Pergunta

E aí Nelsão, tudo bem?

Estou super feliz de ver que você continua com o seu site no ar e vou aproveitar para tomar um pouco do seu tempo.

Estou avaliando trocar de carro e entrar num New Civic LXS, mas soube que a um face lift para a versão 2009. Isto é fato? Você já ouviu isto no mercado? O que você acha de minha troca (maluca, não?)?

E a vida de empresário? É tão boa assim para você não ter voltado para a área até hoje? Fico muito feliz pela oportunidade de lhe escrever e mande notícias, não só sobre a consulta.

Abraço grande,

Do amigo Zaidan

Resposta

Caro Zaidan,

Vejamos se consigo te dar algumas informações contribuindo em sua decisão final:

Já vi algo redigido na midia especializada sobre mudanças de estilo (face lift) na geração atual do Honda Civic a partir de 2009.

Sinceramente acredito que se o cenário continuar do jeito que está, isto tende a ser postergado ou quem sabe até mesmo não seja verdade. Não é dificil uma notícia deste ser plantada considerando criar incertezas junto a potencias compradores do modelo e a sua situação atual é bem caractarística deste cenário, ou seja, está recioso de comprar um Honda Civic, o mesmo sofrer alterações de “design” e como consequência contribuir em uma maior desvalorização do modelo recem adquirido.

Alterações em modelos de veículos custam muito as montadoras, ainda mais quando se trata de um modelo que vem tendo sucesso no segmento em que atua. Existem considerações aqueles proprietários recem felizardos, ou seja, não é fácil fazer um relativo investimento em um modelo e na sequência saber que o mesmo irá sofrer uma mudança de estilo.

Manter um modelo em produção, por mais tempo e com relativo sucesso é o que toda montadora deseja. Também não devemos nos esquecer que estamos diante de plataformas mundiais, modelos globalizados, modelos exportados para outros mercados e neste cenário não é só o mercado doméstico que acaba justificando a decisão da montadora.

O Honda Civic é o campeão de vendas em sua categoria (Sedans Médios) e os números abaixo comprovam este cenário:

Resultado até março de 2008:

Sedans Médios por modelo (março de 2008):

# Honda Civic:

Março 2007: 3.710 unidades emplacadas
Março 2008: 5.234 unidades emplacadas (alta de 41,1%)

# GM Vectra

Março 2007: 2.986 unidades emplacadas
Março 2008: 2.382 unidades emplacadas (baixa de 20,2%)

# Citreon C4 Pallas

Março 2007: não disponivel no mercado
Março 2008: 1.683 unidades emplacadas

# Toyota Corolla

Março 2007: 3.307 unidades emplacadas
Março 2008: 1.259 unidades emplacadas (baixa de 58,5%)

# Nissan Sentra

Março 2007: 64 unidades emplacadas (início da disponibilidade do modelo em nosso mercado)
Março 2008: 813 unidades emplacadas (alta de 1.170%)

Acumuldado Janeiro a março de 2008 me relação a igual período de 2007:

# Honda Civic:

Janeiro a Março 2007: 7.374 uniades emplacadas
Janeiro a Março 2008: 14.688 unidades emplacadas (alta de 99,2%)

# GM Vectra

Janeiro a Março 2007: 5.238 unidades emplacadas
Janeiro a Março 2008: 6.583 unidades emplacadas (alta de 12,8%)

# Citreon C4 Pallas

Janeiro a Março 2007: não disponível no mercado
Janeiro a Março 2008: 4.615 unidades emplacadas

# Toyota Corolla

Janeiro a Março 2007: 7.903 unidades emplacadas
Janeiro a Março 2008: 5.513 unidades emplacadas (baixa de 30,2%)

# Nissan Sentra

Não aparece na lista dos “Top 50” de nosso mercado impossibilitando de mostrar os seus números de vendas divulgados pelas revistas especializadas. A que conclusões podemos chegar com os números acima:

# O Honda Civic ainda é o número um e com muita folga no segmento em que atua, ou seja, o dos sedans médios.

# Se este cenário persistir é bem provavel que alterações de estilo ou “design” sejam cada vez mais adiadas.

# Nos números isaolados de março o Toyota Corolla estava na quarta poisição do ranking atrás de GM Vectra e Citroen C4 Pallas. Estes aproveitaram a entressafra do Corolla para vender mais.

# Em abril de 2008 o Toyota Corolla passou a ser o vice lider e este cenário é que pode justificar em parte possiveis alterações no modelo da Honda.

Ainda é cedo para analizarmos oquanto este novo Corolla robaraá mercado do Honda Civic, não tão novo, entretanto tão moderno quanto.

Até acho que quando olhamos os dois modelos (Toyota Corolla e Honda Civic) isoladamente sem se preocupar com períodos de lançamentos, um descolhecido seria capaz de apontar o modelo da Honda como um veículo mais moderno.

O que a Toyota fez. Pegou a sua receita de sucesso e esta realmente é uma receita vencedora (Toyota Carmy) e fez uma releitura do modelo para o seu irmão menor (Toyota Corolla). Resta saber quantos potencias compradores deste segmentos serão cativados por tal estratégia. Será que este novo Toyota Corolla travestido de Toyota Carmy será suficiente para retornar a primeira posição de vendas deste segmento. A segunda posição já foi retomada em abril e será preciso mais algum tempo para avaliarmos o mercado.

Ainda assim a sua intenção de comprapelo modelo Honda Civic, mostra que o lançamento da Toyota não foi capaz de alterar o seu desejo.

O mercado de automoveis vive em parte de novidades e este segmento foi um dos que mais novidades apresentou recentemente (Ford Fusion, GM Vectra, VW Jetta, Nissam Sentra, Citroen C4 Pallas, etc, etc). Até o final do ano a Fiat lança o Fiat Linea substituto da família Marea Sedan neste segmento. Particularmente fiquei um pouco decepcionado com este novo Toyota Corolla. Ele apresenta as virtudes de seu irmão mais velho (Toyota Carmy) mais no fundo se parece em muito a com geração anterior, ainda mais considerando o segmento em que atua, repleto de outras excelentes opções.

Se você realmente tenciona comprar a Honda Civic pode comprar sem receios. No momento atual representa a melhor escolha do segmento e os volumes de vendas atestam este cenário.

No dia de ontem estive num estande de vendas da Honda verificando tal modelo para um outro Cliente do site, na oferta de trabalho “compra certa” de nosso projeto. Procurávamos por um modelo EXS AT com comando de troca de marchas no volante e repleto de outros acessórios. Maravilhoso, entretanto a pedida de R$ 85 k, pelo mesmo, nos faz pensar em outras alternativas do tipo Ford Fusion ou VW Jetta.

Resta saber quanto você quer pagar pelo seu Honda Civic. Se for pelo modelo mais caro, existem boas outras alternativas de marcado, tão viáveis quanto. Se for pelo modelo de entrada, nos parece uma das melhores opções do mercado.

Sucesso e boa sorte com o seu novo veículo. Não será fácil sair de um “Sport Utility” tipo Pajero Full, movida a diesel e passar para o segmento dos sedans médios sem percepção de um “downgrade” no segmento em que ambos se posicionam. Ainda assim existe a vantagem de um veículo 0 km, com garantia de fábrica, menor custo de seguro, menor custo de manutenção, menor exposição no trânsito, etc, etc. Tem também as suas vantagens, principalmente as financeiras.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site http://www.automoveldicas.com.br

ps: estamos esperando por uma visita sua, em nosso posto de combustíveis, em Jundiaí.