Pergunta

 Olá, Muito bom o site de vocês!!!

Para mim é a luz no fim do túnel para me ajudar a escolher meu próximo carro, a situação é a seguinte: Tenho 2 filhos pequenos (02 e 04 anos) que ainda utilizam a cadeirinha e sempre que viajamos o banco traseiro fica pequeno, pois a babá sempre viaja esprimida, devido a largura das cadeirinhas. Tem 03 carros que eu estou pesquisando para resolver a situação:

1) Toyota Prado 2) Chrysler Grand Caravan 3) Kia Carnival Como não tenho espaço para 3 carros em minha garagem, vou utilizar o carro novo também no dia a dia e não apenas em viagens, estou com dificuldade em tomar a decisão, pois são 3 carros aparentemente fantásticos, mas tenho dúvidas em relação a eles:

1) Toyota Prado: Relação custo – benefício Desvalorização Manutenção e seus custos Espaço interno 2) Chrysler Grand Caravan Relação custo – benefício Desvalorização Manutenção e seus custos Consumo na Cidade e Estrada 2) Kia Carnival Relação custo – benefício Desvalorização Manutenção e seus custos Consumo na Cidade e Estrada

Agradeço desde já a atenção.

Mais uma vez parebésn pelo site!!!

Alfredo P. Curi

Resposta

Caro Alfredo,

Ainda que você não seja um “segurado automoveldicas” e/ou “associado automoveldicas” vamos dar uns palpites em suas opções de compra.

Você mencionou Toyota Land Cruiser Prado. Até hoje não sei porque a Toyota continua oferecendo tal modelo após o lançamento do modelo SW4. Não estou falando que um seja melhor do que o outro mas um pertence a uma família de veículos fabricado no país vizinho, Argentina e vendo muito mais em nosso mercado. Veja quantas Toyota Hilux (novo modelo) você vê pelas ruas e perceba que o modelo SW4 representa o mesmo veículo numa versão fechada (Sport Utility). Menciono isto porque quanto mais carros vendidos, sejam eles da mesma familia e gerção, melhores as condições de pós-vendas (manutenções preventivas. manutenções corretivas, mão de obra especializada, peças de reposição, maior valor de revenda, etc, etc).

Neste cenário você já pode imaginar o que pensamos do Kia Carnival ou Chrysler Grand Caravan. Indiscutivelmente são excelentes veículos mas o pós-venda dos mesmos estará sempre comprometido devido ao reduzido número de unidades comercializadas em nosso mercado local.

Se você pensou em um importado desses grandes talvez o que nos chama um pouco a atenção é o sucesso com que os modelos Hyundai tem apresentado. Se tiver oportunidade dê uma olhado no modelo Santa Fé e o modelo Vera Cruz. O Santa Fé pssui a opção cinco lugares e sete lugares. Recentemente o modelo cinco lugares não é mais anunciado nos classificados pelos lados de São Paulo, entretanto tudo indica que o seu perfil de usuário seja pelo modelo maior, ou seja, você precisa da terceira fileira de bancos. O modelo Vera Cruz parece o irmão mais novo, entretanto maior do modelo Santa Fé. Vale a pena conferir.

Não dá para fala mal de um veículo Chrysler e é sabido que o sucesso destes monovolumes grandes iniciou-se no mercado americano com esta montadora. A mesma fez muito dinheiro com tal categoria de veículos até que os concorrentes oferecessem algo no segmento. Infelizmente aquele casamento Mercedes-Benz e Chrysler acabou e aquilo que seria melhor para uma operação de pós-vendas para duas marcas que vendem pouco em nosso mercado acabou não se confirmando. Em meu bairro a revenda autorizada atendia as duas bandeiras. Hoje a mesma passa atender somente os veículos da marca MB. Até eu estava feliz com a situação pois sou proprietário de uma modelo da marca Jeep (pertence ao Grupo Chrysler) que num determinado momento existia somente uma revenda autorizada da marca, pelos lados de São Paulo. Depois da união várias revendas MB passaram atender a duas bandeiras e agora após esta separação a tendência seria de um menor número de revendas autorizadas.

Porque correr riscos……..???

Pense no outro modelo da Toyota, o SW4.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento