Pergunta

Nelson, agradeço imensamente essa ajuda.(encontrei o site pela busca do cadê)

São muitas informações mas bem ordenadas. Estou propenso a começar nosso projeto pela decisão de compra do Peugeot 206 1.0.

Como investimento me parece bem razoavel:

– a Peugeot tem montadora no Brasil
– o carro é lançamento e da grande aceitação
– consumo baixo de combustível

Como meu perfil é de preferência por preço baixo, questiono em relação ao valor do seguro e manutenção.
Ainda fico na dúvida da melhor forma de aproveitar esse momento do mercado.

Será que existe consórcio para o Peugeot 206 1.0 com parcelas baixas.

No caso de financiamento, minha entrada máxima seria de R$ 8.000,00. Será que eu consigo alguma condição especial?

Abraço,

Thomaz.

Resposta

Prezado Thomaz,

Vamos continuar com nossos trabalhos:

A Peugeot tem montadora no Brasil:

O modelo 206 1.0 é o primeiro produto da Marca a ser fabricado localmente. O modelo 206 1.6 ainda vem da Argentina mas deve estar sendo produzido localmente, a partir de 2002. O grupo francês PSA Peugeot / Citroen veio para ficar e outros modelos serão lançados.

A Citroen optou pelo modelo Picasso e também já anunciou que vai fabricar um veículo pequeno, o recem lançado modelo C3. O mercado brasileiro é um dos maiores, em potencial no mundo e parte da justificativa da chegada dos novos fabricantes estão associados aos custos de produção local. Existe um tendência de carros mundiais e neste sentido veremos fabricantes produzindo seus modelos em no máximo três lugares ao redor do mundo. Só não diminuem estas localidades, pois os custos de distribuição também comprometem os preços, as legislações locais são distintas para cada País e existe a questão da direção em lados distintos, para determinadas regiões pelo mundo.

A fábrica inaugurada pela PSA Peugeot Citroen em Porto Real – RJ é a primeira do mundo a reuniar as duas marcas francesas. O investimento inicial foi de 600 milhões de dólares, para uma capacidade total de 100 mil unidades/ano. Com certeza os franceses vieram para ficar e já estão começando a colher os frutos.

O carro é lançamento e de grande aceitação:

Na verdade o modelo 206 já tem 3 anos de sua data de lançamento, mas ainda não surgiu nada que fizesse com que o fabricante pensasse em alterações. Alterações significam investimentos, menores lucros e num primeiro instante, Clientes atuais insatisfeitos, pois seus veículos passam a ser de modelo antigo. No futuro teremos novos lançamentos (Corsa reestilizado, VW Polo, Novo Fiesta, Clio reestilizado, etc) e posterior a aceitação e sucesso destes, a Peugeot deve pensar em alterações. O outro recente lançamento da Peugeot, o 307 segue muito o modelo do seu irmão menor.

Grande aceitação: é só olhar nas ruas e você verá o que estamos falando. Só não existe mais porque o fabricante ainda não conseguiu atender a demanda dos compradores. No momento do lançamento do 206 1.0, o tempo de espera por um veículo chegou aos 60 dias. Se fosse da cor Prata a procura e espera seria ainda maior.

Consumo baixo:

Toodo carro 1.0 tem que ter este atrativo pois parte da justificativa dos fabricantes está relacionado ao consumo. Se algum fabricante considerar um veículo 1.0 que não faça 10km/litro na cidade e algo perto dos 13km/litro, em estradas, estará com seu futuro comprometido. Os números que os fabricantes apresentam são muito de marketing e qualquer questionamento sobre os valores encontrados no dia a dia, frente aos folhetos técnicos, são justificados pela maneira de dirigir, qualidade do combustíve, condições ideais de pressão e temperatura, etc,etc,etc. Não se preocupe com o consumo. Todos os modelos 1.0 da industria local, atendem bem esta premissa.

O motor utilizado no Peugeot 206 é comprado da Renault, o mesmo que equipa a linha Clio. É recem lançamento da Renault, com inovações tecnológicas e desenvolve 70CV. Mais uma vez fabricantes distintos se unem, visando a redução de custos. Se o motor fosse usado somente em um veículo, com certeza os custos deste modelo seriam muito maiores. Multiplicar as oportunidades de utilização é com certeza uma maneira de aumentar a competitividade do produto. Quem está chegando precisa mais deste tipo de estratégia.

Valor de seguro:

Este é um ponto que deve ser pensado. Todo carro que vende bem, passa a existir com mais frequência nas ruas e consequentemente passa a ter maior nível de exposição a assaltos e colisões. Não tem jeito, as seguradoras calculam os prêmios de sua apólices baseados nestes riscos. O Gol sempre sofreu deste mal e o Golf é um outro exemplo clássico. Pode existir um tendência neste caso do Peugeot 206. Você deverá fazer uma cotação do seguro junto ao seu corretor e comparar com outros modelos. Podemos te avisar que o Fiesta da Ford tem um dos menores custos do mercado.

Em relação a manutenção:

Também voltamos a questão da confiabilidade dos veículos fabricados atualmente. A grande receita de sucesso é um carro bom e barato. Bom significa que não apresenta problemas e quando isto acontece os custos associados devem ser o menor possível. Os veículos importados sofreram muito com esta imagem de elevados custos de manutenção e hoje os novos fabricantes tem por estratégia mudar este cenário.

Com a crescente venda, com certeza aparecerão mais revendas, mais pessoal qualificado, melhor logística de peças, melhores níveis de serviços. Vender carros no Brasil, significa na maioria dos casos pegar Clientes de outras marcas. O números de potenciais novos Clientes, que ainda não dispoem do carros é pequeno, mas com certeza são também alvo dos novos fabricantes. Se estes não existissem as novas montadoras não estariam aqui.

Em relaçao ao Peugeot 206 não existem muitas boas ofertas.

É exatamente a relação oferta / procura. Como a procura ainda é grande pelo modelo e a oferta não consegue atender esta demanda o fabricante acaba não precisando criar artifícios para alavancar vendas. Consórcio existe para todos os carros, pois na verdade você consegue uma carta de crédito, que posterior ao sorteio pode comprar o bem que quiser. Eu só acho, que com as taxas de finaciamento nos níveis atuais, você precisa fazer as contas em relação as taxas de consórcio. Normalmente cobram por administração, fundos de reservas, taxas administrativas, etc,etc.

Infelizmente nos Classificados de ontem a Peugeot apresentava seu anúncio corporativo, todas as revendas, sem nenhum tipo de subsidio. O Peugeot 206 1.0 16V Selection 3 portas era anunciado por R$ 17.950,00. De acordo com o anúncio, este preço, já tem um bonus incluído de R$ 700,00. Como estava com letras bem pequenas, não me parecia nada extraordinário.

A diferença é bem grande para o Ford Fiesta de 3 portas R$ 13.490,00. No caso do Fiesta 5 portas o preço sobe para R$ 14.900,00. Além do preço reduzido a Ford, considerava uma entrada de 50% e o restante em 12 prestaçoes fixas sem juros. É também um bom negócio, mas volto a dizer, milagres não existem e o que justifica tal estratégia é a necessidade de vendas do fabricantes, mais a possibilidade do novo Fiesta vir a ser fabricado ainda no ano 2002.

O investimento é menor, sua retirada do caixa também, o carro possui um ótimo motor e você irá se surpreender com os custos associados ao seguro.

A escolha final ainda é sua……………

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes. Considere também a divulgação de nossas respostas, pois melhora muito a visibilidade (audiência) do Projeto.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento