Pergunta

Caro Nelson Bastos

sempre tive automovel 1.0 devido a economia pois rodo diariamente cerca de 70Km.

No entanto estou pensando em adquirir um fiesta 1.0 ou um polo sedan 1.6 estou em duvida quanto a economia ou ao conforto.

Gostaria de saber sua opiniao.

Não conhecia esse site conheci agora e por acaso e já o adicionei ao meu favorito gostei de saber que tem alguem preocupado em passar seu ponto de vista aos leigos.

A partir de agora serei um frequentador assiduo agraeço e espero sua resposta.

Obrigado,
Andrey Stroder

Resposta

Caro Andrey,

Acredito que você tenha se enganado em seu questionamento quando coloca a opção do Fiesta 1.0, visto que sua futura intenção de compra, referere-se a um veículo 1.6. Ainda assim o que vamos acrescentar, vale para qualquer um dos casos.

Motores 1.0: na verdade a industria automotiva lançou esta geração de motores pois em algum momento a cobrança de tributos (IPI) para veículos com motores até 1.000 cc (1.0) era muito mais em conta, quando comparado aos outros motores.

Depois o governo resolveu que motores 1.0 pagavam menores tributos e motores acima de 1.0 até 2.0 pagariam um tributo um pouco maior, cquando comparados ao 1.0. Neste momento so veículos 1.4 ou 1.6 passaram a apresentar valores bem próximos frente aos motores 1.0, oferecendo uma potência muito melhor.

Além disso a industria automotiva local pensa de maneira globalizada, ou seja, o que é produzido até também tem como destinos outros mercados e aquele motor 1.0 não era aceito nestes mercados.

Produzir um motor mais caro (1.4 ou 1.6) entregá-lo também a outros mercados representava um maior volume de fabricação, representando menores custos. Desta maneira o carro 1.0 ficou com o seu preço muito próximo dos carros de maior cilindrada.

Consumo: ambos os modelos tem como apelo o consumo de combustível. A Industria automotiva busca o tempo todo fazer um motor pequeno, baixa cilindrada, oferecendo boa potência e principalmente com um baixo consumo de combustível.

Motores 1.0 ou 1.6 tem uma tendência de consumir quase a mesma coisa. Se você anda num trânsito urbano não precisa de potência e neste caso o motor 1.0 atenderá mais as premissas de consumo de combustível.

Agora se você anda em estradas, com certeza, um motor 1.6 renderá mais, pois falta força para um motor 1.0 e na maioria das vezes são necessárias trocas de marchas, reduções, etc, etc.

Para rodar os seus 70Km por dia, talvez você gaste um pouco mais, mas nada que não pague o trazer de dirigir um carro com melhor performance.

Qual veículo comprar:

Você escolheu dois veículos que representam os carros chefes das montadoras na busca de um melhor posicionamento de mercado.

A linha Ford Fiesta é sucesso de vendas deste o seu lançamento e recentemente sofreu alteração de design.

A VW também acreditou em sua linha Polo, não vendeu como era a expectativa inicial da montadora, mas ainda assim a mesma também fez alterações de design neste familia, buscando uma melhor aceitação dos potencias Clientes.

Vejamos uns volumes de vendas que irão contribuir em sua decisão de compra:

Números de vendas até abril de 2007:

Ford Fiesta Hatch:

Abril 06: 3.409 unidades emplacadas
Abril 07: 5.507 unidades emplacadas (alta de 61,54%)

Janeiro a abril de 2006: 17.953 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 21.965 unidades emplacas (alta de 22,35%)

Ford Fiesta Sedan:

Abril 06: 2.984 unidades emplacadas
Abril 07: 3.584 unidades emplacadas (alta de 20,11%)

Janeiro a abril de 2006: 12.694 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 14.363 unidades emplacas (alta de 13,15%)

VW Polo Hatch:

Abril 06: 1.112 unidades emplacadas
Abril 07: 1.656 unidades emplacadas (alta de 48,92%)

Janeiro a abril de 2006: 3.823 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 6.231unidades emplacas (alta de 62,99%)

VW Polo Sedan:

Abril 06: 868 unidades emplacadas
Abril 07: 1.968 unidades emplacadas (alta de 126,73%)

Janeiro a abril de 2006: 3.909 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 7.471unidades emplacas (alta de 91,12%)

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# Ambas montadoras colem os frutos dos novos modelos (novois design) disponibilizados no mercado, pois em todos os casos hove aumento nos volumes de vendas.

# A VW por ocasião do lançamento desta nova linha da familia Polo também fez um reposicionamento desta quando o assunto era preço de venda sugerido, ou seja, o novo veículo passou a custar a mesma coisa e em algumas situações passou oferecer mais recursos (acessórios) por um preço mesmo preço. A familia passou a ser oferecida numa mlehor relação de custo / benefício.

# A Ford reconquista uma parcela do mercado quando o assunto é o modelo Fiesta Hatch, este já era mais antigo em relação ao modelo Sedan e carecia de uma atualização. Já o modelo Fiesta Sedan sempre vendeu bem desde o seu lançamento, ou seja, a nova frente não fez muita diferença em suas vendas.

# A familia Ford Fiesta vende em maior volume quando compada a linha VW Polo entretanto não devemos nos esquecer que o fabricante de Camaçari, BA oferece também estes modelos configurados com motor 1.0 enquanto a VW oferece a linha Polo apenas com motores maiores (1.6 e 1.8). Num mercado onde o motor 1.0 ainda representa mais de 45% das vendas de novos isto acaba repreentando uma maior participação de mercado. A linha VW Fox que possui motorização 1.0 em seu portifólio totaliza vendas acumuladas em 2007 próximo de 37 mil unidades, um resultado bastante expressivo para a montadora.

Qual veículo comprar:

Com certeza o seu gosto pessoal será decisivo. Uma vez que ambos os modelos representam boas oportunidades de negócio no mercado automotivo, resta saber a sua preferência pelo modelo, pelo fabricante e avaliar as condições comerciais propostas, etc, etc.

Qualquer decisão será acertada em termos de compra.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 
 

Agradecimento