Pergunta

Olá

Quero trocar o meu peugeot 206 1.6 2p 2003 por um carro de manutenção mecânica barata, e estou em dúvida entre o peugeot 1.4, o fox city 1.0 e o pálio 1.4

Qual desses vc me recomendaria?

Se puder me responder, também gostaria de saber qual a melhor periodicidade para se trocar o carro em uso por modelo zero Km.

Grata
Izabel Rios

Resposta

Cara Izabel,

Vou dar uns palpites em suas considerações.

Qual veículo comprar:

Atualmente você já é proporietário de um modelo Peugeot 206 e dentro das suas opções de compra este modelo aparece.

É um bom sinal e mostra a sua satisfação atual pelo modelo da marca.

O mesmo já fora substituído no mercado Europeu (Peugeot 207) e tudo indica que por estes lados o novo modelo demore um pouco mais a chegar. Recentemente respondi a uma consultoria já publicada em nossa homepage exatamente sobre este asssunto (Peugeot 206 sai de linha ???). Verifique meus argumentos e perceba que acho que o mesmo não sai de linha.

Fiat Palio:

A Fiat recentemente reformulou a linha Palio (nova geração) e pelo menos no modelo Hatch você não estaria correndo riscos de mudança de “design” num curto espaço de tempo. Se o veículo for de seu agrado pode também representar uma boa opção de compra.

VW Fox: o modelo vende muito bem, repreenta um dos grande novos projetos da VW na tentativa de reconsquistar a posição de número um de vendas de automovel em terras locais (não dá para viver do sucesso do modelo Gol por muito mais tempo) e também seria outra boa opção de compra no mercado.

Vejamos uns volumes de vendas dos modelos pretendidos que de certa forma podem contribuir ainda mais em sua decisão de compra:

Parciais das vendas até abril de 2007:

Peugeot 206:

Abril de 2006: 2.335 unidades emplacadas
Abril de 2007: 2.597 unidades emplacadas (alta de 11,22%)

Janeiro a abril de 2006: 10.651 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 9.609 unidades emplacadas (baixa de 9,78%)

VW Fox / VW Cross Fox:

Abril de 2006: 8.240 unidades emplacadas
Abril de 2007: 8.156 unidades emplacadas (baixa de 1,02%)

Janeiro a abril de 2006: 35.714 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 36.956 unidades emplacadas (alta de 3,48%)

Fiat Palio

Abril de 2006: 10.517 unidades emplacadas
Abril de 2007: 15.194 unidades emplacadas (alta de 44,47%)

Janeiro a abril de 2006: 39.163 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 59.889 unidades emplacadas (alta de 52,92%)

Pelas números acima já podemos chegar a algums conclusões:

# O modelo Peugeot 206 continua vendendo bem mais sofre mais em relação aos outros concorrentes devido a um projeto um pouco mais desatualizado. Tanto é verdade que a montadora tem oferecido o modelo a um custo / benefício mais vantajoso, ou seja, passa a oferecer itens, anteriormente considerados como opcionais e agora de série nos modelos. Além disso outros artifícios como teto solar, ar condicionado, etc, etc,.

# A familia VW Fox (Fox e Cross Fox) vem repetindo os resultados do exercício anterior. A montadora deve estar satisfeita com tal situação. Esta família ocupa a quinta posição de veículos mais vendidos em nosso mercado perdendo apenas para VW Gol, Fiat Palio, GM Celta e Fiat Mille.

# Fiat Palio: já seria de se esperar uma reação do modelo diante de um lançamento de uma recente família. De suas opção apresentadas representa o modelo mais recente, mas novo em nosso mercado e perceba que não estamos falando que representa a melhor opção.

Qual veículo comprar ???

A resposta é difícil e com certeza o seu gosto pessoal també deve ser lavado em conta, visto que os modelos pretendidos representam bons negócios em termos de opção de compra. Você não optou por um modelo que esteja mal situado em nosso mercado.

Talvez o Peugeot 206 leve um pouco de desvantagem por representar um modelo mais antigo, mais em compensação você pode levar vantagem numa tratativa comercial com a revenda autorizada da marca quando pensar na compra de um 0 km.

Também acredito que quando você compra um novo carro sempre busca uma coisa nova e neste caso a permanência na familia Peugeot 206 representaria permanecer no mesmo.

Pense com carinho no VW Palio e Fiat Palio. São tão boas opções quanto ao seu modelo atual Peugeot 206.

Quanto tempo devo ficar com um veículo.

Especialistas falam que você deve ficar até 3 anos com um veículo. A partir daí o mesmo sofre uma maior desvalorização e você já começa a gastar mais com o mesmo quando o assunto é manutenção preventiva.

Eu já responderia de outra forma.

Até uns 60 mil km, supostamente e em “condições normais de pressão e temperaratura” você não deve gastar quase nada quando o assunto é manutenção preventiva e/ou corretiva.

Quanto tempo você leva para atingir esta quilometragem ??? Eu não sei. O que sei é que conheço gente com carros com mais de 4 anos de uso e com quilometragem próximo de 20 mil quilômetros.

Se vender o mesmo e trocar por um similar estará procando “seis, por meia dúzia” e ainda gastando um bom dinheiro.

Se ficar com o mesmo, estará com um veículo do mesmo nivel, com custos associados menores (seguros e IPVA e licenciamentos) são diretamente proporcionais ao valor do bem, ou seja, quanto menor o valor do bem, menores serão so seus custos associados em se manter o mesmo.

O que realmente você precisa é separar um dinheiro em uma aplicação financeira para esta compra futura, caso o seu veículo esteja nesta condição acima, ou seja, é velho considerando o ano de fabricação, mas novo em termos de conservação, baixa quilometragem, estado de conservação, etc, etc.

Quanto mais tempo você conseguir ficar com um veículo, sem custos extras de manutenção, melhor para o seu bolso.

É evidente que existem aquelas situção de mercado não tratadas aqui, do tipo veículo sairá de de linha de produção ou sua geração será substituída por outra. Nestes casos pode ocorrer uma maior desvalorização do modelo, ou até, uma menor procura pelo mesmo no mercado de usados, representando uma maior perda financeira. Neste caso a venda representaria mais uma estratégia comercial do que uma intenção de compra de um modelo novo.

Seu veículo é um Peugeot 206 ano 2003. Se o mesmo estiver em condiçoes de uso, com pouco quilometragem, por que trocar por outro modelo Peugeot 206 ou outro concorrente do mercado ??? Faça as contas de quanto irá encarecer o seu seguro e as taxas de IPVA.

É evidente que quando o assunto é carros e principalmente carros 0 km, pensamos pela razão ou / e pela emoção.

Não tem nada melhor do que sair para comprar um carro novo. Talvez a compra de um imóvel represente melhor momento, ainda assim o carro é mais fácil, as opções, modelos são mais variáveis.

Diante deste cenário podemos dizer que se já está na hora (seu carro é do ano 2003 e estiver bem rodado) e seu orçamento permitir, já em frente. Pense em um carro novo.

É por isto que estamos aqui, para contribuir em sua melhor decisão de compra.

Sucesso à você com o seu novo veículo.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Prezado Nelson,

Que boa surpresa receber este email!

Não imagina como me ajudou!

Não entendo nada desse mercado e na verdade tudo o que eu quero é gastar direito o dinheiro que eu ganho com muito custo…

Vou guardar este email, por que ele tem considerações muito importantes e relevantes para esta e futuras trocas.

Mais uma vez lhe agradeço muito mesmo!

Izabel Rios