Pergunta

Vou vender o meu carro atual e pretendo comprar um Megane sedan zero, ao preço de R$ 64.000,00, aut. couro etc.

Qual a opinião de vcs sobre este negócio?

Vou perder muito mais do que perderia nos concorrentes como Civic, Vectra, em termos de desvalorização em 3 ou 4 anos?

grato por vossa ajuda

Antonio Fernando C. Aguiar

Resposta

 

Caro A. Fernando,

Em seu questionamento você já pergunta sofre perdas futuras ou perdas maiores em relação a compra de outros modelos e neste caso em específico será que você já não está se enganando diante de uma suposta boa oportunidade comercial em relação aos veículos da concorrência. Também não existem milagres, ou seja, se você faz um negócio bom no momento da compra, pode até perder um pouco mais numa venda futura.

No caso espefícico do Honda Civic Flex a procura é tanta e a oferta não consegue atender esta demanda que as vezes chegasse a pagar ágio pela entrega do veículo, situação inadmissível no mercado de veículos.

Vejamos algums considerações que poderão contribuir em sua decisão final:

Esta semana um importante Jornal de São Paulo (Gazeta Mercantil) trazia extensa matéria sobre o posicionamento da montadora Renault em terras locais.

O mais importante neste momento erá o lançamento do Logan, modelo de sucesso no mercado Europeu, vendido com sucesso em mais de 50 outros países e uma das estratégias da montadora de se ganhar mercado em terras locais. Representa o terceiro lançamento da marca num total de seis modelos a serem lançados no Brasil. O próximo modelo será uma versão hatch do modelo e talvez tenhamos uma perua e uma picape leve. Com este lançamento a Renault espera dobrar o seu volume de vendas até 2009, utilizando o exercício de 2005 como referência onde foram comercializadas 55 mil unidades.

A rede de concessionários também passou por reformulação incluindo a troca de alguns revendedores. Atualmente a mesma já atinge 145 pontos de vendas e o crescimento previsto representará a abertura de mais revendas autorizadas.

O que tudo isto tem haver com sua intenção de compra.

Importante ressaltar que a Renault está buscando uma “virada” no mercado e tem planos para isto.

O modelo Renault Megane fora lançado no ano passado e sofreu forte concorrência de outros modelos de sucesso, tais como GM Vectra, Hoda Civic e Toyota Corolla.

A fábrica afirma que o Megane brasileiro começa a ter um razoável desempenho de vendas totalizando cerca sde 1.000 unidades mensais. Tal reação é justificada também com o lançamento do modelo Perua da familia Renault Megane (Grand Tour) que com certeza reina sozinha no mercado em que atua, visto que a Toyota Fielder já necessita de uma mudança de estilo.

Outra estratégia adotada pela montadora será o lançamento do modelo Megane Cabriolet a ser importado até o final deste ano e oferecido a um preço próximo de R$ 140 mil reais. Terá como concorrente o Peugeot 307 CC (coupe cabriolet) também importando e sendo comercializado nesta faixa de preço.

Vejamos uns números de vendas que mostram realmente o mercado de veículos:

Segmento sedans médios, alguns modelos, posição até abril de 2007:

Honda Civic (posição 10 dos Top 30):

Abril de 2006: 1.204 unidades emplacadas
Abril de 2007: 3.871 unidades emplacadas (alta de 221,51%)

Janeiro a abril de 2006: 4.844 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 11.246 unidades emplacadas (alta de 132,16%)

Toyota Corolla (posição 13 dos Top 30):

Abril de 2006: 2.600 unidades emplacadas
Abril de 2007: 2.811 unidades emplacadas (alta de 8,12%)

Janeiro a abril de 2006: 10.256 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 10.714 unidades emplacadas (alta de 4,47%)

GM Vectra (posição 14 dos Top 30):

Abril de 2006: 2.710 unidades emplacadas
Abril de 2007: 2.665 unidades emplacadas (baixa de 1,66%)

Janeiro a abril de 2006: 12.373 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 8.502 unidades emplacadas (baixa de 31,29%)

Ford Fusion (posição 30 dos Top 30):

O mesmo aparece na posição 30 dos mais vendidos em nosso mercado (a lista só contempla os 30 mais vendidos no nosso mercado) com 1.144 unidades emplacadas em abril de 2007 e no acumulado do ano de 2007, com 4.042 unidades emplacadas. Em 2006 o modelo não era ofertado em nosso mercado.

