Pergunta

Olá Nelson, tudo bem?

Rafael e gostaria de uma sugestão sua.

Bem, tenho um astra 00/00 2.0 gls completo + teto.

Meu irmão tem um vectra 98/98 gls azul….

Ambos temos o mesmo desejo, que é adquirir um A3…

Essa semana fomos ver uns modelos do A3 para realizarmos a troca.

Entao ficou estabelecido o seguinte.

Dariamos os 2 carros em troca do Audi no valor aproximado de 42~43 mil reais.

O que vc me diz quanto a isso…. visto que o modelo parou de ser fabricado o no Brasil e só vem importado do modelo novo, isso vai fará o preço dele caia, bem como o seu comércio ???????

Está é minha dúvida, será que perderei muito nesse tipo de negócio… ???

A depreciação desse modelo será rápida ????

Muito obrigado pela atenção,

Aguardo contato…
Abraço,
Rafael Martins

Resposta

Caro Rafael,

Vou começar respondendo ao seu questionamento com o que fora publicado no último domingo, dia 22 de bril de 2007, no Jornal Follha de São Paulo, Caderno Veículos 2:

” Novo, A3 encalha; usado, desvaloriza:

Manutenção, peças e seguro muito caro tornam Audi brasileiro usado ‘mico’; ainda há 70 unidades 0 km em estoque, financiadas sem juros”.

A matéria apontava a descontinuidade da produção do mesmo desde setembro do ano passado e a partir daí houve uma desvalorização acima da média. Alguns proprietários informam que para vender o seu modelo precisam praticar preços até 25% há menos do que é publicado na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – www.fipe.org.br ).

Dois outros fatores são apontados para justificar tamanho desinteresse pelo modelo:

# Seguro caro: mesmo com o rastreador o seguro quase sempre ultrapassa os 15% do valor do bem. Uma apólice normalmente gira em torno de 6% a 8% do valor do bem.

# Manutenção cara: a reportagem trazia informações de mautenções preventivas, aquelas realizadas seguindo orientação do fabricante, custando algo próximo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) / cada.

Diante do cenário acima, o que podemos dizer:

Talvez você esteja comprando o veículo no melhor momento de mercado quando o assunto é desvalorização do mesmo.

Ainda assim este cenário de desvalorização tende a piorar ou até mesmo aumentar o desinteresse pelo mesmo no mercado de usados, ou seja, numa venda futura será a sua vez de perder dinheiro.

Com 42 ou 43 mil reais talvez existam melhores opções de compra. Pense num Peugeot 307, num Fiat Stilo, ou até mesmo num VW Golf, ainda que esta última opção também tenha um alto valor de seguro associado. Não representam melhores veículos que sua primeira intenção de compra (Audi A3) entretanto pertencem ao mesmo segmento de veículos (Hatchs médios) e não sofrem tanto desta descontinuidade da produção já ocorrida.

Uma outra consideração a pensar é o fato de trocar dois veículos por um. Será que vocês estão fazendo um bom negócio. Não existe a necessidade de dois carros na familia. Ser sócio em carro é a pior coisa que existe.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Boa Tarde Nelson …

Muitissimo obrigado pelas informações… estarei re-pensando sobre o assunto/carro.

Pra falar a verdade minha intenção seria um Golf 2005 ou um 307, porém como não depende somente da minha decisão ficou definido o A3.

Mais estarei passando essas informações a meu irmão para então re-pensarmos o que vamos fazer.

Já tinha ouvido falar nessa desvalorizaçao do audi (uma pena né) pois é um baita carro. Quanto a sociedade de carro, sei que é complicado, porém tinhamos definido que após trocar os 2 carros iamos pegar outro para nao ficar na mão, um modelo mais enconta.

Nelson, caso surgir mais alguma matéria relacionada com o Audi, peço por gentileza que me encaminhe se possível.

Por enquanto agradeço a atenção.

Um abraço,
Rafael.