Pergunta

É verdade que o Peugeot 206 vai sair de linha?
Alexandre Bezerra

Resposta

Caro Alexandre,

Seu questionamento é um pouco dificil de ser respondido entretanto vamos a algumas considerações que podem mostrar o cenário futuro da linha Peugeot 206 no Brasil.

Importante ressaltar que no mercado Europeu a Peugeot já oferece a sua familia 207 sucessora da familia 206, entretanto esta oferta é justificado pelo fato de ser um mercado muito mais competitivo em termos de ofertas disponiveis, ouseja, para você fazer sucesso no mesmo você precisa estar sempre atualizado.

No Brasil, com a entrada de novos fabricantes esta situação também começa a ocorrer. Veja o exemplo do Toyota Corolla no segmento dos sedans médios. De junho de 2002 até agora sempre foi o campeão de vendas no segmento em que atua. Entretanto nos últimos meses, para conseguir tal feito a montadora japonesa tem que oferecer situações específicas para avalancar as vendas do modelo tais como prêmios adicionais (televisores), taxas subsidiadas nos financiamentos, apólices de seguros mais em conta, lançamentos de versões especiais junto ao patrocínio de eventos de grande visibilidade (grande prêmio Brasil de F1), etc, etc. É bem verdade que no segmento dos sedans médios temos outras boas alternativas de compras e ainda que o Toyota Corolla representa um excelente veículo não podemos deixar de considerar o GM Vectra, VW Jetta, Nissan Sentra, Ford Fusion, Renault Megane e o mais preferido do momento, o Honda Civic.

A Peugeot também já vem inventando artifícios para manter sua linha 206 com mais atrativos, ou seja, numa melhor relação de custo / benefício. Recentemente lançou um modelo com teto solar (Peugeot 206 Moonlight). Agora disponibiliza um cambio automático numa segmento de veículos que pouco teve a oferta de tal item. Representam estratégias para tentar seduzir potencias clientes frente aos novos modelos da concorrência (VW Fox, VW Polo, Fiat Palio, Ford Fiesta, entre outros) estes todos recem estilizados e as vezes representando inclusive a disponibilidade de uma nova geração de uma familia de veículos.

Vejamos agora os números vendas que em parte justifica ou não, ou pelo menos direciona a descontinuidade da produção de uma familia de veículos.

# Peugeot 206 Hatch:

Abril / 2006: 2.335 unidades emplacadas
Abril / 2007: 2.597 unidades emplacadas (alta de 11,22% em relação ao igual período)

Janeiro a abril de 2006: 10.651 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 9.609 unidades emplacadas (baixa de 9,78% em relação ao igual período)

# Peugeot 206 SW (station wagon)

Abril / 2006: 1.011 unidades emplacadas
Abril / 2007: 1.262 unidades emplacadas (alta de 24,83% em relação ao igual período)

Janeiro a abril de 2006: 4.637 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 5.070 unidades emplacadas (alta de 9,34% em relação ao igual período)

Quando pensamos em descontinuidade de linha devemos avaliar todos os veículos montados sobre esta plataforma e neste caso em específico a Peugeot 206 SW precisa fazer parte da avaliação.

A que conclusão chegamos através dos números acima:

# O modelo Peugeot 206 perdeu um pouco o ser “market share” considerando os quatro meses acumulados de 2007 em relação a 2006, entretanto na avaliação isolada de abril de 2007 este resultado já é melhor que em 2006. Nitidamente mostra que a montadora percebeu tal situição e criou artifícios para reverter esta “perda de mercado”. Com certeze este modelo moonlight faz parte da estratégia de retomada, bem como outras novidades que teremos no decorrer de 2007.

# O modelo Peugeot 206 SW vai muito bem e representa uma das poucas alternativas no segmento em que atua (peruas pequenas). A outra importante opção neste segmento é a Palio Weekend e como ainda não teve sua imagem modificada, como aconteceu como o Palio Htach, geração IV, deve estar sofrendo da “síndrome da mudança do estilo” nos próximos meses. Isto acaba sempre reduzindo os volumes de vendas e neste cenário o modelo Peugeot 206 SW passa a lever vantagens.

Particularmente e veja bem é uma opinião muito particular, eu não acredito que a montadora considere a descontinuidade da linha Peugeot 206 e a introdução da linha 207 em nosso mercado, diante dos números acima. As vendas da familia 206 continuam bem e tudo indica que repetirão o exercício 2006. Introduzir uma nova linha de produtos representa pesados investimentos e quando mais uma linha é ofertada (familia Peugeot 206) mais dinheiro traz para a montadora, em termos de retorno para o investimento realizado.

Veja o exemplo da Fiat com o velho e bom Fiat Mille. Este já fora lançado no mercado mundial há mais de 30 anos. No Brasil continua vendendo bem, ocupa a quarta posição no ranking de 2007 com 33.247 unidades emplacadas (9,75% há menos que o igual período do exercício anterior com 36.837 unidades), tem o apelo de veículo mais barato do País, etc, etc. Por que descontinuar tal receita de sucesso ainda que muitos questionem a oferta de tal modelo. Com certeza a operação “Fiat Mille” representa uma boa margem de contribuição (maior lucro) no negócio da montadora Fiat no Brasil. O Gol é o outro exemplo similar da montadora concorrente. Esta na primeira posição em volume de vendas, com 66.647 unidades emplacadas em 2007 e mais do que isto com um aumento de 17,17% em relação ao igual período do exercício anterior. Esta nova oferta da familia Gol, recentemente lançada pela VW justifica este aumento de mercado. No exercício anterior, 2006 o modelo campeão de vendas da VW quase perdeu sua liderança de 20 anos de topo para a linha Palio. Algo precisava ser feito e a VW não hesitou…….

Caro Alexendre,

Acho mesmo que vamos ter a linha Peugeot 206 disponivel por mais algum tempo. É pena pois o Peugeot 207 é maravilhoso e já faz muito sucesso no mercado europeu.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento