Pergunta

Olá!
Venho parabenizar esse site que descobri ao acaso.

Com certeza esse site vai crescer muito e muita gente vai falar bem dele ainda!
Parabéns! Já recomendei para vários amigos!

Eu li várias consultorias e venho pedir uma opinião de vocês: – Entre um Brava SX 2001/2002 e um Siena 1.0 Flex 0Km básico, pelo mesmo preço, qual seria a melhor compra?

Considerando que o Brava é completo, de único dono, pessoa conhecida, revisões feitas em concessionária, aprox. 16 mil Km rodados realmente originais ?

Considerem também que rodo aprox. 20 mil Km por ano e que o custo do combustível, o custo do seguro e probabilidade de sofrer um assalto ou sequestro relâmpago “pesam” para mim. (será que o Brava chama muito a atenção?)

Não quero mais nada. né?! 🙂

Bom, se puderem opiniar, fico muito agradecido!
Aliás, independente disso, já fico muito agradecido pelas consultorias que já li!
Abraços e sucesso nesse execelente site!!!

Rodrigo F. De Souza

Resposta

Caro Rodrigo,

Conforme mensagem publicada em nossa homepage (canal fale conosco) nossos trabalhos de consultorias automotivas são a partir de março / 05 exclusivos dos Associados Automoveldicas e Segurados Automoveldicas.

Ainda assim em seu caso em específico vamos dar uns palpites.

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida.

Se você já leu alguns de nossos trabalhos perceberá que sempre recomendamos a compra de um automóvel o mais novo possível quando o assunto é o mercado de usados. Em condições normais, supostamente o carro mais novo, sempre estará em melhores condições do que um usado.

No seu caso em especifico um ponto a favor da opção Fiat Siena, pois além de mais novo o mesmo é o km, ou seja, durante um ano você tem a quem reclamar pois estamos diante do período de garantia da montadora.

Pelas características apresentadas para o modelo Fiat Brava, também nos parece uma daquelas “moscas brancas” do mercado, ou seja, pouco rodado, com procedência, único dono, revisões realizadas em revenda autorizada, baixa quilometragem de verdade, etc, etc. O fato do mesmo já ter sido descontinuado poderia representar um problema, mas com certeza você já está ganhando a maior desvalorização financeira por conta deste término de produção.

Não sei quanto você está pagando por este Brava, mas como o valor é o mesmo do Siena 1.0 bi-combustível, a princípio começo a imaginar que o Brava deva estar um pouco super valorizado. Ainda que o mesmo tenha todos aqueles atributos, será que o mesmo está corretamente cotado. Hoje em dia já não existem “preços mais caros” por conta destes diferenciais, o que existe é uma maior facilidade na comercialização quando o mesmo tem estes atributos.

Consulte os sites o preço do veículo tencionado, versus a pedida deste no mercado de usados:

www.fipe.com.br
www.molicar.com.br

No molicar você terá a oportunidade de lançar algumas informações adicionais, garantindo uma cotação ainda mais precisa. Como o carro possui diferenciais favoráveis, permitirá perceber quanto será esta diferença de preços por conta destes. Não desperdice cotações, pois são apenas 5 cotações ao dia.

Siena básico: pelo jeito o modelo não contempla o ar condicionado. Se o Brava tiver este equipamento, um ponto positivo para este. Se o Brava não tiver ar condicionado, começa a fazer sentido a compra do Siena. Talvez este item seria um ponto bem considerado e importante na escolha da compra. De item de conforto o ar condicionado passou a ser considerado um item de segurança. No mercado atual é quase que inconcebível um carro “não popular” com a ausência do ar-condicionado. Se este Brava não possuir tal item, com certeza sua opção de compra estaria descartada.

Resumo até aqui:

Se o valor do Brava estiver correto e o mesmo tiver ar condicionado, pode representar uma boa opção de compra.

Fiat Siena 0 KM motor 1.0 bi-combustível: ainda que básico tem a vantagem da garantia de fábrica, ser 0 km, você é o primeiro dono, etc, etc. Lembre-se daquele ditado que o melhor veículo é o 0 km, aquele que você será o primeiro a dirigir, aquele que você tem há quem reclamar……..

Seguro: um seguro de mercado tem valor referência de 6% a 8% do valor do bem. Acredito que ambos os modelos irão atender estes quesitos. Como estamos falando de bem com valores parecidos, existe empate técnico. Talvez algumas seguradoras já estejam cobrando um pouco há mais pelo modelo descontinuado, pois em casos de sinistros, seu reparo será sempre mais difícil.

Assalto relâmpago: esqueça este negócio de carro no caso de assalto relâmpago. Já foi o tempo que os caras procuravam os usuários de carros mais caros. Infelizmente nos dias de hoje todos estamos vulneráveis a este tipo de situação. Até acredito que com o veículo mais novo (0 km) a sua visibilidade e exposição neste tipo de situação seja um pouco maior, quando comparado ao descontinuado Fiat Brava.

Qual veículo comprar: como mencionei de início a pergunta é difícil de ser respondida e talvez em vez de contribuirmos, deixamos você ainda mais confuso.

Particularmente pensaria no modelo 0 km e se possível, faria um esforço terrível para comprar o mesmo com o ar-condicionado instalado de fábrica. Nem pensar em comprar o veículo sem ar condicionado e instala-lo na seqüência, mesmo que seja em revenda autorizada da marca.

E o Brava como fica ??? Fica como segunda opção, considerando ainda que o mesmo tenha um preço justo e a presença do ar condicionado instalado. Caso contrário, esqueça……..Calor por calor, insegurança por insegurança, tenha e rode com o seu veículo 0 km……..

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Caro Nelson,
fico muito agradecido pelas suas orientações, principalmente pelo fato de ter me atendido mesmo após as mudanças no site em relação ao serviço de consultoria. Muito obrigado!

Respondendo às perguntas:

Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou >outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos >adicionais, que se fizerem necessários.

A atenção prestada ultrapassou minhas expectativas.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

Ótima! Como todas as consultorias que eu li. Não há preguiça/medo de escrever! Dai os textos são claros, detalhistas e muito bem escritos. Com isso, o leitor aproveita a informação de maneira integral, como se tivesse conversado ao vivo com o consultor. Muito bom!
É raro encontrar pessoas que escrevam de maneira clara hoje em dia.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Foi ao acaso. Eu procurava no Google pela seguinte palavra-chave ” Brava Siena 1.0 comparativo”, ou algo assim…

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a >divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Com certeza! Vocês tem um material MUITO bom no item consultorias, que com certeza vai atrair muita gente para o site. Já está no meu bookmark!

Obrigado e sucesso!!
Rodrigo