Fonte: InfoMoney
SÃO PAULO – Ter um carro gera muita despesa, seja com combustível, mecânica ou limpeza, mas a pior delas é com a funilaria, que é um dos serviços mais caros.

Se o seu veículo tem muitos arranhões, pintura gasta ou está amassado, realmente não há como fugir: está na hora de mandar o carro para a funilaria. Mas como escolher uma oficina de qualidade?

Segundo o consultor do site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, na hora de escolher uma funilaria, o consumidor deve optar primeiramente por uma autorizada da marca do veículo. Isso irá garantir que o automóvel tenha uma desmontagem correta e uma garantia maior do serviço oferecido, principalmente no que diz respeito a padrões de cores.

A segunda opção é optar por funilarias credenciadas às seguradoras, mesmo que o proprietário não tenha um seguro. “As seguradoras são criteriosas na hora de credenciar um estabelecimento e isso assegura ao consumidor a competência daquela funilaria”, explica Bastos.

Cuidados com a pintura
Bastos explica também que a melhor forma de conservar a pintura do veículo é mantê-lo protegido do sol e da chuva. Carros guardados em áreas aberta tendem a ter vida útil da pintura mais curta.

Outra dica é aplicar algum tipo de proteção no veículo, seja um polimento, seja uma cristalização, ou até mesmo mantê-lo encerado. No entanto, esse procedimento não pode ser feito constantemente, pois o polimento e a cristalização causam um desgaste da pintura.

Para saber se o veículo está com uma proteção, Bastos explica que o proprietário deve observar o veículo molhado. “Se água formar várias bolhas no veículo, significa que ele está protegido. Agora, se a água não formar [bolha] e só escorrer no veículo, é importante aplicar alguma proteção”, explica.