Pergunta
Boa tarde a todos vocês da “automoveldicas”.
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do site que, sem dúvida, é muito interessante.
E em segundo, gostaria que me dessem informações sobre o modelo da Volkswagen, “Santana” (dos anos 98, 99 e 2000).
Gostaria de saber seu acessórios, desempenho, gasto de combustível, opcionais, como anda o seu mercado e suas tendências futuras.
Além disso, estou interesado em instalar um Kit gás no Santana que estou para comprar por isso, gostaria de saber quais as vantagens e as desvantagens (mecânica e tarifária) deste combustível.
Sei que pedi muitas coisas mas como vcs se propuseram a dar este tipo de auxílio, resolvi colocar todas minhas dúvidas.
Espero ansiosamente a resposta.
Desde já agradeço a atenção,
Rodrigo de Mello
Resposta
Prezado Rodrigo
Vamos tentar responder oas seus questionamentos:
Valores médios de mercado:
Revista Carro:
Santana 1.8MI Gas. 4 portas:
Ano 98: R$ 17.000,00
Ano 99: R$ 18.300,00
Ano 00: R$ 20.000,00Santana 2.0MI Gas. 4 portas:
Ano 98: R$ 19.000,00
Ano 99: R$ 20.800,00
Ano 00: R$ 23.000,00Acessórios (motorização 2.0):
Equipamentos de série:
motor 4 cilindros 2.0 MI (alcool e gasolina), câmbio manual de cinco marchas, direção hidrúalica, pneus 185/65/R14
Opcionias:
Pacote 1: ar condicionado e travas elétricas.
Pacote 2: Pacote 1 + coluna de direção ajustável alarme, rádio toca fitas.
Pacote 3: Pacote 2 + rodas de liga leve.
Pintura metálica.
Pintura perolizada.
Pintura preta de duas camadas
Pintura perolizada de três camadasOs equipamentos de série e opcionais da linha 1.8, são miuto parecidos.
Desempenho:
Motor 1.8 (gasolina)
Potência: 99,3 CV
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,8 seg
Veloc. máxima: 176 km/h
Consumo médio: 13,1 km/lMotor 1.8 (alcool)
Potência: 103,3 CV
Aceleração 0 a 100 km/h: 11 seg
Veloc. máxima: 180 km/h
Consumo médio: 9,7 km/lMotor 2.0 (gasolina)
Potência: 114 CV
Aceleração: 0 a 100 km/h: 10,3 seg
Veloc. máxima: 186 km/h
Consumo médio: 12,8 km/lNão encontramos os dados de desempenho da versão 2.0 a alcool.
Como anda o seu mercado:
Com certeza a VW ainda mantem o carro em produção pois ainda é um dos grandes sucesso da indústria nacional. Primeiro pela qualidade do veículo. O fabricante vem a cada ano apresentando melhorias para o modelo e hoje é um veículo altamente confiável. Outro ponto que acaba justificando este sucesso de vendas é a relação custo / benefício.
Não existe nada parecido no mercado, pois com algo próximo dos R$ 28.000,00, você compra uma Santana 0 Km, motor 2.0, com uma série de acessórios fundamentais nos veículos de hoje (ar condicionado e direção hidráulica). Se compararmos com as outras opções de mercado, com certeza você irá precisar de muito mais dinheiro para comprar um carro desta categoria (classificado com veículo grande).
É lógico que ninguém faz milagres. Se o fabricante pratica estes valores é que alguma coisa existe. Há tempos já se fala que a VW iria tirar a linha Santada de produção. Isto só se justifica se os níveis de vendas baixarem a níveis onde os custos operacionais não justifiquem as linhas de produção, ou se um carro substituto está a caminho. Nenhuma das duas coisas acontecem e por isso a VW mantem seu velho e bom Santana.
