Pergunta

Primeiramente parabeniza-lo pelo seu site , muito clean em sua apresentação favorecendo a navegação .
Qto a sua avaliação do A3 nao tem o q se comentar , esta ótima , apesar de técnica ela é agradavel e nao deixa cair o interesse do leitor com um testo muito massante..

Nelson , tenho interesse em trocar a minha camionete por uma mais nova , pensava em Pajero diesel ( intercoller), mas logo fui desanimado por amigos dizendo q o motor em questao de cavalos deixava um pouco a desejar , e um carro altamente visado para roubo .

No mesmo segmento de automoveis, Familia & Lazer , ( de preferencia diesel e q me de opcao tração 4×4
o q vc me recomendaria??

Abraços e boa sorte,

Marcos Diones

Resposta

Prezado Marcos,

Inicialmente gostaria de agradecer os elogios em relação ao site. O “feedback” dos usuários é muito importante para a melhoria e continuidade de nossos serviços.

Comprar um carro a diesel….. A questão do seguro sempre foi um dos maiores impecilhos para os “prospects” à estes tipos de veículos. Entretanto existem alguns modelos que se tornam inviáveis, chegando até a situação de alguns fabricantes oferecer uma apólice grátis no primeiro ano de uso. A Toyota, por exemplo esteve subsidiando parte dos custos dos seguros, visando melhorar a vendas de seu utilitário Hilux. A questão do seguro para este modelo é um dificultador de vendas.

Recentemente também li uma reportagem que alguns fabricantes estarão mais próximos dos Clientes e neste sentido a venda de apólices, também passa a ser uma estratégia da Toyota, de se aproximar, fidelizar e satisfazer os seus Clientes.

Inicialmente você deve considerar os custos de seguros de todas as possibilidade de carros, a diesel, existentes no mercado.

Só assim você poderá partir para a escolha, pois com certeza alguns modelos já serão descartados no início do processo.

Pajero Diesel:

Sempre pensei que os 128 CV desta motorização atendesse as expectativas, quando comparado com as outras opções de mercado. Os primeiros Pajero a diesel não tinham o intercooler e os 88 CV de potência deixavam muito a desejar. Tradicionalmente os utilitários Pajeros também possuem uma elevada taxa de seguro.

Se esta motorização não atende suas expectativas, o que resta é bem pouco.

Vamos lá nos exemplos:

Nissan Frontier: 103 CV. O novo modelo é maravilhoso, mas fica a ressalva da continuidade da marca no Brasil. Um Grupo assumiu as operações antigas e existe ainda a possibilidade da fabricação local, não só deste modelo, como também da Xterra, que é uma especie de Pathfinder off-road. Vale uma olhada. Atualmente está com um custo subsidiado +/- R$ 62.000,00. Vale o quanto pesa.

L200: 87 CV. Começa a aparecerna ruas com mais frequência, parte talvez justificada pela fabricação local. Em termos de beleza e desing, perde de longe para o modelo acima. A Mitsubishi, lançou recentemente uma versão da L200 (2 portas – modelo Evolution) com nada mais do que 165 CV, além de diversos acessórios destinados a prática do off road. Preço sugerido: a bagatela de R$ 129.000,00. É mole………..

Toyota Hilux SR5: 77 CV. Deve ser meio “paralítica”, até porque alguns concessionários estão ofertando a instalação do turbo com intercooler posterior a compra. Estas coisas devem vir de fábrica. O seguro é bem caro.

Ford e Land Rover linha Defender: A linha Ford utiliza motorização MWM de 115 CV enquanto que a LR utiliza os motores Maxion de 111 CV. É evidente que os veículos são bastante diferentes em termos de concepção.

Anteriormente, a linha Defender utilizava o antigo TDI 300, um motor já consagrado, mas substituído lá fora pelo TD5. Entretanto como o veículo passou a ser fabricado localmente, a adoção da motorização nacional, foi uma das maneiras de nacionalizar estes veículos.

A linha Ford tem tido uma excelente aceitação, não só pela beleza do veículo, como pela confiança da marca no país.

S10: motor de 128CV. Talvez esta seja a última cartada da GM, em tentar manter o produto, com um certo apelo de vendas, Nitidamente o projeto já está ultrapassado. A última reestilização não foi muito bem aprovada pelo mercado. O motor também faz um barulho muito elevado, e mostra que o motor não está adequado para a sua utilização neste Projeto.

Até aqui consideramos as picapes com quatro portas que de alguma maneira podem ser consideradas como SUV(sport utilities vehicles).

Vamos agora a mais umas opções de carros fechados: Blazer 2.8 GM (128 CV): pode ser uma boa opção de mercado. A GM colhe os frutos de estar sozinha neste mercado dentro dos fabricantes nacionais. Este novo motor substituiu o antigo 2.2 de 113 CV.

Toyota SW4 (Turbo Diesel) 116 CV: Este carro sempre me chamou a atenção, pela robustez e confiança do produto. Nos EUA é vendido com o codinome de 4Runner e é um campeão de vendas em sua categoria. O seguro também é bem caro.

Land Rover Discovery: Sou suspeito para falar do veículo, mas com certeza é uma das melhores opções do mercado. Possui o recem lançado motor TD5, mas o seu elevado custo, talvez inviabilize qualquer compra. O novos modelos ultrapassam a barreira dos R$ 100.000,00.

Land Rover Defender: Também sou suspeito para falar, mas com certeza também é uma das boas opções do mercado. O valor de revenda não tem nada parecido. É dinheiro em caixa, e com a valorização do dolar, essas perdas são menores ainda.

Jeep Cherokee Diesel: chegou a aparecer uma versão diesel no mercado, no momento que a Jeep anunciava uma reestilização do veículo no mercado americano. Com certeza é um veículo consagrado há anos, mas um pouco desgastado para os dias atuais. Não compraria.

Jeep Cherokee Laredo: também apareceram umas versões deste modelo com motorização a diesel. O seguro destes modelos é bastante elevado.

Prezado Marcos,

Se tivesse que escolher, considerando todos estes fatores, a escolha recairia para a Ford Ranger, cabine Dupla Versão XLT. O carro é completo em termos de acessórios e tem o apelo de carro nacional. Os serviços de pós venda são razoáveis, quando comparados as outras opções principalmente os importados. Fica a questão do desempenho, mas com cetreza um teste drive em qualquer revenda poderá ajudar na sua decisão.

Existem ainda a possibilidade da compra deste veículo no chamado leilão de carros Ford. Já estive em uma dessas oportunidades, e para os carros com valores mais elevado a diferença em relação aos valores praticados no mercado é muito expressiva.

Espero ter contibuído na sua escolha, mas quando você considera que a motorização diesel da linha Pajero é um pouco reduzida, em termos de potência, com certeza as opções diminuem.

Esperamos ter atendido vossas expectativas.

Permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários,

Se você gostou de nossos serviços de consultoria, sua contribuição seria na divulgação do mesmo junto aos amigos e parentes,

A inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento