Pergunta

sou proprietaririo de uno mille ep 96 completo,

pretendo trocar meu carro por outro usado ate 27000,00. sempre quis comprar um classe a, mas com o fim de sua producao fica a duvida se ainda e um bom negocio quanto a sua desvalorisacao e facilidade de venda.

Grato,

Reinaldo Melo Pimenta

 

Resposta

Caro Reinaldo,

Em minhas consultorias, no passado, ainda quando o modelo MB Classe A era fabricado sempre referenciava tratar-se de uma das melhores opções do mercado no segmento em que atuava e por quanto era oferecido. Infelizmente naquele momento o brasileiro ainda confundia carro pequeno com carro popular, ou seja, esperavam que o mesmo custasse algo próximo a um Fiat Uno Mille.

Não tem jeito. Hoje as pessoas pagam por estes compactos premium (Citroen C3, VW Fox, Fiat Palio, GM Corsa, Renault Logan, entre tantos) especialmente aqueles que são oferecidos com motores maiores (1.4 ou 1.6) e com certeza tais modelos oferecem muito menos do que o modelo Mercedes-Benz Classe A oferecia na época.

A fábrica de Juiz de Fora em Minas Gerais fora concebida para produzir 70 mil unidades / ano. No melhor exercício o modelo MB Classe A chegou a vender 12 mil unidades em 1 ano, ou seja, seria muito difícil manter o projeto.

Parou de ser fabricado e isto acabou representando uma forte desvalorização do mesmo.

Neste cenário você já estaria ganhando pois a desvalorização maior já aconteceu, Perdeu mais dinheiro quem comprou o mesmo no auge da produção, seguido por um anúncio do término da mesma.

Talvez itso justifique um pouco esta suporta boa relação de custo / benefício que você deve ter encontrado em sua opção de compra. Nem tudo é alegria. O modelo sempre teve uma manutenção preventiva e corretiva, mas cara quando comparado aos similares de mercado. Entenda também que estamos falando de um Mercedes- Benz e como o mesmo vendeu pouco você não encontra as peças de reposição e mão de obra qualificada como um outro modelo mais vendido do mercado. Na maioria das vezes você precisará ir a uma revenda autorizada e isto sempre acaba representando maiores custos.

Modelos A190. Inicialmente a MB ofereceu o Classe A com motor 1.6. Como o mesmo deixava um pouco a desejar em termos de desempenho a montadora passou a oferecer também o motor 1.9. Este vendeu menos ainda que o seu irmão mais antigo (1.6) pois fora ofertado em menor período de tempo e também custava mais caro. Talvez você tenha um carro melhor em termos de desempenho, entretanto um veículo mais difícil e mais caro de se manter.

Facilidade de venda: que já teve o modelo sabe que estamos falando de um bom veículo. Quem teve já o passou para frente. Quem não teve e pretendia ter tem o receio do término da produção e de uma manutenção corretiva / preventiva muito caro. Não é a mesma coisa do que comprar um Gol, um Palio, um Peugeot 206, carros de maior volume de vendas em nosso mercado e quem ainda continuam em produção.

A decisão final é sua. Se o modelo estiver em excelente estado de conservação, com procedência, plano de revisõespreventivas realizado em revenda autorizada, baixa quilometragem, pode ser um bom negócio. Se não, e no mercado de usados, muitas destas premissas são difíceis de serem checadas, considere uma outra opção de mercado.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br