Lembramos que quase 80% dos carros nacionais vendidos (0 KM) são de motorização 1.0, os chamados carros pequenos e neste sentido investimentos em novos veículos grandes devem ser muito bem pensados. Os fabricantes acabam direcionados seus investimentos oas mercados onde a competitividade é bem mais acirrada. O quanto a VW tem feito para manter o GOl como o grande campeão de vendas em sua categoria. Até lançou o 1.0 com maior potência do mundo. É evidente que o Peugeot 206 foi o grande responsável por esta decisão, sem considerar os novos veículos que estão para serem lançados.
Existem indícios que a VW deve tirar a linha Quantum de produção. A Station Wagon, vende bem menos que o Sedan e neste caso eles fazem as contas.
Tenha em mente que um Santana, há algum tempo é um carro que pode sair de linha. Ainda nã existe um substituto nato, pois o Passat é muito superior e o nosso Bora, ainda não caiu no gosto do brasileiro e talvez seja de um outro segmento (médio sedan).
Instalação de gás (GNV):
Com certeza se justifica se você anda muito. Hoje já existem locais homologados para este tipo de serviço, mas ainda existem dificuldades operacionais em relação a este combustível. Por exemplo: não são todos os postos que dispoem deste tipo combustível.
Na hora da venda do veículo será um dificultador, pois por mais que se fale, o carro foi projetado para rodar com gasolina e qualquer alteração deveria ser homologada pela fábrica. Isto não existe.
Você precisa fazer as contas de quanto vais custar esta transformação, mais o acerto da documentação do veículo. Somado tudo isto é o montante a ser gasto.
Considere agora o seu custo médio por km rodado a gasolina e a gás. Divida o montante acima (transformação + documentação) pela diferença de custos por km rodado e você encontará a quantidade de KMs necessárias para depreciar seu investimento. Com certeza serão um monte de KMs, ou seja, você só irá conseguir retorno de seus investimentos depois de muitos meses de utilização. Se você pretende trabalhar na praça, pode ser uma boa opção, mas lembre-se que algumas pessoas ainda tem receio de andar em carros a gás. Você pode perder alguns passageiros, se for o caso.
Não recomendamos a alteração para utilização do gás.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Bom-dia.
Novamente gostaria de parabenizá-los pelo site e pela iniciativa.
Me senti bastante gratificado pela presteza da equipe “Automóveldicas” pois eu perguntei dados sobre o Volkswagen Santana e, em menos de um dia, fui atendido.
Confesso que essa agilidade me surpreendeu e acho que serviços assim devem ser valorizados e, se depender de mim, ajudarei para o crescimento deste empreendimento (já indiquei o site para alguns amigos).
Agilidade e comprometimento no mundo de hoje, na minha opinião, são fundamentais para qualquer negócio dar certo e alcançar seus objetivos.
Trabalho com comunicação e estou acustumado com rapidez nas perguntas e nas respostas. Mas o interessante é que cada vez mais as pessoas das mais variadas profissões estão cobrando este tipo de agilidade.
Quanto as perguntas que vcs me enviaram, aí vão as respostas:
1)Achei a consultoria muito boa, embora o meu olhar crítico tenha sentido falta de um pouco mais de profundidade nas respostas. Um outro ponto que acho fundamental para dar credibilidade as informações transmitidas, seria a inclusão das fontes de onde vocês pesquisaram. Este tipo de coisa é comum em publicidade (área a qual trabalho) e auxilia bastante em qualquer decisão (além de dar a tal “credibilidade” que falei).
2)Conheci o site por acaso, pesquisando sobre o Santana na internet (utilizando o “Cadê”). Abri vários sites de automóveis e encontrei o de vcs.
Uma outra sugestão seria dar uma “incrementada” na página. Achei o layout um pouco amador e, se me permitem dizer, pouco atratativo. Com a concorrência e a dinâmica de imagens contida na rede, uma aparência mais moderna e dinâmica torna-se fundamental para comunicar e atrair internautas/consumidores.
Agradeço novamente a atenção e espero que encarem as críticas como construtivas.
Um abraço a todos.
Rodrigo