Pergunta

Prezado senhor Nelson,

Navegando pela internet à procura de informações, conheci o seu endereço eletrônico.

Acredito que o senhor pode me orientar.

Pretendo comprar um Brava 2002 GL, completo de uma amiga.

Seu carro está em excelente estado, inclusive com o plástico do banco traseiro.

Tem somente 15 mil km. Ela é única dona e quase não o usa.

Pede aproximadamente 22 a 23 mil reais.

Penso em comprar para o uso diário. Rodo aproximadamente 30 km/dia.

Já me falaram do problema da correia dentada.

Qual a sua opinião?

Agradeço,
LAEZ BARBOSA DA FONSECA

Resposta

Caro Laez,

Hoje você já é dono de um bom carro entretanto um veículo descontinuado. Diante deste cenário acredito que o fato do modelo Brava também já ser um veículo descontinuado nãi faça difernça a sua pessoa.

Você também já está lucrando com a desvalorização sofrida pelo modelo devido a descontinuidade de sua produção em terras locais. Resta saber se o valor pedido pelo carro está dentro de uma faixa de mercado.

Verifique este valor no site da Fipe (www.fipe.org.br) . Representa um importante instituto de pesquisa muito utilizado pelas seguradoras e financeiras do mercado quando o assunto é mercado de carros usados.

Correia dentada: a Fiat carrega mesma esta síndrome do problema da correia dentada. Perceba que é um item como outro qualquer, passível de falhas, ou seja, se você seguir a recomendação do fanricante em relação a este (verificação constantes e troca, acho eu, com 60 mil km) não terá nenhum tipo de problema.

O importante em sua opção de compra é que você encontrou um carro com procedência, pouco rodado, mesmo sendo do ano de 2002. Como o seu veículo atual é de 1998, representa um salto quando falamos em atualização de veículo no quesito idade do mesmo. É difícil encontrar um veículo ano 2002 com tais características. Talvez até justifique um pouco uma pedida um pouco superior ao que você pode encontrar na tabela Fipe e nos final você é que deverá saber se este sobre preço é válido a sua pessoa.

Psquise também no site www.webmotors.com.br quanto estão pedindo por uma situação comercial parecida com a sua. Se for muito abaixo você terá até argumentos para tentar uma melhor negócio a sua pessoa.

A procedência, a pouca quilometragem, o plástico no banco traseiro são diferencias que podem justificar um aumento de preço ou mesmo uma negociação mais rápida, mas o fato do veículo já ter sua produção encerrada é um forte argumento a seu favor. A procura pelo mesmo, no mercado de usados também já diminuiu, ainda assim estamos falando de um bom veículo, com um relativo sucesso de vendas em nosso mercado e com uma rede de autorizadas e um mercado paralelo aptos ao serviços de pós-vendas ao mesmo (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

Se tudo o que foi dito é verdade, pode comprar sem receios.

Sucesso e boa sorte com o seu novo veículo, seja este Fiat Brava ou outro qualquer.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento