Usada como fonte de informação, internet muda o mercado de automóveis

Com as concessionárias online os consumidores já vão a concessionária com pleno conhecimento do produto.
InfoMoney, 16 de agosto de 2008
 
inShare.0A internet está sendo cada vez mais utilizada no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ibope NetRatings, o número de usuários residenciais chegou a 22,9 milhões em junho. Com isso, as pessoas encontram mais uma ferramenta para obter informações e realizar pesquisas.

Isso também se reflete no comportamento dos consumidores e provoca mudanças na forma de vender um produto, como ocorrer com o setor automobilístico. “A internet mudou totalmente o comportamento do mercado de carro, do consumidor e da revenda”, afirma o diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite.

Mais conhecimento

Segundo ele, a pessoa já vai para a concessionária com pleno conhecimento do produto. “Antes, ele ia na concessionária para conhecer o carro. Hoje, quando entra lá já sabe o que quer comprar”, considera.

O consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, também possui a mesma opinião. “As pessoas entram no site da empresa, da loja ou fazem simulação de financiamento. Hoje tem acesso a tudo. Se a pessoa sabe navegar na internet, chega mais preparada que o vendedor”, afirma.

Em uma pesquisa sobre o setor automotivo do Brasil e a internet, feita pelo Google, 65% dos consumidores afirmaram que utilizam as ferramentas de busca da web durante o processo de compra.

Mas Bastos também considera que, embora a rede seja utilizada como fonte de informação, ela não é usada para efetivar a compra, pois, para isso, o consumidor ainda busca as concessionárias. “Ele ainda quer ir na concessionária, ver o carro ou tentar ganhar um brinde, seja IPVA pago, insulfim ou rádio”, diz.

Ele também acredita que, além de fonte de informação, a internet pode ser um meio de negociação, caso a pessoa encontre um modelo com um preço menor do que o cobrado pelo estabelecimento que procurou.

Joel Leite também considera que a efetivação da compra ainda é, e continuará sendo feita pessoalmente. “No começo pensou-se que as pessoas iam comprar carro pela internet, como se compra livros, mas isso não se confirmou. E sempre tem uma negociação que exige a presença física, seja para ter desconto ou ganhar um aparelho de som”, afirma.

Mudança para vendedor

O maior acesso a informações pelos consumidores também causou uma mudança no comportamento dos vendedores, das concessionárias e das montadoras. “O perfil do vendedor mudou. Ele tem que conhecer o produto e a concorrência”, afirma Bastos. Para ele, se o profissional mentir sobre a concorrência, o comprador vai perceber, pois já se informou sobre o produto antes.

Joel Leite também considera que o vendedor tem de realizar a venda, pois, caso saia da concessionária sem fechar o negócio, não voltará mais. “Antes ele (vendedor) informava, e o consumidor ia para casa pensar no assunto. Hoje, ele já vai para comprar”, afirma.

Montadoras

De olho na internet, as montadoras também já estão oferecendo mais ferramentas para os consumidores, com mais informações de seus produtos, como simulações de financiamentos ou de apólices de seguro.

Bastos também lembra que a web é importante para o setor, já que o perfil de quem compra carro é o mesmo de quem tem computador em casa com acesso à internet.