Pergunta

Boa tarde, gostaria de algumas sugestões para compra de um 2º carro.

Tenho planos de comprar um 2º veículo para dias de rodízio e pequenos passeios de finais de semana.

Sempre fui apaixonado por veiculos com motorização potente (06 cilindros, etc).

Tambem não quero fazer grandes investimentos.

Seria um bom carro velho para curtir e quebrar o galho nos dias de rodizio.

Moro perto do trabalho tambem.

Pensei numa Ranger 97 v6, num toyota Camry 93 v6, num omega CD 93/94 3.0 ou num ford taurus 97.

Qual sua opinião sobre estas opções ?

Abraços ao Nelson
Eduardo Sérgio( Dundun )

Resposta

Caro Eduardo,

Há quanto tempo que não nos vemos. Vê se aparece num desses eventos sociais da turma. Quando estiver pelos lados de Jundiaí, não deixe de nos fazer uma visita. Venha de tanque vazio pos garantimos combustível de qualidade e com preço muito justo.

Agora vejamos as suas considerações:

Não há dúvidas que dentro das opções apresentadas o modelo Ford Ranger seria a melhor de todas.

Tal cenário é baseado nos seguintes fatos:

# Ainda que o modelo seja produzido no País vizinho (Argentina) o mesmo fora vendido (e ainda continua) com grande sucesso em nosso mercado e isto acaba representando um melhor cenário das atividades de pós-vendas (manitenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição, mão de obra especializada, opçoes de oficinas mecãnicas, etc, etc).

# Você pensou em um segundo veículo e como o primeiro já representa um modelo no segmento dos automóveis, por que não variar um pouco e ter uma pick-up em seu portifólio automotivo. Sendo o segundo veículo, mesmo que apareça aquela situação da necessidade de mais de duas pessoas em seu veículo, você terá um plano B, ou seja, utiliza o seu automovel. Considerando ainda que o mesmo destina-se aos finais de semana pode propiciar outras alternativas como o transporte de motos, bicicletas, cargas maiores, etc, etc.

# Uma pick-up sempre tem aquele apelo de veículo para pessoas mais jovens, que coincide em parte com o seu perfil.

# Uma pick-up sempre será considerado um veículo “fuja do rebanho” e com certeza depois de possuir a mesma esta passará a ser considerada o seu primeiro veículo. Quem dirige um Sport Utility ou uma Pick-up, dificilmente retorna para os chamados carros de passeio. Estes veículos maiores trazem uma certa segurança principalmente nos trânsitos das grandes cidades. Ainda que seja mais difícil a sua condução quando comparado aos veículos de passeio, não chega ao absurdo de uma F250 cabide dupla ou algo deste segmento acima.

Vejamos agora algumas considerações em relação aos outros modelos:

# Toyota Camry 93: há anos Toyota Camry e Hona Accord disputam a posição de sedan familia mais vendido no mercado americano. Só isto já seria suficiente para atestar a qualidade de ambos.

Ainda assim estamos no Brasil e este modelo Toyota fora importado em menor quantidade representando um certa dificuldade no pós-venda do mesmo. Os quatro anos de diferença (93 x 97) entre os modelos acima pretendidos podem fazer uma grande diferença quando o assunto é carro usado. Existem excessões entretanto em teoria este modelo Toyota tende a estar em pior estado que a Pick-up pretendida. Uma boa avalição em ambas opções de compra (histórico do veículo, conservação, plano de manutenções, procedência, etc, etc) é que poderá comprovar tal cenário.

# Ford Taurus 97: você euloqueceu ??? Que carro é este. Será aquela coisa horrível, com vidros redondos, parecendo uma espaçonave com rodas. Esqueça….Vendeu pouco em nosso mercado, o mesmo já fora descontinuado no mercado americano e por estes lados fora substituído pelo sucesso de vendas que se chama Ford Fusion. Agora asim podemos dizer que a montadora possui uma excelente oferta no segmento dos sedans médios, ainda que este tal de Fusion pareça um veículo maior. Como o mesmo é importado do México, com taxas bem reduzidas, devido ao nosso acordo comercial com este País o modelo é ofertado numa das melhores relação de custo / benefício do mercado. Ainda assim esta não é sua intenção de compra e fica aqui apenas o registro de uma excelente opção de compra futura.

# Omega CD 93/94: o mesmo já fora sonho de consumo de muitos pois representava o top de linha da montadora GM em nosso mercado. Quando o mesmo passou a ser importado da Australia e geração sofreu uma grande mudança e estes modelos mais antigos perderam um pouco o seu apelo. Também estamos diante de uma opção com quase 14 anos de vida, ou seja, sem apelo e com riscos de um carro mais antigo. Não recomendo.

Amigo Eduardo,

Pelas opções apresentadas percebemos que estamos diante de oportunidades comerciais e não opções de compra. São carros totalmente distintos e que devem apresentar valores bem próximos, no mercado de usados. Não procure veículos por faixa de preço. Pense nos segmentos de mercado (sedans, picapes, sport utilities, médios, hatchs, esportivos, etc, etc), pense em suas possibilidades financeiras (orçamento previsto) e depois procure as opções dentro deste cenário. Fica bem mais fácil acertar e fazer um melhor negóio.

Com certeza a Pick-up Ranger é a melhor opção de sua lista de possibilidades. Se você decidir pela mesma, passe a considerar outras oportunidades comerciais dentro deste segmento. Quem sabe não encontra uma S10 mais nova, uma L200 mais em conta, uma Frontier mais bacana ou mesmo uma outra Ford Ranger……

Vamos nos falando,

Abraços,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento