Pergunta

Prezados,
Gostaria da sua opinião sobre a Ecosport – XLT 2.0.

Estamos em dúvida entre ela e a Meriva entretanto, tenho escutado alguns comentários que a Ecosport teria problemas de fabricação(projeto) , isso procede?

Obrigado pela ajuda.

Att. Rafael Leal

Resposta

Caro Rafael,

A Ford retomou um posicionamento de mercado que chegou a 6% e agora está em 9,54% graças aos novos modelos lançados e produzidos em terras locais. Em parciais de anos anteriores este volume já quase encostou em 12% e se consideramos um mercado cada vez maior e com mais competidores esta participação, ainda que menor representa um bom posicionamento. A mesma ocupa a quarta posição entre os fabricantes locais sendo que a Fiat aparece em primeiro (21,15%), seguida pela VW (19%) e pela GM (18,87%). Dados relativos até agosto de 2007.

Novos mas não tão novos assim pois o Fiesta atual já está em sua segunda geração e foi o modelo de veículo que iniciou em 2002, as atividades de fabricação da fábria da montadora em Camaçari – Salvador – Bahia.

Depois vieram outros modelos e com certeza o EcoSport representou o grande sucesso da montadora. Se olharmos para os concorrentes ninguem tinha um veículo com apelo off-road oferecido num preço tão competitivo. É bem verddade que a familia EcoSport chegou a ser oferecida até com motor 1.0 Supercharger e a tração 4×4 demorou um pouco para aparecer. Isto acabou representando a oferta de um modelo numa relação de preços bastante competitiva.

Como o sucesso foi tão grande a concorrência na falta de produtos com estas características passou a oferecer modelos com estes apelos (VW Cross Fox, Palio Weekend Adventure, Peugeot 206 SW Escapade, Citroen C3 XTR, entre tantos outros).

Vejamos os números de vendas do EcoSport e a outra sua inteção de compra (GM Meriva) até o mês de agosto deste ano.

Ford EcoSport:

# Agosto 2006: 3.677 unidades emplacadas
# Agosto 2007: 4.127 unidades emplacadas (alta de 13,46%)

# Janeiro a agosto de 2006: 28.052 unidades emplacadas
# Janeiro a agosto de 2007: 27.865 unidades emplacadas (baixa de 0,67%)

GM Meriva:

# Agosto 2006: 1.655 unidades emplacadas
# Agosto 2007: 2.291 unidades emplacadas (alta de 37,60%)

# Janeiro a agosto de 2006: 12.151 unidades emplacadas
# Janeiro a agosto de 2007: 14.354 unidades emplacadas (alta de 18,13%)

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

Os modelos pretendidos continuam vendendo bem nos mercados onde atuam.

Mesmo com a chegada de importantes concorrentes em seu segmento (Honda Fit e Fiat Idea), o GM Meriva consegue manter volumes de vendas expressivos em relação ao exercício anterior, ainda que tais modelos aparecem em posições superiores ao Meriva na lista dos “top 30” de nosso mercado.

O Ford EcoSport é classificado pelo “ranking” de licenciamento (Renavan) como comercial leve e por muito tempo sempre ocupou as primeiras posições em volumes de vendas disputando palmo a palmo com a Fiat Strada.

Diante do cenário acima uma coisa é certa:

“EcoSport com problemas de fabricação (projeto)” é pura mentira. Não sem consegue tal resultado enganando todo esse povo que comprou o modelo e está satisfeito com o mesmo.

Pode comprar sem receios.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

 

Agradecimento

Prezado Nelson,

muito obrigado pela consultoria.

Certamente levarei em conta suas informações na hora da compra.

Parabéns pelo site e pelo serviço qualificado e relevante que oferecem.

Um abraço,
Rafael Leal