Pergunta

Boa tarde,

Gostaria de saber qual seria o procedimento a ser realizado para receber dicas, informações e um comparativo entre a alfa romeo 164 12v e a 164 24v, quais os prós e contras de cada uma delas.

Abraço,

Fabiano P. Azevedo

Resposta

Caro Fabiano,

Aqui vão algumas especificações técnicas sobre os veículos mencionados:

Alfa Romeo 164 12 válvulas:

Motor: 6 cilindros em V, gasolina, dianteiro, transversal
Cilindrada: 2.959 cm3
Potência: 183 CV a 5.600 rpm
Torque: 26,2 kfgm a 4.500 rpm
Tanque: 70 l
Porta malas: 420 l
Peso: 1.530 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,95 seg
Velocidade máxima: 219,1 km/h
Consumo cidade: 8,33 km/l
Consumo estrada: 10,82 km/l
Consumo médio: 9,71 km/l

Fonte das especificações: Revista Quatro Rodas edição 401 – dez/03

Alfa Romeo 164 24 válvulas:

Motor: 6 cilindros em V, gasolina, dianteiro, transversal
Cilindrada: 2.959 cm3
Potência: 215 CV a 6.300 rpm
Torque: 28,6 kfgm a 5.000 rpm
Tanque: 70 l
Porta malas: 454 l
Peso: 1.507 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,11 seg
Velocidade máxima: 230,8 km/h
Consumo cidade: 7,57 km/l
Consumo estrada: 11,03 km/l
Consumo médio: 9,19 km/l

Fonte das especificações: Revista Quatro Rodas edição 420 – jul/05

Pelos números acima já dá para você ter uma idéia das diferenças entre os modelos.

Talvez também haja algo relacionado a acessórios pois um modelo foi oferecido ao mercado a partir de 1991 e o outro chegou apenas em 1995.

O que podemos dizer do veículo.

Foi um dos primeiros modelos importados a desembarcar no País. A Fiat aproveitando desta situação chegou a cobrar US$ 130 mil pelo modelo. Em 1995 com a maior competitividade de oferta no mercado, principalmente aqueles BMWs série 3, sonho de consumo de qualquer mortal, o Alfa Romeo 164 24V (0 km) era oferecido por apenas US$ 55 mil.

Resultado: a Fiat ganhou muito dinheiro com as primeiras vendas, mas o modelo logo caiu no descrédito de um carro de grande desvalorização no mercado, desvalorização esta ocorrida em moeda americana. Imagine quem pagou 130 mil dólares pelo veículo e teve a oportunidade de compra-lo novamente por menos da metade do preço. No mínimo teve a impressão que fora roubado.

O modelo representa um veículo desenhado pelo estúdio Pininfarina e só isto já seria um atestado de um design muito bonito e elegante. Representava o top de linha da marca Alfa Romeo em nosso mercado.

Hoje em dia este veículos são cotados com valores muito baixos e nos faz parecer uma excelente relação de custo / benefício. Até pode ser verdade desde que você não precise dos chamados serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Qualquer necessidade nestes itens acabará justificando aquela suposta excelente relação de custo / benefício.

Manter um carro importado é difícil. Manter um carro importado, que vendeu em reduzido número, é mais difícil ainda. São poucas as revendas Fiat que ainda mantem a bandeira Alfa Romeo em sua oferta de vendas e serviços. Tudo isto acaba justificando aquele preço tão reduzido, para os modelos disponíveis no mercado.

Ainda assim estamos falando de um Alfa Romeo, ou seja, carros movidos pela paixão e neste cenário você até pode encontrar alguma relíquia disponível do tipo, pouco rodado, muito bem conservado, com o plano de manutenções preventivas executado em revendas autorizadas da marca, procedência, etc, etc. Ainda que existe um “over price” por conta deste cenário mais favorável pode ser uma boa opção de compra, deste que o mesmo seja aquele carro de final de semana, de garagem, apenas para curtir. Se for para o seu dia a dia, esqueça, os problemas do pós-vendas, uma maior necessidade de revisões e trocas de peças, irão deixa-lo louco e com o orçamento bastante comprometido.

Tudo irá depender de seu perfil de utilização. Um Alfa Romeo será sempre um Alfa Romeo, considerando ainda aquele modelo chamado de “La Machinne”.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Nelson
em primeiro lugar muito obrigado pelas informações técnicas sobre os dois modelos.
achei o site através do www.cade.com.br
achei a idéia e a proposta do site excelente, participo de alguns fóruns e com certeza posso dar como dica ao pessoal que tem dúvida sobre carros.
Abraços
Fabiano