Pergunta

 

Prezados,

Gostaria de uma orientação.

Nossa empresa tem uma Fiat/Ducato, turbo 15, carga, 2001, diesel, 2.8, tem hoje 66.000 km rodados e já está totalmente depreciada, conforme dados contábeis.

Está no momento de vendermos este veículo e adquirirmos um novo ou vale a pena ficarmos com ele por mais tempo?

Este ano tivemos um gasto com manutenções no valor de 3.200,00.

Aguardo retorno,

Grata,
Edilaine

Resposta

Cara Edilaine,

Já foi aquele tempo que colocar dinheiro em veículos representava um bom negócio. Na época das grandes inflações a compra de um veículo poderia representar ganhos enormes mas hoje em dia quanto menos dinheiro aplicado neste tipo de bem será melhor para o seu bolso e negócio.

Perceba que um veículo apresenta custos fixos e tais custos estão diretamente relacionados ao valor do bem.

Em São Paulo o IPVA custa 4% ao ano do valor do bem e uma apólice de seguros chega a custar, por ano, algo próximo de 10% do valor do bem.

Diante deste cenário somos responsáveis em afoirmar que quanto menos dinheiro você tiver investido em um bem melhor para você. Se você encontrou um veículo que custa R$ 100 mil e a na sequência ache algo parecido que te atenda da mesma maneira por R$ 95 mil, com certeza fará melhor negócio se optar pelo mais em conta.

Não devemos nos esquecer que o mercado de veículo também é movido pela paixão e as vezes a razão deixa de existir. Se não fosse assim não existiriam as Mercede-Benz, os Audi, os BMW, pois todos estaríamos andando com o veículos mais em conta. Como no seu caso estamos falando de um veículo de trabalho esta questão do gosto pessoal fica um pouco de lado.

Não se esqueça que o seu veículo atual também sofre uma desvalorização. Ainda assim quanto mais você puder postergar a compra de um novo melhor para você. Devido a esta desvalorização do seu veículo, o ideal seria você fazer um caixa, uma espécie de poupança para manter a sua capacidade de compra quando assim o desejar.

Mesmo que a diferença entre o novo e o seu usado tenha crescido substancialmente aquela poupança realizada será sufuiceinte para compor esta perda. Não se esqueça que durante este tempo esta poupança ficou rendendo a seu favor e aqueles custos assocuiados que você teve (seguro e ipva) foram calculados em cima de seu modelo usado e não no valor de um veículo mais novo. No final você ganhou em duas frentes.

Nem tudo é alegria. No mercado de usados, com o passar dos tempos os veículos começam a apresentar maiores custos de manutenção (preventiva e corretiva). Este é sem dúvida um bom argumento que em parte justifica a troca por um modelo mais novo ou mesmo um 0 km.

Ainda que o seu veículo seja o modelo 2001, já com seis anos de vida a quilometragem apresentada está na casa dos 66 mil kms. Este tipo de veículo fora concebido para rodar pelo menos ums 200 mil kms sem grandes problemas relacionados custos de manutenção aos seus proprietários. Evidentemente todo este cenário está diretamente relacionado a maneira como o veículo é cuidado, a execução do plano de manutenções preevntivas e corretivas indicado pelo fabricante, os motoristas que conduzem o mesmo, a qualidade do combustível utilizado, a utilização correta da capacidade de carga, etc, etc.

Em nosso Posto Revendedor temos alguns Clientes que utilizam este tipo de veículo carregando cestas básicas bem acima da capacidade de carga informada pelo fabricante. Resultado: com menos de 30.000 os amortecedores, freios, pneus e porque não falar de motor e câmbio já necessitam de maiores cuidados. Neste tipo de situação, utilização em uso mais severo seria mais prudente trocar de veículo a cada 12 meses, pois decorrido este prazo o mesmo apresentará maiores custos de reparos.

Neste ano você já gastou um bom dinheiro em seu veículo e talvez este cenário justique ainda mais você manter o mesmo. De certa forma você também precisa depereciar tal investimento (manutenção) e muito do que foi gasto fora realizado pensando na utilização do mesmo e não numa venda futura. Você nunca irá trocar pneus para vender um veículo. O montante investido não será acrescido no preço final do mesmo, mesmo que estes pneus mais desgastados desvalorizem um pouco o seu usado.

A decisão final é sua. Ainda assim lembre-se que manter o seu veículo em ordem, gastando pouco, fazendo uma poupança e adiando a compra de um novo será a melhor estratégia financeira a seguir.

Atenciosamente,

Nelson Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento