Pergunta

Prezados,
Gostaria de uma orientação com relação ao que seria mais vantajoso: comprar um veículo popular sem opcionais, novo, ou comprar um usado de maior cilindrada e com maior número de itens de conforto?

Por exemplo: Gol GIV ou um Astra CD Hath 2.0 ou GL 1.8 ano 2000/2001?

No caso do Astra faria a compra na rede SIGA Chevrolet de um veículo com cerca de 60.000Km rodados.

No aguardo, agradeço desde já.
Reinaldo Antonio Ferreira

Resposta

Caro Reinaldo,

Em nossas consultorias sempre referenciamos que o melhor modelo de carro é aquele 0 km, aquele que você pode contar com a garantia de fábrica, aquele que você será o primeiro a dirigir e poderá cuidar do mesmo desde o início.

Ainda assim sempre existirão aqueles questionamentos: um carro 0 km mais simples ou um usado mais repleto de acessórios e talvez um pouco mais antigo.

Perceba que sua intenção de compra refere-se a um veículo ano 2000, modelo 2001. Neste caso já estamos falando de um veículo com quase 7 anos de vida. Mesmo que a quilometragem mencinada (60 mil kms) seja original o mesmo já está meio usado.

Hoje é comum encontrar boas oportunidades comerciais para a compra de carros 0 km, as chamadas campanhas corporativas. Nestas situações as montadoras entram com subsídios, ou seja, com um entrada e um plano de financiamento em poucos meses você acaba pagando um juros bem reduzido.

Mesmo que você não tencione um carro 1.0, existem opções de motores maiores 1.4 que já apresentam potência e desempenho próximo desta sua intenção de compra, ou seja, talvez fosse prudente olhar estas outras alternativas.

Se o usado que você tenciona comprar estiver em bom estado, com o plano de manutenções realizados em oficina autorizada, com procedência também pode representar uma boa opção de compra. Conhecemos este programa Siga da GM e o mesmo oferece algo há mais no mercado de usados. Eles também acabam cobrando por isto e o preço pedido no mesmo pode até estar um pouco acima quando comparado aos similares do mercado.

Tudo vai pendender do estado geral deste usado e sua capacidade de comprar um 0 km, masmo que para isto você precise assumir um financiamento entretanto lembre-se dos jros bem baixos.

Se possivel considere sempre a compra de um veículo mais novo e se possível de um veículo 0 km.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Obrigado pela resposta. Gostaria de ressaltar o excelente trabalho e grande apoio que vcs. do site prestam àqueles interessados em veículos.

Sucesso sempre!

Att.
Reinaldo