utility neste segmento. Com certeza estes lançamentos seriam acompanhados da solução bi-combustível caso a Ford ainda não estivesse com tal solução disponível na família EcoSport.

Compensa esperar ???

Antes de responder se compensa esperar, precisamos saber se compensar o carro bi-combustível. Recentemente o produto álcool sofreu reajuste maior do que o produto gasolina. Se não houver aquela diferença de preços entre os produtos e houver uma vantagem para o preço do álcool, o veículo bi-combustível não faz sentido existir.

A gasolina tem o seu preço meio que “comoditizado”, ou seja, é um produto que tem um preço no mercado internacional. O álcool já representa um produto que depende muito mais da política dos produtores de cana de açúcar, ou seja, não dá para ser controlado.

Existem mercados onde o preço do álcool é bem mais em conta em relação a outros mercados. No interior paulista, carro a álcool é uma raridade e o que não dizer do carro bi-combustível.

Com certeza a solução bi-combustível vem também normatizar o mercado da oferta e procura do produto álcool, pois uma vez o álcool muito, passo a utilizar a gasolina, fazendo com que os preços do álcool voltem ao normal.

Em 2004 (até setembro) a Ford já emplacou mais de 22.823 unidades do EcoSport. Representa 75% há mais em relação ao igual período de 2003 (13.010 unidades), ou seja, um universo imenso de veículos EcoSport configurados na versão gasolina apenas.

Comprar o seu veículo agora representaria estar junto com o mundo. Esperar pela nova solução poderia representar uma estratégia, mas que talvez nem venha a acontecer ou que seja ao máximo postergada, pois no cenário atual a Ford não precisa de nada para vender o seu SUV Ligth EcoSport.

Com certeza eles devem estar empenhados em lançar uma nova linha de picapes pequenas com o design da família Fiesta e um carro pequeno para atender o segmento de entrada, pois a linha Ford Ka não dá o volume de vendas necessário para quem espera aumentar ainda mais o seu market share.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

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2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

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Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento