Pergunta

Prezados Senhores

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelo serviço de consultoria oferecida ao internauta e se possível, gostaria da vossa opinião a respeito do Toyota Bandeirante, ano 82, no valor de 18.000,00 reais (necessita de pequenos reparos na lata).

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagem desse tipo de veiculo em relação a cidade e também se seria um bom negocio, considerando consumo, manutenção e conforto, em relação ao corsa 2001, modelo 2002.

Desde já lhes agradeço pela resposta,
Atenciosamente,

Adão Moraes.

Resposta

Caro Adão,

Se você tivesse perguntado sobre o Toyota Bandeirantes a ser utilizado durante os finais de semana e algumas trilhas talvez o mesmo fizesse sentido a sua pessoa. Quando você compara o mesmo, com o seu veículo atual, nos leva a crer que pretende realizar a troca e é isto que nos preocupa.

Coincidentemente fui proprietário de um Toyota Bandeirantes ano 95, ou seja, um cenário completamente diferente do seu em termos de veículos, pois o mesmo já possuía um motor japonês Toyota, direção hidráulica, etc, etc. Já sofria em termos de conforto e dirigibilidade, imagine a sua pretensão de compra que representa um modelo 82.

Existe uma história que diz que um Toyota é para a vida toda. Com certeza as partes mecânicas atendem mais estas premissas, pois a lataria do mesmo não demora mais de três anos para apresentar pontos de ferrugens. Ainda que parte desta lenda seja verdadeira (veículo para a vida toda) parte deste período já foi vivido pelo seu veículo pretendido, ou seja, um modelo 82 já representa mais de 22 anos de vida.

Preço: no mercado dos utilitários esportivos e veículos 4×4 preços dos veículos é mera referência. O que vale mesmo é o estado geral do mesmo, a conservação, o perfil de utilização do proprietário atual, a procedência, etc, etc. Eu mesmo tenho um veículo 4×4 ano 97 com apenas 9.000 milhas. É velho em termos de ano do veículo, mas é novíssimo em termos de conservação, estado geral, nunca fez trilhas, único proprietário, etc, etc.

Quem sabe esta sua Toyota Bandeirantes não é um desses veículos mosca branca do mercado. Ainda assim estamos falando de um modelo 82 e isto nos preocupa bastante.

Vale lembrar que a linha Toyota bandeirantes deixou de ser produzido em terras locais e ainda que o modelo tenha sido vendido com grande sucesso e possuir mecânica Mercedes-Benz (a maioria dos veículos) a tendência é de uma maior dificuldade operacional quando o assunto for serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

Você já dirigiu um Toyota Bandeirantes ??? Pergunto isto pois muita gente tem o sonho de comprar um Jeep desses e não sabe o que isto representa. A linha Bandeirantes foi lançada em nosso mercado em 1954. Durante todos estes anos o veículo pouco mudou ou pouco evoluiu. Você pode comparar a evolução desta família de veículo Toyota analisando o Toyota Land Cruiser atualmente oferecido pela Toyota em nosso mercado. O nosso Bandeirante é o irmão mais velho (bem mais velho) deste Toyota Land Cruiser. Land Cruiser significa cruzador da terra, desbravador e no inicio da oferta do modelo em nosso mercado, traduziram Land Cruiser para Bandeirantes que representaram os nossos desbravadores (Automoveldicas também é Cultura).

Nossa sugestão inicial seria para um teste drive no modelo pretendido. Se o mesmo atender as suas expectativas em termos de dirigibilidade e conforto poderá evoluir um pouco mais. Acreditamos que após esta fase do processo você irá desistir de sua compra.

Economia: estamos falando de um veículo a diesel e isto sempre representará uma economia em relação a um veículo gasolina. Ainda assim a diferença de preços entre gasolina e diesel diminuiu bastante e seu carro atual é bastante econômico, ou seja, será que existirá tanta economia assim……..

Riscos de roubos: um Toyota Bandeirantes devido a motorização a diesel é sempre mais visado. O modelo pretendido deve ser daqueles que pega no tranco, ou seja, não precisa de chave para fazer funcionar. Você não vai conseguir fazer seguro, deverá se preocupar onde vais estacionar o mesmo, ou seja, sendo o único carro da família, com certeza irá arrumar preocupações maiores a sua pessoa.

Depois de tudo isto talvez você já deve estar nos xingando por estragar seu sonho de consumo. Ainda assim o nosso papel é de apenas contribuir no processo.

O meu Toyota Bandeirantes foi o melhor negócio em veículo já realizado. Comprei o mesmo em 95 (0 km) por R$ 27 mil reais. Rodei dois anos com o mesmo 37 mil quilômetros, e vendi dois anos depois por R$ 24 mil reais. Depois de um anuncio nos classificados de veículos de um grande jornal de São Paulo, recebi 42 ligações de potencias compradores do modelo. Naquela época o Toyota Bandeirante ainda vivia da fama e era produzido. Em 1995 a Toyota produziu apenas 750 veículos da família Bandeirantes. Dá para perceber que este volume não paga a conta a não ser que o mesmo fosse oferecido com valores muito elevados. Com a liberação das importações os modelos Bandeirantes perderam competitividade. Somente como exemplo a Toyota produz mais de 35 mil unidades / ano de seu modelo Toyota Corolla, em Indaiatuba. Continuar oferecendo a linha Bandeirantes ao mercado era impossível…….

Com a chegada destes novos Sport Utilities importados percebemos que o nosso velho Toyota Bandeirantes parou no tempo. Representava uma verdadeira carroça quando comparado a estes projetos mais novos de veículos, muitos deles derivados da própria família Toyota (Land Cruiser) aqui produzido.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Prezado Sr. Nelson

Gostaria muitíssimo de lhe agradecer pelo seu parecer. Também gostaria de elogiar principalmente dois pontos, o primeiro foi a agilidade na resposta e o segundo a clareza nas informações.

Em relação a minha pergunta, percebi muitas coisas que não estava levando em consideração, principalmente o item segurança e a dificuldade em fazer um seguro para a carroça, digo fubica. Na verdade eu sempre tive uma queda por veículos antigos, mas como o Sr. bem colocou, existe uma diferença entre se ter uma relíquia para fins de semana e um carro popular para o dia a dia. Então eu vou aguardar um pouco e futuramente, resgato esse projeto.

Encontrei seu site através do google, quando estava procurando mais informações sobre o Toyota Bandeirantes.

Mais uma vez eu lhe agradeço e parabéns pelo seu trabalho.

Atenciosamente,
Adão.