Pergunta

Estou em duvida quanto a aquisição de um toyota corolla 2004/5, 0Km, com câmbio automatico, modelo 1.6.
Um vendedor de carros me desanimou dizendo que é fria porque o carro é fraco para cambio automatico, alto consumo e desvalorizaçào muito rapida, do tipo voce vai embarcar numa fria.
Estou com dúvidas.
Voces podem me ajudar?

Pedro Roberto Meister

Resposta

Caro amigo Pedro,

Com certeza o vendedor que te falou isto deve ser da concorrência ou talvez não tenha o veículo desejado para lhe oferecer.

Parte de nosso trabalho realizado é apoiado nos volumes de vendas dos modelos no mercado que de certa forma atestam o sucesso ou insucesso de cada veículo no segmento em que atuam.

Estamos falando do segmento dos sedans médios.

Há anos atrás o Vectra era o campeão absoluto de vendas neste setor.

Depois veio o Honda Civic que desbancou a posição do veículo GM permanecendo na primeira posição por dois anos.

Em junho de 2002 a Toyota lançou o novo Corolla (já não tão novo) e de lá para cá o mesmo é sucesso absoluto em vendas em nosso mercado, segmento dos sedans médios. Em 2002 o Corolla só não superou o Civic pois foi ofertado somente em 6 meses. Nos dois últimos meses deste exercício (novembro / dezembro) o mesmo já era campeão de sua categoria.

Vejamos alguns números deste segmento:

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18..106 unidades vendidas

Ano 2003:

GM Vectra: 4.205 unidades emplacadas
Honda Civic: 16.736 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 38.567 unidades emplacadas

Ano 2004 (até setembro):

GM Vectra: não aparece na lista dos top 30 do mercado
Honda Civic: 15.014 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 27.005 unidades emplacadas.

O que diria o seu vendedor em relação ao números acima. Será que todo este povo foi iludido em sua decisão de compra e o modelo ainda continua fazendo sucesso.

O número só não é maior porque com certeza potenciais compradoras do Toyota Corolla Sedan migraram para a Station Wagon (Toyota Fielder) derivada do modelo. Nos planos iniciais da montadora este modelo Fielder deveria vender 600 unidades / mês. Nos dois primeiros meses da oferta a venda superou em 1.000 unidades / mês.

Imaginando que os veículos são muito parecido em termos mecânicos, será que a montadora conseguiu enganar mais este mundo de pessoas.

Parte do sucesso da Toyota no Brasil e no mundo deve-se a qualidade de seu veículo e qualidade esta diretamente relacionada a durabilidade, desempenho, baixo consumo, preço de venda, etc, etc. Os modelos que não atenderem estas premissas no mercado de veículo não terá o sucesso esperado e não venderão nas quantidades mínimas exigidas para qualquer família de um modelo de veículo.

Até agora você deve estar imaginando que trabalhamos para a Toyota, mas não é verdade, os números estão aí e não deixam a gente mentir. Desta maneira o nosso trabalho fica um pouco isento de gostos pessoais em relação a um modelo, fabricante, etc, etc.

Somente como exemplo em 2003 a Toyota superou a Ford em volumes de vendas no mercado americano de veículos, ficando em segundo lugar, atrás apenas da GM. Este mercado representa 16 milhões de veículos / ano, 10 vezes o tamanho de nosso mercado interno.

Em 2004 a Toyota tem apenas 3,35% de nosso mercado ocupando a sétima posição do mesmo. Até 2010 a mesma espera ter 10% de nosso mercado e nesta mesma época espera ser a montadora “número um” em volumes de vendas mundiais.

Não é fabricando veículos “tipo fria” que este objetivo será alcançado. Apesar de ambicioso, os planos não são difíceis de serem alcançados. Sua participação em nosso mercado só não é mais expressiva pois em seu portifólio ainda não tem oferta no segmento de entrada (carros populares) que ainda representa 50% dos novos veículos vendidos.

Modelo 1.6: o modelo com motor 1.6 oferece 110 CV, enquanto que o modelo com motor 1.8 oferece 136 CV. A Honda oferece em sua linha Civic um motor 1.7 de 117 CV e um outro motor 1.7 de 130CV, ou seja, a oferta é muito parecida.

Potência hoje em dia não é tudo, ou seja, o torque do mesmo, a relação peso / potência, a concepção do motor, tudo deve ser levado em conta. Os japoneses em geral gozam de um prestígio da fazerem pequenos motores (gastam menos) e oferecem razoável desempenho, com baixo nível de consumo. A linha Fit da Honda é configurada com um motor 1.4 de 80CV e atende bem as premissas de um carro família. Porque o seu Corolla 1.6 de 110CV não atenderia as suas necessidades.

Câmbio automático: tradicionalmente o câmbio automático funciona melhor ou melhor dizendo, transmite uma melhor sensação de dirigibilidade em carros de maior potência. Ainda assim tudo irá depender de sua expectativa, ou seja, nada que um bom teste drive não venha sanar este sua dúvida. Se o mesmo estiver a contento, pode comprar sem receios.

O sucesso de um modelo no mercado de veículos 0 km, tradicionalmente é repetido no mercado de usados, ou seja, nos dias de hoje um Toyota Corolla usado, seminovo, em bom estado de conservação é dinheiro em caixa e qualquer vendedor sabe disso, exceto aqueles que trabalham em bandeiras concorrentes, que não podem expressar este tipo de opinião, mas também não deviam falar inverdades……

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Sr. Nelson,

Não sei deveras como agradecer a preciosa opinião que me foi oferecida atravez do site.
Primeiro quero parabeniza-los pela rapidez da resposta, fiz esta consulta pela madrugada e no mesmo dia obtive a resposta.
Em segundo lugar, a opiniào foi profissional e sem tendencias, isto traz credibilidade aos serviços e trouxe uma paz para fazer a compra que estou desejando.
Em terceiro lugar desejo a voces sucesso e exito pleno em seus objetivos.
Conheci-os atravez do site no cade, ou procura do msn.

Um abraço a voces e que Deus os abençoe.
Pedro Roberto Meister.