Coincidência ou não talvez o Brasil já represente a maior frota mundial de veículos blindados. Até 1997 a cada vinte mil veículos comercializados um era blindado. Hoje esta relação já chega perto de um veículo blindado a cada mil veículos comercializados.No passado eram apenas 10 empresas especializadas no setor, hoje temos mais de 50 opções.
Estima-se uma frota atual de 15 mil veículos. À medida que o mercado cresce, crescem também as preocupações em relação aos níveis de serviços, homologações, certificações, mercado de usados, veículos sinistrados, transferência de propriedade.

O assunto é tão importante que o Exército Brasileiro passou a regulamentar o mercado através de normas específicas para o setor. Num passado não muito distante, existiram as chamadas blindagens parciais, onde algumas partes dos veículos (tetos, colunas e portas) não recebiam a devida proteção balística.

Outro grave problema muito conhecido, diz respeito a delaminação dos vidros. Ocorre uma separação das camadas que formam o “sanduíche” blindado. Este processo é decorrente dos ataques ultravioleta ou penetração da umidade. Formam-se aquelas bolhas facilmente percebidas nas bordas dos vidros. Importante lembrar que o nível da delaminação é diretamente proporcional a queda da eficiência balística. Neste caso a única solução seria a troca dos vidros comprometidos.

Aproveitando o momento gostaria de esclarecer alguns fatos. Recentemente apareceu no mercado o chamado vidro antivandalismo. Vale lembrar que um vidro blindado resiste a chamadas armas de fogo, enquanto que um vidro antivandalismo resiste a chamadas armas brancas (faca, martelo, pedra, madeira e socos).

Mais preocupante e irresponsável ainda são Empresas comercializando películas de filme, o conhecido “insufilm” resistentes a disparos de armas ou vandalismos. Não existem milagres. A única eficiência desta película é evitar que criminosos vejam com clareza o interior do veículo. Proteção balística aos vidros do seu veículo significa trocar os originais de fábrica, de espessura igual a 4 mm, por vidros de 21 mm de espessura (NIJ nível IIIA).

O mercado de segurança automotiva está tão aquecido, que já existem opções de locação de veículos blindados. O serviço destina-se aquele proprietário usual de um veículo blindado fora de sua região, deslocamentos esporádicos a regiões e horários mais vulneráveis (festas noturnas), executivos de Empresas, chefes de Estado. Complementando esta oferta de serviços existe ainda a possibilidade da contratação de motoristas treinados em direção defensiva.

Uma coisa é certa: segurança custa muito dinheiro e mais importante do que isto, precisa ser tratada com total responsabilidade.

Nelson  LRC Bastos