Manutenções preventivas / garantias de fábrica:

Hoje vamos falar de assunto bastante questionado no setor automotivo, até porque as montadoras em geral aumentaram os seus prazos de garantia de fábrica e isto acaba fazendo com que o consumidor tenha ainda mais critérios, procedimentos e obrigações em suas atividades relacionadas as manutenções preventivas de seus veículos.

Garantia de fábrica dos veículos:

No passado era comum uma garantia de fábrica de 01 ano ou determinada quilometragem do veículo, sendo o que ocorresse primeiro, acabava prevalecendo.

Com o passar dos tempos e a melhoria dos veículos em termos de qualidade, durabilidade, as montadoras passaram a oferecer um maior prazo de garantia de fábrica a seus modelos.

Importante ressaltar que uma maior garantia de fábrica é em parte um forte argumento comercial, pois de certa forma a montadora atesta a qualidade de seu produto, pois se isto não fosse verdade uma conta enorme teria que ser assumida por parte desta, durante tal período.

Os veículos melhoraram em muito e isto é facilmente comprovado pela opinião geral de qualquer consumidor deste mercado. Ainda que o número de ”recalls” seja cada vez maior e tal cenário não mostra uma pior qualidade dos veículos e sim uma maior responsabilidade por parte das montadoras, visando principalmente a segurança e integridade de seus Clientes, o valor da marca, a responsabilidade perante a sociedade, o atendimento a regras dos órgãos de defesa do consumidor, etc, etc.

Hoje os processos de produção também mudaram um pouco e muito destes processos são realizados por Empresas especialistas, sob a gestão da montadora. Teoricamente este modelo operacional só traria benefícios não só em preços mais competitivos como também em qualidade de serviços e produtos.

Exemplo: quem pinta melhor a carroceria de um veículo. A montadora de veículo ou o fabricante de tintas que tem a competência do insumo, os melhores procedimentos de aplicação, o histórico de fabricação, entre outros pontos. Isto se aplica a quase tudo do veículo, desde um farol, sistemas elétricos, pneus, baterias, amortecedores, caixas de direção, estofamentos, etc, etc.

Acontece que juntar tudo isto às vezes pode representar uma maior dificuldade, mas com certeza as peças e componentes de hoje em dia, são fabricados por especialistas em cada segmento e colocadas nos veículos seguindo os melhores padrões de qualidade.

Quem não se lembra do início das importações nos anos 90, uma montadora alemã concedendo 12 anos de garantia contra a corrosão perfurativa, ou seja, aquela que vinha de dentro para fora. Neste quesito (corrosão) ainda não tínhamos nada ofertado e ainda vivíamos criando artifícios paralelos (pulverização com óleo de mamona) para que os veículos sofressem menos com esta suposta corrosão. Veículos licenciados em cidades litorâneas tinham valor de revenda menor devido a uma maior incidência de ferrugens.

Como isto era possível: parte da carroceria destes modelos já era fabricada em alumínio e ferrugem de dentro para fora com tratamentos prévios e específicos nestas chapas eram quase que impossíveis de acontecer.

Outro bom exemplo:

Uma montadora japonesa oferecia 5 anos de garantia de fábrica e 100 mil quilômetros para os pneus. Impossível ??? Não….

Uma vez que os modelos eram configurados com os melhore produtos (pneus)disponíveis no mercado internacional e os veículos configurados com uma tração 4×4, ou seja, veículos de passeios tracionados pelas quatro rodas. Isto acaba reduzindo em muito o desgaste de pneus possibilitando a oferta acima.

Evidentemente que isto tem um certo custo pois produzir um veículo com uma solução 4×4 é bem mais caro quando comparado a um veículo configurado com a solução 4×2. Tanto é verdade que nos dias de hoje é muito comum a gente observar a oferta de veículos tradicionalmente configurado com soluções 4×4 sendo também ofertado na solução 4×2.

Quantos “Sport Utilities” são ofertados somente com tração 4×2. Porque pagar por uma tração 4×4 se a utilização do mesmo será apenas em vias asfaltadas. É melhor pagar menos pelo veículo ofertado ao cliente, de acordo com o seu perfil de utilização.

