Pergunta

Existe previsão de lançamento dos espotivos-utilitários Nissan X-Terra e Ford Escape no Brasil?
Terão motorização Diesel?

Grato,

Carlos Henrique S. Peixoto

Resposta

 

Prezado Carlos,

Pelo jeito você é desses apreciadores dos chamados SUV (sport utilities vehicle), pois a pergunta foca dois desses veículos.

Vamos a um pouco de história. Parte da retomada da marca Nissan no mercado americano é em função do modelo Nissan Xterra. A Pathfinder já vinha perdendo espaço para outros veículos e a Nissan precisava lançar algo inovador. O carro chegou com um direcionamento mais para os jovens, principalmente utilizando apelos de relação aos chamados esportes radicais. O carro vende muito nos EUA.

Quando a Nissan sinaliza que pretende fabricar o veículo localmente, sempre consideram um processo de exportação e acreditamos que este seja o motivo principal para esta possível fabricação. Uma venda local somente, não conseguiria justificar os investimentos necessários para uma fábrica atual de automóveis. Com a redução das margens, os fabricantes ainda conseguem ganhar um pouco mais, quando consideram altos volumes de produção. O que veremos no futuros são veículos do mesmo modelo sendo fabricados em poucas unidades espalhadas pelo mundo. Esta notícia já esteve na mídia local, mas fica a questão da representação da marca. A mesma nunca chegou a decolar no Brasil, deu certa recaída e agora um novo Grupo, tenta retomar as Operações.

Com certeza o Nissan Xterra seria receita de sucesso ao público brasileiro, o mesmo ocorrido com as primeiras Pathfinders que aqui desembarcaram. Nos EUA o modelo é vendido com motor 2.4 de 143CV e 3.0 V6 de 170CV. São poucos os veículos a diesel naquele país.

Ford Escape: O recem lançamento da Ford Escape é uma resposta da montadora que era taxada como uma excelente contrutora de carros grandes. O último lançamento Ford Excursion é um absurdo em termos de automóvel, mede mais de 5.7 metros e carrega uns doze passageiros. Se considerarmos os modelos anteriores também iremos nos surpreender (Lincon Navigator, Explorer Expedition, etc). Com a alta do preço do barril de petroleo, o americano também começa a considerar em sua garagem carros que consomem menos. Foi neste cenário, acrescido de uma tentativa de melhorar a imagem da marca, devido aos problemas de capotamento com a Ford Explorer que pensaram neste modelo.

Não acredito que a Ford venha a fabricar este veículo localmente. Este mercado ainda não decolou, visto o número de carros concorrentes rodando em nossa ruas. São poucos os Vitaras, GM Tracker, Honda CRV, Toyota Rav 4, etc, etc. Não vejo que o modelo venha concorrer com os outros maiores, Jeep Cherokee, LR Discovery, Pathfinder, etc, etc, visto que seu irmão maior (Ford Explorer) não consegue o mesmo sucesso, apesar de ser um excelente veículo. Antes do problema de capotamento O Explorer sempre foi de longe o SUV mais vendido no mundo, ganhando de longe de seu concorrente mais próximo: Jeep Cherokee. Parte da justificativa desta enorme distância era baseada em capacidade de produção da Chrysler.

Motorização a Diesel: Todas as montadoras sabem que este motor é fundamental para parte do sucesso de vendas locais. Acreditamos que se os veículos vierem a ser fabricados, estes motores estarão também disponíveis.

Prezado Carlos,

Infelizmente as nossas respostas para os seus questionamentos são muito mais considerações do que informações “quentes”. Ainda não temos uma “networking” tão grande que nos possibilite este tipo de informação, com certa antecedência e certeza. A Ford possui um projeto muito ousado em Camaçari (Ford Amazon) e pretender estar produzindo até outubro de 2003, 250.000 veículos ao ano. É evidente que os veículos atualmente fabricados localmente não representam estes números, ou seja, deve existir alguns segredos bem guardados em relação ao portifólio de lançamentos futuros.

Esperamos ter atendido as suas expectativas, Se houverem outras dúvidas ou questionametos, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Sua sincera avaliação na consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / site ???

Se você gostou de nosso serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à parentes e amigos.

A inteira disposição,
Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento