Você é do tipo que compra os produtos e não olha para o manual? Pois saiba que, com essa atitude, você pode ter mais gastos do que gostaria, pelo menos se o produto for um carro.

Segundo o consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, fazer a manutenção e as revisões nos períodos indicados pela manual pode evitar que peças se desgastem antes do previsto e que o proprietário tenha de trocá-las. “Não pode ficar adiando. Adiar pode fazer com que outras peças tenham problema. Se a pessoa tem que fazer o rodízio de pneus ou balanceamento e não faz, vai ter um desgaste maior”, diz.

Mantendo a garantia

Se você comprou um carro zero Km, deve se preocupar ainda mais em olhar o manual. Isso porque não fazer as revisões nos prazos e limites de quilometragem determinados pode fazer com que você perca parcialmente a garantia do veículo e tenha de arcar com os valores das peças e da mão-de-obra.

Bastos lembra que, atualmente, algumas montadoras chegam a dar garantia de três anos. “Você só pode honrar essa garantia se seguir o que está escrito no manual”, explica.

Manutenção em local autorizado

O consultor também afirma que, cada vez mais, a tendência é fazer a manutenção e revisão do carro em um local autorizado pela concessionária ou montadora. Porém, ele ressalta que o preço pode sair mais alto do que em um outro estabelecimento, mas também lembra que a segurança de estar pagando por um bom serviço é maior.

“O que acontece é que antes a montadora só vendia, hoje ganha dinheiro vendendo automóvel e fazendo serviços” diz. Bastos também afirma que a tendência é de que o preço da manutenção em local autorizado caia e se torne mais competitivo.

Referência: InfoMoney