Como a Renault atesta que nos volumes de vendas da familia Renault Megane, só agora beiram a casa de 1.000 unidade / mês, é bem provável que no acumulado 2007 até o mês de abril este volume fosse inferior as 4.042 unidades correspondentes ao modelo da Ford, ou seja, não parece na lista dos Top 30 do mercado. Acreditasse que nos futuros volumes de vendas a familia Renault Laguna já tenha uma maior participação de mercado.

A que conclusões podemos chegar:

# Indiscutivelmente o Honda Civic representa, no momento atual, a receita de sucesso do segmento dos Sedans médios de nosso mercado. É o sonho de consumo da maioria.

# A Toyota consegue um fato inédito, ou seja, ainda que seja o mais desatualizado das opções do mercado (tal familia Corolla fora lançada em junho de 2002) a mesma consegue manter os números de vendas do exercício anterior posicionando o modelo como o segundo no mercado. Tal resultado é justificado pela estratégia de montadora de ofererer tal modelo numa excelente relação de custo / benefício, facilidades de pagamentos, promoções, etc, etc. Além disso não ha como negar que trata-se de um exelente produto, que até o lançamento do Honda Civic, reinou sozinho num mercado bem competitivo por mais de 4 anos.

# A GM até fez um certo sucesso com o seu modelo Vectra mas sofreu com o lançamento simultâneo de outros modelos. Recentemente a mesma passou a oferecer versões mais em conta de tal familia Vectra numa tentativa de fisgar potenciais compradores destes outros modelos mais em conta de montadoras com produtos desatualizados.

# Ford Fusion: por se tratar de um modelo importado os resultados de vendas são impressionates. O mesmo parte de valores acima de 80 mil reais, ou seja, era esperado que o volume total de vendas fosse um pouco inferior a estes outros modelos com valores menores de mercado.

# Renault Megane:

Particularmente eu acredito muito no produto e penso que o mesmo só não teve um sucesso maior pois no momento de seu lançamento competiu com outros forte concorrentes, também recem chegados. A mesma situação aconteceu com o GM Vectra, só que a GM sempre teve mais adeptos, mais revendas autorizadas, um melhor posicionamento de mercado, o mercado esperava por algo para o lugar do velho Vectra, como também já espera algo para a linha Astra.

A oferta da Renault Megane Grand Tour, bem como o sucesso da mesma vem a contribuir em muito para o sucesso da marca em nosso mercado. Se este modelo de veículo atender o seu perfil e o mesmo estiver dentro de suas possibilidades financeiras talvez representasse uma melhor opção de compra. Estaria comprando a melhor opção do mercado quando o assunto é “Stations Wagons” médias.

No caso do Sedan médio os números de vendas não atestam este cenário.

Ainda assim vale a ressalva de sua oportunidade comercial, ou seja, com apenas R$ 64 mil reais você está comprando um top de linha que pela informação apresentada vem com bancos de couro e câmbio automático. Com certeza o sucesso de vendas do concorrente, nesta mesma configuração chega perto dos R$ 80 mil reais.

Não existem milagres……. Sucesso de vendas, são na maioria das vezes ofertados com preços sugeridos pelos fabricantes. Já, retomadas de mercado, estratégias comerciais, posicionamento de mercado, são avalancadas por benefícios e vantagens aos potenciais compradores e com certeza você está diante de uma dessas boas oportunidades comerciais.

A decisão final é sua.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br

 

Agradecimento

Nelson

Obrigado por sua atenção.

Realmente parece ser o melhor custo beneficio dentre os sedans.

Só falta ar digital.

Valeu.

Cordialmente
A. Fernando