Pergunta

Tenho um Stilo 2004/2005 e estou querendo comprar um carro que aguente rodar em estradas de terras, mas, também, que seja amigável na a cidade, um 4X4, que custe no máximo R$100.000,00.

Qual a sugestão de vocês?

Hamilton de Medeiros Leite

Resposta

Caro Hamilton,

Com R$ 100 mil previsto você pode pensar num GM Tracker ou Mitsubishi TR4. O primeiro tem preço sugerido de R$ 60 mil na GM e vem conquistando muito potenciais compradores pela exlecente relação custo / benefício que a montadora tem ofertado no modelo. O mesmo é importado da Argentina.

Já o Mitisubishi TR4 custa algo em trno de R$ 75 mil e é fabricado em terras locais (Catalão – Goiás).

Perceba que nas duas opções acima você já está montado num 4×4 sem gastar muito, ou seja, sobre um bom trocado em seu bolso.

Talvez você ache que os modelos acima não sejam de seu perfil e considere a compra de modelos do segmento superior. Neste caso o seu orçamento previsto começa a ficar um pouco apertado pois os outros modelos já passam um pouco da caso dos 3 dígitos.

Seria outras boas opções de compras:

Toyota RAV4: R$ 129.000,00 (importado)

Honda CRV: R$ 123.000,00 (importado)

Kia Sportage: R$ 84.000,00 (não tão caro, mas também importado)

HYunday Tucson: R$ 84.000,00 (não tão caro, mas também importado)

Pajero Sport: R$ 120.000,00 (nacional), entre outros.

Talvez você ainda nao tenha considerado, mais já pensou numa dessas picapes cabine dupla com tração 4×4. Eles oferecem a capacidade de uma dirigibilidade off-road, possuem uma dirigibilidade “on road” razoável e custam bem menos quando comparados as estes Sport Utilities, sem falar que a maioria delas é configurada com motor a diesel.

Neste leque de possibilidades você até poderia pensar em GM S10 (meio antiga mas ofertada numa excelente relação de custo / benefício), Ford Ranger, Mitisubishi L200, Nissan Frontier, etc, etc. Com investimentos entre R$ 65 mil até R$ 90 mil você sai montado numa boa opção do mercado.

Com certeza representa um melhor negócio em termos de oportunidade quando comparado a estes modelos importados disponiveis em nosso mercado.

Pense no assunto, pesquise os modelos nas revendas de sua cidade e continuamos nos falando.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Nelson,

Muito obrigado pelas informações, elas serão de muito valor para mim.

Sem estender muito, para que você não perca mais tempo com minha solicitação, gostaria apenas de fazer um comentário, para ver o que você pensa, sobre o Tracker e o TR4.

Sobre o primeiro, gostei muito quando fiz um teste, porém, achei o câmbio bastante duro, as marchas são de difícil transmissão.

Em relação ao TR4, o carro, segundo muitos, é bastante beberrão e ainda tem o banco de trás bastante apertado.

Por fim, haja vista que você destacou na sua mensagem a relevância de carro a Diesel, pergunto-lhe o carro motor a Diesel é bem melhor que o à gosolina, em termos de motor, manutenção, mercado, etc?

Agradeço-lhe pela atenção e desde já observo-lhe que não abusarei do vosso conhecimento, solicitando novas informações.

Hamilton