Pergunta
Gostaria de saber quais são suas impressões sobre o novo lançamento da Toyota Hilux 3.0 (CD), estive em uma loja (autorizada) e me pararece que está bem melhor.
São varios modelos com preços de variando de R$ 45.856 a R$ 55.800.(para cabine dupla)
O modelo 4 x 4 vale realmente a pena?
Colocar ar condicionado fora da concessionária vale a pena?
O custo beneficio parece que melhorou, não?
Abraço,
Ayrton
Resposta
Prezado Ayrton,
Realmente as picapes Toyota estão bem mais bonitas quando comparadas com os modelos anteriores, até porque a concorrência fez com que a Toyota se mexesse e neste sentido temos uma boa oferta de picapes. Se compararmos com o modelo da Nissan a Toyota perde de longe até porque no mercado americano a concorrente Toyota para o modelo Nissan é a Toyota Tacoma e Toyota T100. São veículos bem mais modernos, com um design muito mais bonito, pois no mercado americano a concorrência é muito maior.
Nós “tupiniquins” temos que aguentar estes modelos mais antigos, mas o que determina esta estratégia do fabricante é o quanto o mercado ainda assimila este modelo, mesmo que um pouco ultrpassado, bem como outras estratégias corporativas.
No caso dessas caminhonetes o mercado local é atendido da Argentina e com certeza uma mudança necessitaria grandes investimentos para depreciar os custos associados.
Veja o caso das Dakotas.
Considerada uma das melhores opções do mercado, sendo produzida em regimes ultra modernos de produtividade, fábrica recem criada e mesmo assim o fabricante não conseguiu os números necessários ao “breakeven” do Projeto.
Apesar das boas vendas só se consegue os resultados se considerarmos mercados maiores e neste caso a exportação é fator decisivo. Especula-se que a Toyota venha a produzir a linha Hilux no Brasil, até para suprir a demanda dos recem retirados, Toyota Bandeirantes, mas o mais provável é que os Japoneses venham a melhorar a produtividade da fábrica de Indaiatuba, com um carro popular. Atualmente 75% dos veículos negociados no Brasil são os chamados carros de entrada (pequenos e com motorização 1.0). Seria muito risco focar uma produção em um outro modelo de carro.
Quando você pergunta sobre o modelo 4 x 4, com certeza deve estar fazendo suas contas quando compara com o modelo 4 x 2. Se você não utiliza o veículo em condições adversas, realmente a tração não faria menor sentido, mas infelizmente os carros da Toyota com tração 4 x 2, tem um visual bastante diferente quando comparado aos veículos 4 x 4. Suspensão mais baixa, rodas com diferentes tipos de pneus, etc, etc e todo aquele apelo de um carro grande, acaba desaparecendo. Na hora de vender pode também representar uma perda e dificuldade maior, pois normalmente quem procura um Toyota Utilitário, procura um veículo tracionado.
Tenha também em mente a questão do seguro.
Tradicionalmete um carro com motorização a diesel tem custos de apólice associados maiores e a linha Toyota só perde para o campeão de custos a linha Mitsubishi Pajeros. A própria Toyota passou a operar também no ramo de seguros, tentando uma melhor saída de seus veículos, bem como uma aproximação maior junto ao Cliente.
É o fabricante tentando se aproximar do Cliente para mantê-lo cada vez mais fiel à marca. A fidelização é um fator principal nas estratégias de ganhos de mercado e os fabricantes sabem que ainda não consegues isto através de seus revendedores autorizados. Tradicionalmente estes locais tinham como objetivo principal à venda, esquecendo-se dos aspectos mais importantes (serviços de pós-venda). Mas isto está mudando e com certeza seremos os grandes beneficiados.
Colocar ar condicionado fora da concessionária:
Este sem dúvida é um pecado mortal. Primeiro que o custo do acessório comparado a valor do veículo é muito pequeno. Segundo um carro com este acessório, além do sistema de ar propriamente dito (compressor) possui uma série de outros itens necessários para suportar o novo acessório (bateria com maior carga, fusíveis dimensionados corretamente, sistemas de distribuição do ar com isolação térmica correta, comandos originais, etc,). Não recomendamos nenhum caso.
Existem alguns acessórios que precisam vir instalados de fábrica. Direção hidráulica, ar condicionado, travas elétricas, freios ABS, vidros elétricos, são alguns exemplos.
Melhor custo benefício:
Hoje se um fabricante lança um carro pior que o modelo anterior é o começo do fim. Os modelos anteriores pecavam muito pela potência dos motores e esta nova motorização a diesel vem para resolver este problema. Talvez com a recente alta do dolar esta melhoria de custo financeiro tende a desaparecer, pois apesar de um melhor veículo, o mesmo está custando mais caro, mas para a concorrência o raciocínio é o mesmo.
Com certeza a Toyota ganha em muito e as revistas especializadas já sinalizam com uma pequena vantagem para a Hilux quando comparada a S10 da GM e Ranger da Ford. Estes modelos já são mais antigos e o carro da GM caresse de uma mudança urgente e radical.
Em relação à qualidade desses veículos, sempre foram considerados veículos muito robustos, com excelente qualidade e baixa desvalorização de mercado. A procura por Toyotas Utilitários usados é muito grande. Com certeza uma excelente opção de compra.
Prezado Ayrton,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Este parecer é do site do meu amigo.
Abraço,
Ayrton:
“quem é esse cara , muito legal a forma de exposição do texto bem como o nivel da informação , ele responde duvidas tecnicas ?”