Do ponto de vista da montadora, honrar a garantia de fábrica representa que o mesmo deve seguir um plano de manutenções preventivas desenvolvidos pela mesma e só a revenda autorizada da marca é que tem a competência para realizar este serviço.

Teoricamente os técnicos destas revendas autorizadas receberam treinamento adequado, possuem o ferramental necessário, tem as peças de reposição a sua disposição, conhecem os históricos de problemas, etc, etc.

Num futuro não tão distante, será cada vez mais difícil para que aquele seu mecânico de confiança consiga mexer em seu veículo. Não pela falta de competência, mas devido a maior gama de modelos, fica impossível de se manter peças de reposição, ferramentas, atualizações tecnológicas, treinamentos, etc, etc.

Outro ponto importante:

No “negócio automóveis”, vender veículos somente não é mais suficiente para a conta fechar, ou seja, uma revenda de automóvel precisa de receitas adicionais e os serviços contribuem em muito em tal processo. Parte desta cadeia (Montadora e Revenda Autorizada) também percebeu que um cliente satisfeito é mais fiel a marca e parte do sucesso dos japoneses em território local foi muito apoiado neste quesito, ou seja, além de um produto de excelente qualidade, o serviço quando era necessário, fora realizado superando as expectativas de seus Clientes.

Alguns fabricantes ainda pagam a conta da insatisfação de seus Clientes, mas já perceberam que produto de excelente qualidade e bom atendimento nos serviços (pós-vendas) são premissas para o sucesso de suas operações locais….

Diante deste cenário será cada vez mais comum o seu retorno a revenda autorizada de seu veículo.

Os preços de mão de obra estão diminuindo, muito em função deste maior volume de veículos nas revendas autorizadas, as competências aumentando (maior volume de treinamentos), as peças de reposição cada vez mais disponíveis, etc, etc.

Existirão as revendas não autorizadas especialistas em determinadas marcas que serão também utilizadas pelos seus Clientes com maior frequência fora do período desta garantia de fábrica.

Entretanto durante o chamado período de ”garantia de fábrica” é normal que alguém faça este papel de “interface” (intermediação) entre o consumidor e o fabricante de veículos e somente a revenda autorizada da marca consegue desempenhar tal procedimento.

Custos destas garantias:

Do mesmo modo que um maior prazo de garantia fortalece as vendas, este custo de se manter um veículo precisa estar em padrões razoáveis. De que adianta um período longo de garantia de fabrica se durante este eu vou gastar um “monte” de dinheiro.

Considerando tal cenário muitas das montadoras já divulgam seus preços (mão de obra + peças de reposição) durante as revisões programadas e desta maneira o usuário já consegue calcular na antecedência o quanto irá custar manter o seu veículo.

Isto também faz parte da estratégia de trazer o Cliente de volta, contribuindo em seus negócios, melhorando a qualidade do produto, aumentando a satisfação do Cliente, aumentando as chances de sucesso de seu negócio.

Em todo e qualquer negócio a satisfação do Cliente é fator decisivo na continuidade e sucesso deste. No comércio de automóveis, isto parece ainda mais presente, primeiro porque o investimento inicial não foi baixo, depois um Cliente insatisfeito se sente lesado representando muito desgaste aquela marca associada, ou seja, os problemas precisam ser resolvidos rapidamente.

O melhor para o seu bolso e seu veículo:

Seguindo o plano de manutenções preventivas definido pelo fabricante você estenderá a vida útil de seu veículo.

As montadoras e revendas autorizadas estão trabalhando neste sentido para “fisgar” você consumidor e cada vez mais será frequente o seu retorno a uma revenda autorizada da marca.

Ainda estamos evoluindo e melhorando cada vez mais, mas com certeza este será o cenário futuro e o melhor para todos (Montadora, prestador de serviços e Consumidor).

Boa leitura e até a próxima,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos

Idealizador e responsável pelo site www.automoveldicas.com.br