Pergunta

Nelson, tudo bem?

Desculpe te importunar, mas confio nas tuas opiniões automobilisticas.

Pois bem, tenho uma verba de 66mil para escolher um carro pela Empresa e depois de 3 anos, esse carro vira meu e posso vender para dar de entrada no outro. Portanto, nao gostaria de comprar um carro micado.

Queria uma ajuda, se nao for pedir demais:

1. Pensei nas seguintes opcoes:

A. Pajero TR4
B. 307 SW
C. Fusion
D. Civic
E. Fielder

Do ponto de vista de micagem, acho que o fusion vai ser pior para revender, ne? Mas fiz o test drive e adorei o carro. Um puta porta malas (essencial, pois sempre levo a bike no carro). O Civic ja descartei justamente por causa do porta malas.

Quanto a Fielder, acho que ja esta um pouco ultrapassada, e deve mudar em breve, nao? E por dentro, eh muito pobre…

A 307 e o maximo, mas garantia de 1 ano somente e tambem acho que vai ser um mico revender, nao?

Se fosse voce, o que voce escolheria??

Ah, nem te falei, tenho que vender meu vectra, so que ninguem quer comprar!!!!

abração,
Misaki

Resposta

Caro Misaki,

Inicialmente fico contente com a recolocação do amigo e percebe-se que o mercado de trabalho está aberto para quem se preparou para o mesmo.

Em relação ao seu questionamento, aqui vão algumas considerações:

# Honda Civic: é nitido que a montadora resolveu prestigiar o espaço interno (é um dos maiores da categoria quando o assunto é espaço para os ocupantes traseiros) frente ao comprometimento do espaço no porta-malas. Não há como negar que o novo Civic é um dos importantes “players” do segmento dos sedans médios e no seu caso em específico como o espaço de porta-malas é premissa a realização do negócio acaba sendo descartado.

# Ford Fusion: é dificil dizer qual é o nosso sonho de consumo do potencial comprador do sedan médio, ou seja, será o Ford Fusion ou novo Honda Civic. Como o mesmo é importado do México e ambos os países possuem acordo bilateral de comércio o mesmo acaba sendo ofertado numa excelente relação de custo / benefício. Até acho que o modelo se enquadra numa categoria acima destes Sedans médios (Toyota Corolla, GM Vectra, Renault Megane, entre outros) disponíveis em nosso mercado.

Pode comprar sem receios, pois a procura pelo usado tende a se repetir o que ocorre hoje no mercado de novos, ou seja, todos querem.

# Toyota Fielder: ainda que a Toyota afirme que seu modelo não caresse de mudanças estéticas, o mesmo vende tanto quanto os dois anteriormente citados, todo este sucesso é apoiado em estratégias de vendas oferecendo descontos corporativos, finaciamentos, bancos de couro, patrocínio da Formula 1, versões especiais, televisões de brinde, etc, etc. Nos dias de hoje jamais compraria um Toyota Corolla Sedan e neste raciocinio a Fielder acaba resultando na mesmadecisão, mesmo que no segmento das Stations Wagons maiores, são menores as opções de compra. Ainda assim estamos falando da mesma familia de veículos, ou seja, aquela mudança de estilo, ou aquele pequeno face lift previsto será aplicado a todos. Descarte.

# Peugeot 306 SW: a familia 306 recentemente foi reestilizada e agora toda esta é fabricada no pais vizinho (Argentina). No segmento dos Hatchs médios o Peugeot 307 é sem dúvida a nossa escolha (ganha longe do VW Golf, Fiat Stilo, GM Astra, Ford Focus, entre outros). A SW tem os atributos do irmão menor com o espaço interno que você necessita.

# Mitsubishi TR4: se sua bike cabe no veículo tem a vantagem da tração 4×4, ou seja, como a idéia e juntar dias de semana (on road) com finais de semana (off road) esta opção de compra é a única que oferece tal diferencial. Recentemente o modelo foi remodelado, ou seja, o seu risco de mudança de estilo é bem menor. Como você pretende ficar três anos no esquema pessoa jurídica para depois comprar o mesmo, estes modelos recem estlizados levam vantagem em sua decisão final de compra.

Não deixe de ver o GM Tracker que a GM resolveu trazer de volta para o nosso mercado. Não que seja melhor que o Mitisubishi TR4, mas na feira de automovel a montadora oferecia um modelo a gasolina, tracionado, por apenas R$ 58.000,00, ou seja, uma excelente relação de custo benefício.

A decisão final é dificil, mas agradável. Particularmente optaria pela Peugeot SW 306, pois não teria a necessidade da tração, para depois pensar no Mitsubishi TR4.

Não compraria um Sedan Médio, não combina com o meu estilo, mas se tivesse que optar por um modelo deste segmento, com certeza o Ford Fusion seria nossa primeira opção de compra. Pena que as cores prata e preto são as únicas, até o momento oferecidas ao público. O sucesso de vendas fará a montadora repensar tal estratéia pois no mercado de veículos, principalmente dos novos, “fugir do rebanho” é estratégia de vendas. Imagine o seu amigo com um carro igual ao seu e o que é pior da mesma cor……

Se este Ford Fusion for a sua decisão de compra, não deixe de incluir em sua lista de potencias modelos o novo VW Jetta a ser oferecido nos próximos dias. Representa a geração V de nosso Golf, não disponível em nosso mercado, montado sob a plataforma de um Sedan médio. Irá dar trabalho para a concorrência. Também será importado do México, resultando numa excelente relação de custo / benefício ofertada.

Abraços e vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento