Pergunta

OLÁ, GOSTARIA DE SABER A OPNIÃO DE VOCÊS EM RELAÇÃO A UM MERIVA 03/03 1.8 A GASOLINA E UM FOCUS 04/05 1.6 TAMBÉM GASOLINA.

QUAL CARRO É MELHOR EM RELAÇÃO A GASTOS COM MECANICA,IPVA, MANUTENÇÃO,SEGURO E CONSUMO?

QUAL SERIA UMA BOA COMPRA?

TAMBÉM GOSTARIA DE SABER O QUE VOCÊS ACHAM SOBRE A CONVERSÃO DO CARRO PARA ALCOOL.

COLOCAR UM BOM KIT FLEX PREJUDICA O VEÍCULO OU ATÉ MESMO DESVALORIZA O MESMO?

AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO!

ANA CLAUDIA

Resposta

Cara Ana Claudia,

Em relação a suas opções de compra devemos informar tratar-se de excelentes produtos disponíveis em nosso mercado, ou seja, atendem bem aquelas premissas de baixo custo de manutenção, consumo, durabilidade, bom valor de revendas, fácil obtenção de mão de obra especializada, fácil obtenção de peças de reposição, etc, etc.

São modelos ainda em fabricação e tudo isto acaba justificando o sucesso dos mesmos.

Perceba também que estamos falando de carros usados, ou seja, além da escolha pelo modelo que mais lhe agrada você tem que considerar o estado de conservação do mesmo, procedência, originalidade, o histórico de manutenções preventivas, o histórico da propriedade do mesmo, etc, etc.

Em nossa homepage existem diversas consultorias já publicadas que dão umas dicas sobre a compra de veículos usados e uma boa lida neste material poderá contribuir ainda mais em sua decisão de compra.

Qual veículo comprar. Você mencionou dois usados de anos diferentes e tudo indica com o mesmo preço de venda. Só este cenário já seria suficiente para pensar no modelo mais novo e não que isto seja uma regra mas teoricamente o modelo mais novo sempre estará em melhores condições do que aquele modelo mais antigo. É evidente que existem excessões pois temos aqueles carros mais antigos que rodam pouco, com um único proprietário, bem conservados, etc, etc.

Ainda assim nem tudo é alegria na escolha do modelo Ford Focus. Um Ford Focus 0 km, motor 1.6 é ofertado hoje por algo próximo de R$ 42 mil reais. Se pensarmos nos seus concorrentes diretos (Astra Hatch, VW Golf, Peugeot 307, Fiat Stillo) todos estes exemplos do segmento dos hatchs médios percebemos que a cotação destes começa próximo a valores de R$ 48 mil para cima.

Como o modelo da Ford já não é tão competitivo em termos de “design” e idade de projeto a mesma acaba tendo que oferecer o mesmo numa relação de custo / benefício bem competitiva tenatndo avalancar as vendas do mesmo. Isto acaba reduzindo também o preço do modelo no mercado de suados e talvez justifique o cenário de compra indicado por sua pessoa.

Além disso a montadora também já informou que no início de 2008 teramos a nova geração da familia Ford Focus disponiveis em terras locais. Diante deste lançamento mais um argumento para a montadora oferecer o modelo atual em ótimas condições de preços.

Quando um modelo de veículo é alterado em termos de design ou lançamento de uma nova geração a geração mais antiga tende a sofrer uma maior devalorização. Neste caso quando você já está usufruindo deste suposto desconto na compra do mesmo esta desvalorização futura acaba sendo amortizada.

Particularmente eu compraria um Ford Focus Hatch motor 1.6, já configurado com ar condicioando e direção hidráulica, 0 km por algo próximo de R$ 42 mil reais. Representa uma das melhores opções de custo / benefício de nossos mercado.

BOM KIT FLEX: quanto custa este kit flex. Se custar menos de R$ 1.000,00 já te digo que não é bom.

Carro flex, aquele original de fábrica que pode rodar com álcool e gasolina na proporção que o condutor deseja possui uma série de componentes específicos para suportar a utilização do álcool hidratado. O álcool é um componete mais abrasivo e todas as peças do sietama de injeção (bomba de combustível, bicos injetores, mangueiras, filtros, etc, etc) recebem tratamento diferenciado para trabalahr com tal combustível.

Estas conversões milagrosas que apenas trocam o chip da parte eletrônica de seu veículo para poder alterar algumas informações no fincionamento do motor representam “economias porcas”. Em pouco tempo a economia realizada pela utilização do álcool versus a gasolina será gasta em manutenções futuras, troca de componentes, etc, etc.

Carros flex só aquele original de fávbrica. Esqueça este tipo de conversão.

Quem sabe você não pensa num modelo mais novo, talvez até um modelo flex 0 km. Perceba que hoja as facilidades de compras para o 0 km são inúmeras. Até os financiamentos apresentam taxas bem reduzidas e prazos mais longos. Nada como um 0 km, com garantia de fábrica e livre de preocupações. Se seu orçamento permitir pode ser uma melhor alternativa.

Boa srte e continuamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento