Pergunta

Estou na dúvida entre um VW Bora e um VW Golf GTI.

Qual destes carros possuem melhor mercado para revenda?

E quanto ao seguro, qual o preço médio?

Aguardo resposta.

Muito Obrigado

Guilherme

Resposta

Prezado Guilherme,

Sua pergunta é muito válida e fácil de responder.

Se o VW Bora tivesse a motorização 1.8 Turbo (150CV), não haveriam dúvidas. O VW Bora seria a nossa opção, mas infelizmente a VW resolveu trazer o modelo com uma motorização 2.0 de 116CV. Não que o motor não atenda as necessidades, mas nos dia de hoje um pouco mais de potência que representa uma melhor dirigibilidade não faz mal a ninguém. Parte desta decisão do fabricante é devido ao carro ser importado e neste sentido trazer com uma motorização maior, representaria talvez um maior custo, tirando o mesmo da faixa de preço da categoria. Nos EUA o nosso Bora é vendido com relativo sucesso, com o nome de Jetta, mas possue a motorização 1.8 Turbo e também uma versão VR6 (6 cilindros).

Qual desses carros possue malhor valor de revenda. O valor de revenda está diretamente relacionado aos números vendidos dos novos. A procura pelo modelo usado se dá na mesma proporção do modelo novo. Nitidamente o Golf é muito mais procurado do que o Bora e isto também ocorrerá na hora da vendas. O número de possíveis compradores será muito maior na busca do modelo Golf. Em termos de desvalorização acredito que ambos os modelos possuam os mesmos índices (média 15% ao ano), mas com certeza a venda do Golf será mais fácil (rápida).

Desconheço porque razão o VW Bora ainda não decolou em nosso mercado. Talvez uma justificativa seja o fato do veículo ser importado e o brasileiro ainda tem uma síndrome deste tipo de carro. A síndrome é facilmente justificada, pois parte desta responsabilidade é atribuída aos próprios fabricantes, que só pensam em vender veículos, esquecendo-se dos aspectos de pós vendas (peças com custos elevados, mão de obra mais cara, problemas de disponibilidade de peças, etc,etc). Nos EUA ambos modelos (Bora e Golf) são receitas de sucessos, acrescidos de outros dois modelos que também vendem bem (linha Passat e New Beetle).

O Golf já está na sua quarta geração, foi lançado a 25 anos na Europa para substituir o nosso velho e conhecido Fusca e por mais de 10 anos é eleito o carro do ano em sua categoria.

Fabricado agora localmente (São José dos Pinhais) tem 40% de sua produção exportada aos EUA e só isto é um passaporte atestando a qualidade de nosso produto. O Bora apesar de importado esta situação deveria ser transparente ao usuário. Existe uma tendência que determinados modelos sejam montados em poucos lugares no mundo, conseguindo melhores índices de produção e consequentemente malhores margens aos negócios. Infelizmente os carros importados ainda nos trazem maiores problemas.

O serviços de pós vendas dos primeiros Golf (1994 a 1997), com certeza são mais caros e mais difíceis, quando comparados com os dos novos modelos.

Seguro:

Este é um ponto que deve ser muito bem considerado. Toda receita de sucesso (Golf) acaba representando um maior número de veículos na rua e consequentemente maiores possibilidades de roubos e colisões. As seguradores baseiam-se suas apólices em amostras de ocorrências e neste sentido a Golf acaba sendo penalizado. Este assunto já foi inclusive capa da revista Quatro Rodas, referenciando os altos valores do seguro do modelo Golf. No seu caso o cenário é ainda pior, pois sua intençao de compra é o modelo turbo, caracterizado pelas seguradoras como um carro esportivo, significando um sobrepreço na apólice. Recomendamos que você faça uma cotação do seguro junto ao seu corretor, pois pode até inviabilizar o negócio. Já vi cotações próximas dos R$ 7.000,00, mas com certeza as seguradoras precisam rever este cenário, pois irão perder negócios.

Um preço médio de seguros deve girar em algo próximo dos 8% a 10% do valor do bem. Acima disto já caracteriza roubo. Lembramos que estas referências são mais próximas as carros pretendidos (linha VW) que tradicionalmente possuem apólices mais caras.

Prezado Guilherme,

Se você superar a questão do seguro no Golf, ambas as opções são excelentes. O que vai pesar é muito mais uma escolha pessoal. Em termos de motorização a versão 1.8 Turbo (150CV) é uma das melhores relações custo / desempenho disponíveis no mercado (a nível mundial). Esta motorização é utilizada em diversos modelos da marca VW (VW, Audi, Skoda, Seat, etc). O Bora também é um excelente produto, recem lançado nos EUA e que também seria uma ótima opção. Só considere que ainda não decolou em terras locais e talvez a motorização no modelo deixe um pouco a desejar. Em compensação a VW tem praticado maiores níveis de desconto para o modelo, tentando alavancar as vendas.

A decisão final ainda é sua. Nossas considerações visam apenas contribuir um pouco mais na sua escolha. Com certeza ambos os modelos são carros da nova geração de automóveis, os chamados carros mundiais, criados em regime de produções mundiais, atendendo níveis altíssimos de padrões de qualidade e outras quesitos relacionados a conforto, segurança, durabilidade, baixos custos de manutenção, baixo nível de falhas etc,etc. Tiudo aquilo que irá caracterizar io sucesso e continuidade de um projeto.

Pessoalmente escolheria o Bora, até porque gosto muito do Sedan Passat e este na verdade é um Passat em tamanho menor.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento