SÃO PAULO – Se, na hora de comprar um carro, você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher, saiba que, além de influenciar no preço final do veículo, a sua escolha pode contribuir para diminuir os gastos de manutenção da pintura ou até mesmo facilitar a revenda.

Segundo o consultor do site AutomovelDicas, Nelson Cunha Bastos, os tons metálicos costumam encarecer o preço de venda de automóvel, devido ao custo mais caro para as montadoras no processo de pintura. “A diferença de um carro prata, em relação ao preto, fica em torno de R$ 1 mil, mas a indústria também fabrica o preto metálico, que também encarece o preço”, afirma.

Manutenção
Mas, para escolher a cor, não se deve considerar somente a beleza e o preço final do carro, pois, com o uso, você também terá gastos para proteger a pintura de riscos, sujeira e desgaste.

Para Bastos, a melhor opção é o prata. “Prata é mais fácil de manter. A sujeira e os riscados aparecem menos. E também tem maior valorização. As chances de vender um carro prata são maiores do que as de um carro vermelho, porque a procura é maior. Nem todo mundo quer um carro vermelho”, explica.

Veículo colorido
Aparentemente, muitas pessoas já descobriram que a prata é a melhor cor para a manutenção do carro. Atualmente, na hora de comprar um veículo, a maior procura são por modelos nessa cor. Enquanto as cores mais chamativas, como vermelho e amerelo, não possuem uma aceitação muito boa. “Essas cores são mais direcionadas para os carros esportivos”, afirma o consultor.

Porém, o mercado têm dado sinais de mudança, e cores mais vibrantes devem ser a próxima tendência. “A maior procura é por tons neutros, mas fica na mesmice. Se você olha na rua fica tudo igual, por isso o pessoal está buscando outras coisas”, afirma Bastos.

Segundo a empresa do segmento de tintas, PPG Global, em cerca de quatro anos, a cor azul deverá se tornar uma das mais populares para carros, sendo que os tons escuros irão substituir os cinza escuros e pretos, e os tons mais claros tomarão lugar dos pratas.

Fonte Infomoney Pessoal