Pergunta

 Bom dia

Assunto:

Corolla 2010?? Pretendo trocar meu carro em 2008.

Até abril/2008 chega o Corolla mod. 2009 com cara de Camry.

Dois amigos disseram que já leram sobre uma reestilização para chegar em 2010…

O atual Corolla durou 5 anos.

A Toyota fará isso mesmo com esse face lift 2009 ou é só um mau entendido ?

Abraços
Eduardo

Resposta

Caro Eduardo,

Acho que estamos diante de um mal entendido. O novo Toyota Corolla a ser lançado no início de 2008 representa uma nova geração da familia Corolla. A montadora não faz este tipo de lançamento considerando “face lifts” futuros num curto espaço de tempo. O lançamento de uma nova geração de um veículo representa pesados investimentos e tais investimentos precisam ser pagos. Esta conta fecha no mínimo em trinta e seis meses. Quanto menos a montadora mexe em um projeto melhor para o seu resultado. Evidentemente que o volume de vendas é que irá dizer quando o mesmo será alterado.

Recentemente li uma reportagem que a Chrysler, depois da separação do casmento com a Mercedes-Benz irá parar de produzir modelos com baixos volumes de vendas. O pessoal que comprou a companhia quer fazer dinehiro com a mesma. Qual veículo estava na lista das paralizações. O PT Cruiser Cabriolet. Em nosso mercado o seu lançamento é recente, mas no mercado americano o mesmo já data de uns dois anos (não sei ao certo). Ainda assim a conta precisa chegar. Do que adiante manter estoques, procedimentos de manufatura, treinamento, vendas, etc, etc, se o mesmo não vai para frente. Um insucesso na industria automotiva representa perdas financeiras. Quando antes este insucesso terminar melhor para a montadora. A VW deixou de oferecer um tal de Phateon no mercado Europeu porque não atendia os volumes de vendas incialmente propostos. Era um modelo parecido com um Rolls Royce ou um Maybach da Mercedes-Benz. Só tinha um problema. O emblema VW no mesmo, não desmerecendo a montadora, mas o pessoal (potencial Cliente para o mesmo) ainda não associou a mesma a carros de super luxo.

Aquela tal de Bugatti Verion de mais de 1.000 HP, carro mais rápido do mundo tinha vendido apenas 16 unidades (matéria lida há algum tempo). Talvez hoje esse volume já seja maior. Ainda que estamos falando de super carros, exclusividade, etc, etc, um volume de umas 500 unidades anuais seriam necessários para pagar a conta. Outros modelos da montadora VW (a Bugatti pertence ao Grupo VW) devem estar “carregando” o projeto.

O que se comenta depois do que já foi visto de novo Corolla é que talvez o mesmo não desperte tanto interesse capaz de bater o atual Honda Civic que realmente mudou bastante no lançamento deste última geração. Os volumes de vendas, o sucesso do modelo, a aceitação do publico é que irá dizer se quanto tempo este ficará em linha sem sofrer alterações.

Como você mesmo mencionou o Corolla traz um pouco de Carmy que nesta última geração consegiu ficar mais bonito do que o Honda Accord. Por outro lado a Honda já sinaliza com um novo Accord e isto até justifica um pouco esta oferta dos Accords em nosso mercado num preço tão competitivo. Quem comprar agora estará adquirindo um modelo que vai mudar em pouco tempo.

O Camry tem fila de espara no mercado americano. Porque não seguir a receita de sucesso do seu irmão mais velho na linha Corolla. Se não der certa com certeza existem artifícios para alavancar as vendas. Hoje a montadora dá TV LCD na compra do seu modelo. Quando o mesmo não é o objeto de desejo geral artifícios precisam ser criados. Ainda assim a familia Toyota Corolla continua fazendo sucesso pois já conquistou o público muito mais na aspecto de um bom produto e uma boa pós-venda do que em relação ao estilo dos mesmos. A Honda é outra montadora japonesa que também desfruta desta vantagem, considerando ainda que seu produto no segmento dos sedasns médios é campeão de vendas e sonho de muitos.

Particularmente eu prefiro o VW Jetta, mas ainda assim acho que todos estes Sedans médios representam ótimos produtos (GM Vectra, Renault Megane, Ford Fusion, Toyota Corolla, Nissan Sentra, entre outros). Não dá para falar mal de nenhum deles. Cada um tem a sua performance no segmento em que atua. Uns mais bonitos, outros mais ousados, outros mais caros, outros subsidiados, outros mais desejados, etc, etc.

Caro Eduardo,

Nossos comentários são apenas especulações. Ainda assim acredito que este novo Corolla permaneça no mercado sem mudanças radicais por no mínimo uns 3 anos. A Toyota já é a número 1 no volume de vendas em 2007 (mercado mundial) posição inicialmente projetada para 2010. Não é facil adiantar tal resultado em três anos, num mercado tão competitivo como a industria automotiva global. Os japoneses sabem o que fazem. Nós somos meros telespectadores.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson Bastos
Site www.automoveldicas.com.br

ps: talvez a grafia de algns modelos de veículos esteja redigida de forma errada. Infelizmente o meu “back log” de consultorias não deixa tempo para maiores pesquisas neste sentido. Fica aqui a minha desculpa por algum erro. 

 

 

Agradecimento

Nelson,

Bom dia,

Muito obrigado pelas ( muitas ) palavras que se dedicou ao meu questionamento.

Hoje em dia não penso em carro apenas como objeto de puro desejo, apesar de ter adoração por carros, participar de eventos como o QRX ( Quatro rodas Experience ) e ler o que aparece. Hoje penso tbem no meu bolso, no que se fala em desvalorização do pós venda, pois não sou abonado e não posso me dar ao luxo de perder $$ em maus negócios, daí meu questionamento.

Vc citou a fidelidade dos consumidores qto as marcas. É que a Honda resolveu mudar o foco de seus consumidores para um publico mais jovem que quer um carro bonito ( um dos mais ) mas não precisa de porta malas. Por isso acho que vou ter que estudar o novo Corolla.

… Mas se eu pudesse dispor de + 20 mil com certeza tbém optaria pelo Jetta, ainda mais agora com 170cv ( isso é que é um carrão com bom custo /benefício ).

Novamente grato pela atenção

Eduardo Antonialli
Araraquara-SP

Ps.: … pessoas como vc não deve se preoculpar em pedir qq tipo de desculpas.