17/04/2012

Veículos: quem causa mais desgaste? O homem, a mulher ou o jovem?

As mulheres são mais prudentes no trânsito e também mais atentas com a manutenção do veículo, diz especialista

O desgaste do veículo é algo inevitável, no entanto, o modo como o motorista dirige também pode influenciar muito na conservação do automóvel. A disputa por quem dirige melhor é atualmente conhecida por homens e mulheres, mas e os jovens? Será que eles são mais cuidadosos com seus veículos?

Para o consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, o mito de que “mulher no volante perigo constante” não existe mais. Na opinião de Bastos, hoje, as mulheres são mais prudentes no volante e, por isso, tendem a desgastar menos o veículo.

Segundo ele, as mulheres têm índices menores de sinistros do que os homens e os jovens. Elas também são mais preocupadas com manutenção. “As mulheres não podem, por exemplo, ficar paradas na estrada com veículo quebrado no meio da noite e, por isso, se preocupam mais com a manutenção”, explica Bastos.

Homens e jovens

Os jovens tendem a serem mais imprudentes e a conduzir os veículos em velocidade mais elevada,o que causa um desgaste maior de alguns componentes, como freios, embreagem e peças de reposição.

De acordo com o consultor, os índices de sinistros são mais altos entre jovens e homens, o que faz também com que as apólices de seguros sejam mais caras para este público.

Cidades ou estradas

Outro fator que pode influenciar muito no desgaste do veículo é o ambiente onde ele circula. Segundo o especialista em veículos e diretor do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo), César Samos, os veículos tendem a ter um desgaste maior nas cidades.

O especialista explica que o fato de os veículos andarem sempre em marcha lenta nas cidades, em função do trânsito, faz com que ocorra mais desgaste em alguns itens, como freio e embreagem. Já as más condições das vias causam desgastes da suspensão e dos sistemas de direção.

Samos explica também que o fato de o veículo ficar muito tempo em marcha lenta pode causar problemas no motor.

Por outro lado, nas estradas, o veículo roda mais e sofre menos esforço, porque o motor está sempre em alta rotação, além das condições das estradas serem melhores que as das vias urbanas.

“Os veículos nas estradas rodam 100 quilômetros em uma hora, por exemplo. Já a mesma distância nas cidades pode durar cerca cinco horas, o que exige um esforço muito maior do motor”, exemplifica o especialista.

O diretor da Sindirepa-SP também recomenda que os proprietários de veículos que circulem mais nas cidades, diminuam o intervalo de manutenção e inspeção desses veículos.
Fonte: InfoMoney
Autor: Welington Vital de Oliveira