Pergunta

Olá!!

Tenho um Ka GL 2000 e estou de olho num Brava SX 2001, completíssimo, inclusive com estofamento de couro e baixa quilometragem.

Gostaria de saber se a troca é compensadora, levando em conta que meu carro tem um motor amaciado, faz em média 14km/l e eu gosto de carros ágeis e velozes.

Obrigada,
Luana Bortoletti

Resposta

Cara Luana,

Você está trocando de segmento de veículo (segmento de entrada para o segmento dos hatchs médios) e só isto já seria suficiente para dizer que está fazendo um “upgrade” em termos de veículos.

Ainda assim nem tudo é tão maravilhoso assim pois está adquirindo um modelo fora de linha que deixou de ser produzido com a chegada do novo Fiat Stilo. Também devemos informar que você já esta ganhando esta suposta maior desvalorização de preços no mercado de usados por conta deste término de produção. Quem comprou no passado perdeu mais dinheiro com este anuncio.

Você não falou se seu veículo é 1.0 ou 1.6.

O veículo pretendido tem motor 1.6 de 106CV. Se o seu veículo atual for 1.6 o mesmo oferece 95CV e talvez a relação peso / potencia no Ka seja mais vantajosa quando comparado a este Fiat Brava. Se for 1.0 estamos falando de 65CV ou seja, ainda que o Stilo seja mais pesado você realmente estará melhor atendida.

Você mencionou que seu carro é pouco rodado, apesar de ser ano 2000. O Brava é um ano mais novo, mas se você não conhece a procedência do mesmo pode estar comprando um carro em pior estado de conservação do seu. Nem vamos falar de quilômetros rodados, pois no mercado de usado é comum o procedimento de adulteração de velocímetros.

Em nossa homepage existem publicadas diversas consultorias que tratam de veículos usados e uma leitura neste material irá contribuir em sua decisão de compra.

Consulte também os sites:

www.fipe.com.br www.molicar.com.br

Você pode verificar quanto vale o carro pretendido e quanto pode pedir no seu veículo. Imprima estas cotações e caso necessário utilize as mesmas em suas tratativas comerciais.

Motor amaciado: esqueça este tipo de argumentação, pois com os motores mais atuais quase que já não existe este chamado período de amaciamento. As montadoras recomendam apenas que nos primeiros km (até 5.000 ou 10.000 km) os motoristas não forcem demais os motores, esticando marchas, reduzindo, etc, etc. Seguindo este tipo de recomendação a vida útil de seu motor será bem aumentada.

Troco ou não troco: você está saindo do carro da entrada da Ford (o correspondente na Fiat é o Uno Mille ou Fiat Palio) e indo para o médio hatch da Fiat (Fiat Brava). Na época de sua oferta no mercado o Ford Focus Hatch competia com este modelo Fiat Brava, ou seja, a melhora é grande e significativa. O mesmo possui maior espaço interno, maior porta-malas a facilidade das quatro portas, etc, etc. Tudo também irá depender de seu perfil de utilização. Se for sozinha, andar sozinha, não viajar com a família inteira, todos aqueles diferenciais do Fiat Brava em relação ao seu veículo atual passam a não fazer sentido a sua pessoa.

Com certeza o novo modelo fará bem para o seu ego, desde que esteja em bom estado de conservação e principalmente a procedência do veículo.

Vamos anexar uma tabela com as especificações técnicas do modelo pretendido, além de dois modelos Ka com motores 1.0 e 1.6 como referência de . Contribuirão ainda mais em sua decisão.

Vamos nos falando,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Quanta gentileza de sua parte ter respondido aos meus questionamentos. Fiquei muito surpresa com a sua solicitude.

Não é fácil encontrarmos hoje em dia, pessoas que de maneira totalmente gratuita, disponobilizam seu tempo para esclarecer dúvidas de leigos do setor automotivo.

Muito obrigada mesmo.

Através da sua ajuda, pude decidir muito melhor sobre o meu próximo investimento.

Valeu,
Luana