Pergunta

Só mais 1 duvida que esqueci de perguntar:
Sempre ouvi falar que FIAT e FORD são “carros ruins”.
Isso procede nos dias de hoje?
Afinal, um dos meus alvos, é o FIESTA (novo modelo).
Que acham do veículo também?

Abraços
Daniel G. Stur
 

Resposta

Caro Daniel,

Isto que você mencionou é papo da velha economia. Daquele época que tínhamos somente 4 montadoras e a VW deitava e rolava em nosso mercado.

Atualmente o conceito mais utilizado na industria automotiva local e mundial e do veículo globalizado, ou seja, fabricado em poucas plantas e abastecendo diversos mercados no mundo.

São exemplos de carros globalizados a linha Fiat Palio, a linha Marea, o GM Meriva, o Honda Fit, o Peugeot 206, o VW Golf, o Ford EcoSport, o Ford Fiesta, o Citroen C3, o Citreon Picasso, o Renault Sénic, o GM Zafira, o VW Pólo, o VW Fox, o Honda Civic, o Toyota Corolla, etc, etc. É mais difícil você encontrar um veículo não globalizado do que um modelo globalizado.

Nos três últimos exercícios (2003, 2002 e 2001) a Fiat ocupou a primeira posição em volumes de vendas, superando a VW, a então campeã absoluta em nosso mercado.

Em 2004 Fiat e GM disputam o mercado palmo a palmo, com uma vantagem de 8.000 veículos em favor da GM.

A Ford chegou a ter apenas 6% de nosso mercado e muito deste péssimo resultado é atribuído aquele momento da junção Ford / VW quando foi criada a Autolatina. Nos dois últimos anos a Ford reconquistou 13% de nosso mercado, com seus novos lançamentos (família Fiesta, família EcoSport, entre outros) quando este mercado permaneceu sem crescimento de volumes, ou seja, a Ford cresceu o seu “market share” local.

O portifólio de produtos Fiat sempre foi caracterizado por veículos mundiais, ou seja, os lançamentos aqui realizados na maioria das vezes coincidia com seus produtos lançados no mercado Europeu. A linha Palio é exportada para Europa há anos, com grande sucesso de vendas.

Exportar carros para outros mercados, principalmente o Europeu e o Americano, representa fabricar veículo realmente competitivos em preços e mais do que isto, em qualidade item que estes mercados mais acirrados exigem.

Caro Daniel,

Esqueça este papo de carro ruim. Qualquer uma dessas grandes montadoras presentes em nosso mercado, sejam as antigas ou as recém chegadas fabricam veículos com as premissas básicas deste mercado, ou seja, preço justo, baixo consumo, boa dirigibilidade, bom valor de revenda, baixo custo de manutenção, design atraente, etc, etc. Evidentemente encontramos algumas diferenças entre os modelos e devido a isto um carro vende mais do que o outro. Ainda assim em nosso lista de veículos 0 km, não existe carro ruim. Existe sim um custo / benefício de cada modelo ou segmento em que atua.

Carro ruim não duraria seis meses e qualquer projeto de uma grande montadora é depreciado em anos….

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
Site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento