Pergunta

Minha Familia vai crescer o ano que vem (somos em três e seremos quatro), e agora com a necessidade de levar um carrinho de bebe no porta malas além das bagagens e que tenha um banco traseiro que caiba dois bancos de criança mais uma pessoa, preciso comprar um carro que atenda as minhas necessidades por mais ou menos dois anos, e tenho a disposição de gastar entre R$ 22500,00 à 24000,00, estou estudando as seguintes opções:

VW/Parati 1.0 16V 4p – 2001/2001

Renault/Kangoo RN 1.6 ou 1.0 – 2001/2001

Honda Civi LX 1.6 – 2000/2000

Toyota Corolla Xei 1.8 – 2000/2000

GM/Vectra GL 2.2 – 2000/2000

Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre o assunto ?

Desde já agradeço a atenção,
Carlos Eduardo S. Ferreira

Resposta

Caro Carlos Eduardo,

Você colocou em suas opções de compras modelos presentes no chamado segmento dos Sedans médios (GM Vectra, Toyota Corolla e Honda Civic). Realmente são os players deste segmento, mas como suas premissas são espaço interno de bagagens e capacidade de duas cadeiras no banco traseiro, talvez os veículos do segmento dos Sedans pequenos também deveriam fazer parte de sua lista. Mencionamos isto porque parte do sucesso destes veículos diz respeito a capacidade de carga dos porta-malas. Como você está comprando um carro usado, descendo um patamar em termos de segmento de veículos, irá te permitir comprar um carro mais novo e no mercado de usados, quando mais novo o mesmo maiores as chances de sucesso.

Estamos falando do Corsa Sedan, Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Ford Fiesta e por último o Pólo Sedan.

Vejamos algumas considerações em suas intenções de compras:

Parati 1.0 16V: com certeza sempre foi uma das grandes opções do mercado quando o assunto é o segmento das Stations Wagons pequenas. Se você pensou numa Parati a Palio Weekend também deveria fazer parte de sua lista de intenções. Nos últimos anos a Palio Weekend tem vendido mais do que o modelo VW e parte deste sucesso diz respeito as estratégias da montadora em novos lançamentos, versões esportivas, versões com apelo off road, etc, etc.

Se sua intenção de compra para o modelo VW for aquele com motor turbo, esqueça. O modelo deixou de ser fabricado, a motorização turbo não é bem vista no mercado de usados e sua apólice de seguros será bem mais cara pois o veículo é classificado como esportivo junto as seguradoras.

Reanult Kangoo: sempre fui meio fã dos chamados veículos multiuso e é esta categoria que este modelo se enquadra. Se você superou a síndrome de possuir um veículo meio feio, meio fuja do rebanho, talvez o modelo Fiat Doblô fosse a melhor opção, não que seja mais bonito, mas o fato é que é nacional. Renault Kangoo e Citroen Berlingo, apesar de mais bonitos, são veículos importados e neste caso os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre serão mais caros.

Depois destes dois palpites você já deve estar pensando que trabalhamos para a Fiat. Não é verdade, estamos apenas lançando algumas idéias….

Honda Civic LX 01 ou Toyota Corolla XE 00: seria um sacrilégio de nossa parte falar mal dos veículos japoneses. Eles chegaram mais tarde em nosso mercado e já dominam parte do segmento em que atuam. Parte deste sucesso é justificado pela qualidade do produto, baixo índice de manutenção, baixa desvalorização, confiabilidade, excelente dirigibilidade, etc, etc. A única ressalva é que seu orçamento previsto possibilita comprar modelos mais antigos e neste dois casos em particular, modelos já bem desatualizados em termos de design em relação aos novos modelos 0 kms.

Diante deste cenário a opção GM Vectra talvez fosse a melhor opção, pois no mínimo você estaria rodando com um carro que mudou pouco. Vale lembrar que no exercício 2001 o Vectra era o campeão de vendas do setor dos Sedans médios com mais de 30 mil unidades vendidas ao ano.

Hoje, no acumulado 2004 até outubro o Toyota Corolla ocupa tal posição, com 30.173 unidades emplacadas, enquanto que o Vectra não aparece na lista dos top 30 do mercado, sendo o último desta o modelo MB Classe A com apenas 4.129 unidades emplacadas.

Este tipo de avaliação de mercado é mais importante quando estamos comprando um carro 0 km, mas ainda assim você precisa saber dos fatos.

Considerando suas opções apresentadas, nos parece que o GM Vectra atende mais as premissas, se não fosse o fato das opções japonesas estarem mais defasadas em termos de design, quando comparados aos veículos 0 km ofertados.

Você está comprando um usado e além do modelo, o estado geral do mesmo e a procedência são fatores importantes e decisivos em sus escolha final.

Em nossa homepage temos diversas consultorias já publicadas sobre a compra de veículos usados. Uma leitura neste material irá contribuir em sua decisão final.

Não deixe de pensar no assunto dos Sedans menores. Você irá se surpreender com a capacidade do porta-malas, além de permitir, com seu orçamento previsto, comprar um veículo mais novo ou talvez mais repleto de acessórios. Temos também diversos trabalhos publicados sobre estes modelos em nossa homepage.

Passamos aqui uma prévia de nossas posições. Depois de sua leitura podemos evoluir um pouco mais em sua decisão final. Por hora você já pode pesquisar algo e pensar sobre o assunto.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Antes de mais nada gostaria de agradecer pelo trabalho técnico que vocês desenvolvem, eu encontrei o site de fazendo pesquisa no google, e realmente ele fara parte de minha consulta obrigatória quando se tratar de carro.

O elogio que faço a vocês é pela quantidade de informações estatisticas que vocês aprtesentam em suas respostas, saindo um pouco de uma opinião apenas critica com relação aos carros, eu acho que a combinação números e opinião traz um grande filtro para a decisão.

obrigado
Carlos Eduardo