Pergunta

 Olá.

Foi uma grata surpresa conhecer o Automoveldicas, é uma fonte muito rica de informações para aqueles que desejam adquirir um novo veículo.

Venho pedir sua opinião , pois estou vendendo meu carro e tenho duvida de qual modelo adquirir, quero um carro novo, na faixa de 45 a 55 mil, estou em dúvida entre o astra e o focus 2.0, pelo que tenho pesquisado são bons carros mas tenho receio quanto ao futuro dos mesmos já que estão um pouco desatualizados e frente a rumores de uma nova versão do focus em breve, sendo este meu preferido até então.

Qual seria o melhor custo benefício e em qual terei menos perda no momento da revenda.

Antecipadamente agradeço.

José Avais Netto

Resposta

Caro José,

Seu questionamento é válido e também é válido a sua posição em relação a excelente relação de custo / benefício oferecida pela familia Ford Focus.

Hoje existem oportunidades para este modelo Ford Focus Hatch com motor 1.6 partindo de algo próximo de R$ 40 mil reias. Se pensarmos nos concorrentes do mesmo (VW Golf, Fiat Stillo, o mesmo GM Astra Hatch, Peugeot 307, entre outros) todos estes ultrapassam a casa dos R$ 50 mil e alguns até chegam próximo de R$ 60 mil. Não existem milagres. O mercado já sabe, as fotos já foram divulgadas, o veículos disfarçados já foram fotografados, ou seja, a nova linha Ford Focus estará a venda no início de 2008 e isto acaba repreentando maiores subsídios na venda da família atual.

Não tem jeito. Toda vez que se anuncia um lançamento de uma nova geração de veículos a montadora precisa criar artifícios para continuar com as vendas aquecidas. As vezes são oferecidos mais acessórios sem cobrar por estes. Outras vezes os acessórios padrões são mantidos mas percebe-se um bom desconto na oferta do modelo. E este com certeza é o cenário Ford Focus atual.

Se você comprar o mesmo e na sequência sair o próximo modelo não poderá se lamentar de uma possivel maior desvalorização, que deve acontecer pois a vantagem já aconteceu na compra do mesmo. Pior para quem compreou o modelo lá trás e com preço cheio, sem estes descontos, portanto não vejo tratar-se de um mal negócio.

Em muitas consultorias que respondo atalmente sempre referencio esta linha Focus numa excelente relação de custo / benefício, ainda assim sempre com a ressalva de que a familia tende a mudar de estilo.

A Ford declara que ambas as familias conviverão juntas (em produção) mas este é o veho discurso da montadora. Foi assim com a Fiat quando lançou o Fiat Stillo em relação ao Fiat Brava. Decorrido uns 3 meses o Fiat Brava parou de ser fabricado. Como os volumes de vendas destes modelos são pequenos, não existem volumes para manter ambas as linhas em funcionamento.

GM Astra: Este é outro caso de sucesso, não em relação ao veículo, mas em relação aos volumes de vendas. Se pensarmos em desatualização o Astra me parece ainda mais desatualizado do que o Ford Focus. Até cheguei a comentar que o Focus sempre me pareceu um carro bem atualizado, mesmo com o tempo do projeto, mas perceba o novo Fiat Paunto recem lançado. Os traçõs são muito parecidos com este Focus Hatch e a utilização das lanternas na coluna já é receita de sucesso na Ford há mais tempo.

Vejamos os numeros de vendas dos modelos mencionados. Utilizaremos o toatlizado julho de 2007, pois em agosto de 2007 o Ford Focus perdeu a 30 posição do ranking e infelizmente esta é a única informação que dispomos;

Ford Focus Hatch:

Julho de 2006: 897 unidades comercializadas
Julho de 2007: 1.461 unidades comercializadas (alta de 62,88%)

Janeiro a julho de 2006: 5.441 unidades comercializadas
Janeiro a julho de 2007: 8.319 unidades comercializadas (alta de 52,89%)

GM Astra Hatch:

Julho de 2006: 1.991 unidades comercializadas
Julho de 2007: 2.052 unidades comercializadas (alta de 3,06%)

Janeiro a julho de 2006: 12.028 unidades comercializadas
Janeiro a julho de 2007: 14.370 unidades comercializadas (alta de 19,46%)

Conclusões:

# Nitidamente a estratégia da Ford de oferecer o seu modelo Focus numa excelente relação de custo / benefício tem apresentado resultado. Perceba que a mesma vem aumentando os volumes de vendas de seu modelo, não só em resultados parciais como no sumarizado ano de 2007.

# No mais novo resumo que possuímos (agosto de 2007) o modelo Fiat Palio Weekend ocupa a posição 30 com um total de 1.433 unidades comercializadas. O Ford Focus Hatchs deve estar abaixo disto. O modelo Astra Hatch emplacou 2.026 unidades, valor muito próximo ao mês anterior.

# O modelo GM Astra Hatch vem mantendo posição e perceba que a montadora também tem oferecido o mesmo numa boa relação de custo / benefício. Como o assunto mudança de estilo, nova geração ainda não chegou com força total, até porque estes números de vendas estão bem razoáveis para o segmento em que atuam esta boa relação acaba sendo implantada apenas para manter as vendas nos níveis mínimos, antes de qualquer decisão de mudanças ou alterações de estilo.

Se você não se importar em rodar com a última geração de modelos lançados pode comprar qualquer um dos dois modelos mencionados.

Você estará fazendo um bom negócio visto ao preço pago pelos mesmos.

Agora se o assunto é novidade, recem lançamento existem outras novidades no mercado na faixa até R$ 55 mil reais ou um pouco há mais. O Nissan Tida, O VW Golf, O GM Vectra GT, O Fiat Punto, etc, etc. Como estamos falando de novidades e o mercado de veículo é meio impulsionado por novidades, estes modelos acabam sendo oferecidos pelos preços sugeridos das montadoras, ou seja, não gozam de benefícios, subsídios ou facilidades dos modelos mais antigos.

A decisão final é sua.

Continuamos conversando.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Caro Nelson,

Agreadeço a prontidão em ajudar-me na aquisição do novo carro, sem dúvida seus esclarecimentos são muito precisos e de enorme valia, deixo aqui minha manifestação de que fui plenamente atendido em minha solicitação.

Abraço.
José