Pergunta

 

Minha mae está adquirindo um veiculo 0km e tem a necessidade de que ele seja automatico e com o melhor custo/beneficio tanto de aquisição quanto de dia-a-…

Estamos mais propensos ao 207, visto que o Fit não tem a opção Automatico+Flex, enquanto que o 207 terá esta possibilidade. Fora isso o – cambio do 207 é automatico/sequencial e o Fit é só automatico; – 207 com freio a disco 4 rodas; fit so em duas; – 207 melhor acabamento; fit, mais espartano (?) – 207, 1.6; fit 1.3 ou 1.5; – 207 AC Digital; fit AC mecânico;

Só que tenho um dilema que aí que eu gostaría de sua ajuda. Muitos amigos falam que é para eu correr ‘das francesas’ e sem a menor dúvida optar pela Honda, mesmo pagando mais por menos. Estou muito inseguro de minha futura escolha. O que vc me diria?

Obrigado.

Carlos Barini

Resposta

Caro Carlos,

Você já traçou vários pontos positivos em relação a sua futura intenção de compra, ou seja, o modelo Peugeot 207. Não deixe de pensar que na verdade Honda Fit e Peugeot 207 pertenem a segmentos distintos e quando você menciona que o Peugeot 207 oferece mais por menos na verdade talvez o cenário não seja exatamente este.

Como o Honda Fit se encaixa em outro segmento, sendo este um segmento de veículo maior, maior espaço interno, maior funcionalidade, etc, etc, talvez este preço um pouco mais caro do modelo Honda até possa parecer uma melhor relação de custo benefício que este Peugeot 207.

Ainda assim como este Honda Fit também deve sofrer algumas alterações de estilo num curto espaço de tempo a montadora acaba tendo que criar artifícios e a excelente relação decusto / benefício de um modelo é o melhor apelo de compra, talvez este seja o seu maior impeditivo para optar pelo modelo.

“Correr dos franceses”: somente como exemplo e o xemplo neste caso é bem válido a sua pessoa, sou proprietário de um Citroen C3, Exclusive, ano 03 modelo 04. Já rodei mais de 55 mil kms com o mesmo e até agora só foi alegria. Tirando as manutenções normais de praxe e troca de óleo seguindo a recomendação do fabricante o custo de manutenção corretiva é quase igual a zero. Perceba que PSA Peugeot / Citroen representam a mesma empresa, ainda que as operações locais sejam tocadas de maneira independente. O que vale aqui é o exemplo da confiabilidade do modelo Citroen podendo ser apliacado o mesmo raciocinio para os modelos Peugeot.

Me carro anterior foi uma Saveiro Super Surf 2003 que rodei 70 mil kms. Gastei mais, tive mais problemas e olha que sempre fui um fã e apreciador da marca VW (Você conhece, você confia).

Não dá para falar mal de nenhuma destas grandes montadoras, até mesmo estas recem chegadas que já estão em eslabelecidas no Brasil, com manufatura local, grande rede de revendas autorizadas, peças de reposição disponiveis, mão de obra especializada, etc, etc.

Estas francesas, ainda como outras fazem muito sucesso no mercado Europeu, o segundo maior mercado nundial e com os mesmos modelos e opções que temos disponiveis em nosso mercado. Ainda que o Peugeot 207 europeu seja um pouco diferente do nosso Peugeot 206, travestido de modelo 207, pode comprar sem receios.

Se o modelo fosse tão ruim como seus colegas e amigos comentam o mesmo não venderia nos volumes que os franceses (e podemos mencionar o sucesso dos Citroen, Renault e Peugeots), tem conseguido em nosso mercado.

Esta história de só os carros japoneses é que desfrutam de baixo custo de manutenção pode ser verdade do passado. Até acho que muito do sucesso dos modelos Honda, Toyota, Nissan, Subaru, entre outros foram apoiados nestes quesitos de veículos, bons e de baixo custo de manutenção. O sucesso de um pós-venda é fator determinante para qualquer montadora, principalmente em relação a continuidade (fidelização) junto a marca e todos, sem excessão, trabalham neste sentido.

Num mercado como o nosso, com nossos volumes de produção, nossa manufatura local visando inclusive mercados externos, não existe carro ruim. Existe sim segmentos distintos classificados por modelos e faixas de preços.

Pode comprar o seu Peugeot 207 sem receios……

Vamos nos falando e boa sorte com o seu novo veículo,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos

Agradecimento

 

Ola Nelson,

muito obrigado pela sua atenção. Sensacionais as suas colocações.

Se eu puder continuar conversando um pouco mais com vc… ai vai.

Eu fiquei mais tranquilo após ler sua resposta e já tinha me dado por satisfeito em comprar realmente o 207.

Porém acessei o G1 e li a respeito do 407.

(http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL582055-9658,00.html)

Fiquei muito preocupado quando passei a ler os comentários.

O que deu para perceber é que, em relação à peugeot, existem dois tipos de pessoas, as que ODEIAM e as que AMAM.

Entendo que se vc comprar um VW, fabricado em SP, em uma segunda feira após a derrota do Corinthians no domingo, com certeza será uma dor de cabeça infinita. Essa seria a minha explicação para a diferença que pode existir entre dois carros que saem da mesma linha de montagem, porem um comprador fica super feliz e só fala bem do carro, e o outro só se ferra, e tem que passar anos com um carro dando problemas constantemente desde que era 0 km.

Agora, a questão é que eu não posso errar, visto que minha mae é deficiente física e é obrigada a ficar com o mesmo carro por no mínimo 3 anos. Imagina se damos o azar de sermos sorteados justamente com um carro fabricado numa segunda depois que o flamengo foi rebaixado! Bom, o que acho que ajudaria a ficar mais tranquilo seriam os números de reclamações recebidas por causa da Peugeot x o número de reclamacoes recebida pela Honda. Ou entao qualquer outro medidor de quantidade de carros que deram problema? Ou porcentagem de clientes satisfeitos?

Voce sabe onde eu posso encontrar algum destes indicadores?

Obrigado.

No aguardo.
Carlos Barini.