Pergunta
É um bom negócio comprar um Fiat Brava atualmente?
Osvaldo Fonseca S. Santos
Resposta
Prezado Osvaldo,
Em termos de veículo com certeza o carro da Fiat é uma das melhores opções do mercado de carros médios nacionais. Parte de sucesso pode ser verificado nos números da Fiat em 2001. Tudo indica que pela primeira vez o fabricante italiano baterá a VW em volumes de vendas no mercado interno. Algumas parciais mensais já mostraram melhor resultado para a Fiat.
O porque deste resultado. Há anos a Fiat vem fabricando em nosso País os chamados carros mundiais. São aqueles vendidos em várias partes do mundo, fabricados sob rigorosos controles de qualidade e com níveis maiores de produção. Isto representa carros com menores custos, melhores níveis de funcionamento, menores níveis de problemas e o que é o mais importante, o consumidor mais satisfeito com o Produto.
Isto tudo representa um maior aumento do volume de vendas e a consequente fidelização dos Clientes junto a marca.
Vejamos os exemplos da Fiat:
Os carros da familia Palio são inclusive exportados para a Europa. A linha Marea é a mesma que é comercializada atualmente na Europa e o carro Brava é o modelo Hatch desta linha.
É neste sentido que começam os possíveis problemas na compra de um Brava. Na Europa o modelo Brava foi substituído pelo novo Fiat Stilo e no Brasil esta substituição também deveria ser o caminho natural. Entretanto o fabricante atesta que manterá os dois modelos Brava e Stillo. É de se estranhar, pois com certeza ambos os veículos pertencem ao mesmo segmento e acabam atingindo o mesmo mercado ou público alvo. A Fiat também atesta que manterá o modelo Brava em fabricação, mas permanecerá somente com o modelo de entrada (SX), pois os outros modelos (ELX e HGT) ficariam muito próximos do novo Fiat Stillo.
O que realmente define a permanência ou não do modelo em linha é o volume de vendas. Veja o exemplo do Uno. O mesmo deveria ser substituído pelo Palio, mas como ainda vende bem (é o popular com apelo de mais barato do segmento) a Fiat acaba mantendo Uno e Palio juntos.
A VW tambémm tem outro exemplo clássico. Todos sabemos que o novo Polo (carro mundial) supostamente viria para substituir o campeão de vendas Gol (carro local). Se confirmasse esta posição os resultados da VW seriam ainda pior. O fabricante afirma que manterá o Gol, o Polo e o Golf. No caso do Gol somente os modelos de entrada da linha é que estarão disponíveis para atender o mercado dos populares (carros com motor 1.). Não devemos esquecer que atualmente 80% dos carros novos nacionais, possuem motorização 1.0.
Comprar ou não o Fiat Brava:
Com os R$ 28.500,00 pedido por um modelo de entrada pouco dá para se fazer no mercado. Seu concorrente mais próximo (Golf 1.6) custa algo próximo dos R$ 32.000,00. Esra diferença já seria uma justificativa para a compra do modelo. Se não existisse este cenário, com certeza o preço praticado pelo Brava chegaria próximo dos R$ 32.000,00.
Recomendamos a execução de um teste drive no veículo, pois o motor 1.6 (106CV) para alguns motoristas chega a decepcionar. Na verdade a Fiat lançou o veículo com 99 CV, pois a legislação na época previa menor imposto para carros com menos de 100 CV. Houveram críticas, pois esta motorização era utilizada pelo Palio 1.6 16V e com certeza nesta carro a relação peso / potência era bem mais satisfatória. Na sequência o governo passou a taxar de maneira diferente os veículos e a diferença de imposto era para carro 1.0 e os não 1.0.
Infelizmente o motor do Brava era pequeno e o aumento de potência possível chegou a 106 CV com a troca de alguns componentes eletrônicos. Em 2001 a Fiat melhorou ainda mais seu motor 1.6 (melhor torque) mas ainda assim continua com os mesmos 106 CV. Se você não for nenhum piloto de provas, o motor atenderá suas expectativas. Se tiver um pouco mais de dinheiro, considere a versão HGT. Este sim é um motor 1.8 com 132 CV e possue o chamado sistema de coletor de admissão variável, que consegue trazer grande parte do torque ainda em regimes de baixa rotação. Isto se traduz numa melhor condução no trânsito urbano.
O problema da versão HGT é o maior risco de sair de linha e a questão do seguro, um pouco mais caro na proporção. Como o modelo é considerado uma versão esportiva, as seguradoras classificam o carro dentro deste cenário, aumentando os riscos e custos em casos de acidentes.
A Fiat tem praticados maiores subsídios, nos modelos de entrada da linha (versão SX) e infelizmente o HGT não é vendido com estes benefícios.
Prezado Osvaldo,
Excluindo os riscos da carro sair de linha, com certeza o mesmo é um excelente produto de nossa indústria nacional. Belo design, moderno, interior atraente, etc,etc. Os riscos de possíveis retiradas de produtos passa a ser muito grande. Um Peugot 206 é atualmente campeão em seu segmento. Com a chegada do novo Fiesta, novo Polo, novo Corsa, novo Citroen C3, o carro da Peugeot ficará obsoleto e ajustes (remodelagem) serão necessários. Nem por isso as pessoas deixam de comprar o carrinho francês.
No caso do Brava, o modelo na Europa não foi reestilizado e sim substituído. Neste caso os riscos são maiores. Se a compra na entrada for vantajosa, com certeza será um bom negócio. A desvalorização futura será maior, mas a economia já realizada na hora da compra, irá reduzir esta desvalorização.
A decisção final terá que ser sua. Nossas considerações visam apenas contribuir em sua decisão.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
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Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento