Por Roberta de Matos Vilas Boas

A preocupação crescente com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global deve fazer com que os consumidores procurem mais carros econômicos na hora da compra.

De acordo com o consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, essa é uma tendência mundial. “As pessoas estão procurando carros mais econômicos, e as montadoras também estão apresentando carros mais ecológicos, como os híbridos”, afirma.

Brasil já está adiantado
Bastos também considera que o Brasil já está adiantado no desenvolvimento de carros mais ecológicos, principalmente pela adoção do álcool. “Algumas montadoras ainda não têm carro flex no Brasil, e isso é mal visto pelos consumidores. Elas têm dificuldades de alavancar as vendas”, diz.

Além disso, muitas empresas que possuem fábricas em outros países, que visam o mercado brasileiro, já produzem carros que rodam tanto com etanol como gasolina, devido à grande aceitação desse tipo de veículo no País.

Ele também afirma que essa mudança no comportamento do consumidor também já é vista em outros países, como os Estados Unidos, onde, segundo ele, as pessoas já não vêm mais com “bons olhos” carros grandes e que gastam muito combustível.

Considerando os carros elétricos, que muitas empresas já estão desenvolvendo, Bastos acredita que a aceitação deles será maior em outros países, que não possuem a opção do álcool, que além de mais barato também polui menos.

Ele também alerta que, inicialmente, esses carros deverão custar mais caro, o que pode dificultar a sua aceitação no mercado brasileiro. “Pagar mais caro para contribuir para o meio ambiente é questão de consciência. Hoje ainda não há isso no Brasil, consumidor está mais preocupado em gastar menos”, explica.

Mudanças do brasileiro
O consultor também afirma que já possível notar mudanças no comportamento do consumidor brasileiro na hora da compra, mas poucas relacionadas à questão ambiental.

Segundo ele, os brasileiros já estão comprando mais os carros com motor 1.4, em detrimento do 1.0, devido, principalmente, aos preços, que estão similares. “Também tem a questão da exportação. Os carros são feitos no Brasil, visando o mercado mundial, e carro 1.0 não é bem visto nesses mercados”, afirma.

Além disso, o brasileiro está adquirindo mais itens que eram considerados supérfluos, como ar condicionado e air bag, principalmente para ter mais segurança. “O ar condicionado, de item de conforto passou para item de segurança. Ninguém quer andar com o vidro aberto”, explica.

Fonte: InfoMoney